Gravidez Semana a Semana: O Guia Definitivo

A grande notícia chegou! Sim, você está grávida! E agora? Quais as mudanças que vão acontecer com o seu corpo nesse período? Quais serão as descobertas durante a gravidez semana a semana? Qual o tamanho do bebê? O que devo fazer hoje? Calma, mamãe! Com o impacto da notícia vem também um a enxurrada de sentimentos, medos e apreensões. A felicidade imensa da chegada do bebê é rodeada por uma série de questionamentos, tanto da mamãe quanto do papai. Mas agora, o momento é de calma.

A gravidez é uma caminhada de 40 semanas, onde tudo vai se aprendendo e descobrindo aos poucos. Cada semana é muito importante tanto para você quanto para o desenvolvimento do seu bebê. Que tal acompanhar a gravidez semana a semana com todas as informações, curiosidades e cuidados importantes? Confira nosso Guia!

1 Semana de Gestação – O Início

É muito provável que você ainda não sinta nenhum sintoma específico de gravidez, mas sim aqueles que precedem toda menstruação: a famosa TPM. Os sintomas nesse período são muito parecidos, já que na verdade, nessa primeira semana o corpo ainda não entendeu se aquele óvulo produzido foi fecundado ou não.

[Continue lendo…]

2 Semanas de Gestação – A Fecundação

Aqui a vida começa! Com o óvulo fecundado, o corpo dá início ao período gestacional. Hormônios são ativados, o corpo começa a pedir novos e mais nutrientes. Tudo para a perfeita evolução do bebê que está chegando!

[Continue lendo…]

3 Semanas de Gestação – O Caminho

Na terceira semana de gravidez, o corpo começa a passar por transformações ainda maiores e que começam, enfim, a serem percebidas pela mamãe.

[Continue lendo…]

4 Semanas de Gestação – A Dúvida

Esta semana será decisiva! Os sintomas estranhos de um período menstrual que não vem já começam a ser identificados. Começa aqui, verdadeiramente, a grande jornada da mamãe.

[Continue lendo…]

5 Semanas de Gestação – A Formação

Nesta semana a gravidez começa a ficar mais evidente. O atraso da menstruação já se confirmou e a notícia já chegou!

[Continue lendo…]

6 Semanas de Gestação – Contar ou não contar?

A 6ª semana marca um dilema: contar ou não para todo mundo? Essa é uma escolha muito pessoal de cada mamãe e a sua decisão deve ser respeitada!

[Continue lendo…]

7 Semanas de Gestação – Os medos

Na 7ª semana a mamãe já está com todos os sintomas e provavelmente já sabe que o bebê está chegando. O corpo começa a mudar e a ideia da chegada de um filho fica ainda mais concreta.

[Continue lendo…]

8 Semanas de Gestação – O primeiro encontro

A grande maioria dos médicos recomenda que o primeiro ultrassom seja realizado entre a 7ª e a 9ª semana. Na maioria das vezes, a semana 08 é a escolhida, já que aqui os batimentos cardíacos do bebê já podem ser melhor avaliados e com isso, poder atestar a saúde geral do bebê e do período gestacional.

[Continue lendo…]

9 Semanas de Gestação – O caminho começa a mudar

Esta semana é mais calma. A grande maioria das mamães fez seu primeiro ultrassom durante a última semana e, agora, há a certeza de um novo coraçãozinho batendo aí dentro!

[Continue lendo…]

10 Semanas de Gestação – Os planos

Chegamos a 10ª semana de gestação! A mamãe já está cheia de planos e de expectativas! Os sintomas iniciais (e bastante incômodos) da gravidez começam a apresentar sinais de melhora. Isso indica o início de mais um ciclo diferente!

[Continue lendo…]

11 Semanas de Gestação – Mais um passo!

Nessa semana as mudanças maiores que estão acontecendo tem relação com o crescimento e
desenvolvimento do seu bebê. Para a futura mamãe a maior mudança é o início do crescimento aparente da barriguinha- que ela passa a ostentar com todo orgulho!

[Continue lendo…]

12 Semanas de Gestação – O Início da tranquilidade

Esta é uma das mais importantes semanas de toda a sua gestação: a entrada no segundo trimestre! A partir de agora sua gravidez vai transcorrer de maneira mais leve e gostosa para você! Prepare-se: a partir de agora é só amor!

[Continue lendo…]

13 Semanas de Gestação – Sexo do bebê

Agora você já entrou no seu quarto mês de gestação. E tudo ficou melhor! A partir de agora a maior ansiedade é para saber o sexo do bebê. Mas isso tem que esperar: a probabilidade e acerto é maior após a 18ª semana!

[Continue lendo…]

14 Semanas de Gestação – Os hormônios

A 14ª semana marca principalmente as mudanças no corpo da futura mamãe. A barriguinha e os seios crescem sem parar e, a partir de agora, a gravidez realmente parece acontecer para muitas mamães – e papais também.

[Continue lendo…]

15 Semanas de Gestação – Novas possibilidades!

A 15ª semana abre a possibilidade para a descoberta do sexo do bebê. Mas se a futura mamãe puder segurar a ansiedade e esperar mais uma ou duas semanas. A certeza será de 100%!

[Continue lendo…]

16 Semanas de Gestação – Menino ou menina?

Provavelmente o ultrassom para saber o sexo do seu bebê acontece nessa semana. Com essa descoberta tantas emoções e sentimentos. Você já está preparada?

[Continue lendo…]

17 Semanas de Gestação – A ansiedade da espera

Agora que a futura mamãe já sabe se seu bebezinho é um menino ou uma menina, a ansiedade pela chegada dele só aumenta! Mas o momento ainda é de calma! O mais importante nessa semana é a saúde da mamãe!

[Continue lendo…]

18 Semanas de Gestação – O caminho está quase na metade!

A 18ª semana de gestação marca o início do funcionamento dos sistemas digestivo e intestinal do seu bebê. A futura mamãe também começa a sentir os movimentos de seu pequeno de maneira cada vez mais intensa.

[Continue lendo…]

19 Semanas de Gestação – O nome

A 19ª semana de gestação marca o início do real ganho de peso do seu bebê- e com isso, alguns quilinhos a mais para a futura mamãe também! Nesta semana também começa a escolha do nome do bebê- uma verdadeira corrida em busca da melhor decisão.

[Continue lendo…]

20 Semanas de Gestação – A metade do caminho!

Nesta semana entramos na segunda parte do seu período gestacional! Daqui a aproximadamente mais 20 semanas seu bebê estará em seus braços! Agora que você já sabe se está esperando um menino ou uma menina começa uma nova fase na gestação: os preparativos para a chegada do bebê. Entre as tantas coisas a serem resolvidas a primeira já se apresenta: o enxoval.

[Continue lendo…]

21 Semanas de Gestação – O Quartinho!

A mamãe é só alegria! Está bem disposta, com bom humor, já sabe o sexo do seu bebê, está preparando o enxoval… Esta semana é o momento de relaxar e aproveitar mais essa deliciosa fase da gravidez.

[Continue lendo…]

22 Semanas de Gestação – As comemorações

Agora que a família já sabe o sexo do bebê depois do chá de revelação (não sabe o que é, vem cá conhecer!) começa o planejamento para outro momento delicioso entre família e amigos: o chá de bebê!

[Continue lendo…]

23 Semanas de Gestação – A preparação

A partir dessa semana o bebê começa a engordar bastante para atingir o peso ideal para o seu nascimento. É um momento de preparação da mamãe não só para ajudar o seu pequeno a crescer mas também para não engordar. Que tal se manter ativa planejando as comemorações da chegada do bebê?

[Continue lendo…]

24 Semanas de Gestação – Vamos preparar o chá de bebê?

Esta semana marca a entrada no 6º mês lunar da gestação! Com a chegada do bebê ainda mais próxima começam os preparativos para uma das mais deliciosas celebrações: o chá de bebê!

[Continue lendo…]

25 Semanas de Gestação – O lugar mágico

Nesta semana a mamãe está cheia de planos para a comemoração da chegada do seu pequeno: o chá de bebê! Além disso, o barrigão já está tomando conta- e seu corpo começa a sentir essas mudanças!

[Continue lendo…]

26 Semanas de Gestação – Mais listas!

A 26ª semana da gestação chegou e com ela a felicidade ainda maior com a chegada do bebê! O chá de bebê também está cada vez mais próximo e a mamãe tem uma lista importante a fazer: os presentes!

[Continue lendo…]

27 Semanas de Gestação – A Decoração

Durante essas últimas semanas o bebê não para de crescer- e a partir de agora vai ficando mais gordinho a cada semana! A mamãe está em um período de ainda mais descobertas e criatividade!

[Continue lendo…]

28 Semanas de Gestação – A felicidade

A mamãe é só felicidade com a proximidade da chegada do seu bebê e mais ainda: com a comemoração que marca a vinda de seu pequeno!

[Continue lendo…]

29 Semanas de Gestação – Mais uma semana

O chá de bebê se aproxima! Esse é um dos momentos mais marcantes e felizes de toda a gestação. Prepare tudo com muito carinho e garanta uma festa inesquecível para todos que participarem!

[Continue lendo…]

30 Semanas de Gestação – O Chá de Bebê!

Esta semana é de comemoração: a festa do chá de bebê se aproxima e a ansiedade pode aumentar um pouco para algumas mamães. Mas fique tranquila: vai dar tempo para tudo!

[Continue lendo…]

31 Semanas de Gestação – O início da preparação

A partir de agora começam os planejamentos em relação ao parto, às visitas na maternidade, à volta para casa. Quanta novidade!

[Continue lendo…]

32 Semanas de Gestação – Mais planos

A 32ª semana de gestação começa e com ela mais uma diferente etapa. O grande momento está chegando? Você já pensou em como seu pequeno vai chegar?

[Continue lendo…]

33 Semanas de Gestação – Oficialmente o 8º mês

Nesta fase da gestação o corpo da mamãe já começa oficialmente a se preparar para o parto; e seu bebê também.

[Continue lendo…]

34 Semanas de Gestação – Preparação para o Parto

A partir dessa semana a preocupação com a hora do parto aumenta para algumas mamães. A chave para acalmar pode ser a “preparação”!

[Continue lendo…]

35 Semanas de Gestação – Mais preparação!

A entrada no 9º mês se aproxima e a sensação de que não vai dar tempo de mais nada também. Mas calma: ainda dá tempo de preparar tudo!

[Continue lendo…]

36 Semanas de Gestação – A reta final

Com 36 semanas de gestação o seu bebê já está quase totalmente preparado para sua chegada ao mundo! A partir dessa semana ele pode chegar a qualquer momento!

[Continue lendo…]

37 Semanas de Gestação – Os sinais

A gestação está quase chegando ao fim e a mamãe já sente os primeiros sinais do início do trabalho de parto. É um momento de muita emoção que vai ficar guardado para sempre!

[Continue lendo…]

38 Semanas de Gestação – Quase na chegada!

Durante esta semana a expectativa pela chegada do bebê aumenta! Os papais são só felicidade e não veem a hora de conhecer o pequeno. Nesse momento a mamãe pode aproveitar para cuidar de alguém muito especial!

[Continue lendo…]

39 Semanas de Gestação – A última semana!

Você chegou aos últimos momentos da sua gravidez! Nas próximas duas semanas seu bebezinho vai chegar forte e cheio de saúde! Os sinais podem começar a qualquer momento. Você conhece os primeiros sinais?

[Continue lendo…]

40 Semanas de Gestação – Seu sonho chegou!

Essa é a linha de chegada do seu período gestacional! Provavelmente nesta ou no máximo em mais uma semana você vai ver o rostinho do seu pequeno! É um momento inesquecível para a mamãe e o papai- que não agüentam mais de ansiedade por este encontro!

[Continue lendo…]