12 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

12 Semanas de Gestação –

O Início da tranquilidade

Esta é uma das mais importantes semanas de toda a sua gestação: a entrada no segundo trimestre! A partir de agora sua gravidez vai transcorrer de maneira mais leve e gostosa para você! Prepare-se: a partir de agora é só amor!

Sintomas da Gravidez

A partir de agora os sintomas que tanto incomodavam- como os enjôos e as dores nos seios- começam a sumir de vez! O aumento das mamas vai ser ainda maior a partir dessa semana. O estrogênio está “correndo solto” e causando essa – e outras mudanças.

As sensações de peso nas pernas e de uma pequena dificuldade de equilíbrio também podem aparecer. A primeira é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo e de líquidos no corpo e é absolutamente natural. Já o equilíbrio pode ser levemente afetado em função do início do crescimento da barriga: seu ponto gravitacional muda durante a gestação e seu corpo precisa de um tempo para se costumar com o novo tamanho! Fique tranquila. Em poucos dias essa sensação vai passar!

Mudanças no corpo

A sensação de inchaço não é só uma “sensação”. Na verdade, o aumento de líquidos no corpo da futura mamãe faz com que pernas e pés inchem um pouco nessa fase. Vale pensar em investir em sapatilhas e tênis maiores e mais confortáveis. O apetite vem crescendo assustadoramente após o fim dos enjôos e aquela velha história de “comer por dois” passa a ser a desculpa favorita das gravidinhas. Não caia nessa! Mais tarde, naturalmente, a mamãe ganha mais peso e essa hora ainda não chegou!

Finalmente a barriga começa realmente a crescer e aparecer. As roupas já não cabem mais e quase tudo aperta… Está mesmo na hora de trocar o guarda-roupa!

Comportamentos e emoções

O início do 2º trimestre marca a fase mais tranquila da gravidez. Os riscos de um aborto espontâneo diminuem muito e a mamãe, mais bem disposta, começa a voltar ao seu ritmo normal. O que marca essa fase também é a chegada da época de contar para todos os amigos e familiares a grande notícia da chegada do bebê! Guardar esse “segredinho” não foi nada fácil e a partir de agora não há mais como esconder. E você nem quer isso! A maioria das futuras mamães adora exibir sua crescente barriguinha nessa fase. Com os sintomas mais incômodos quase desaparecendo a disposição volta e a vontade de se abrir para o mundo também! Aproveite!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê tem o tamanho de uma ameixa! O desenvolvimento cerebral dele está a todo vapor e áreas essenciais estão em formação nesse período. Os dedinhos dos pés e das mãos, que eram unidos por uma fina membrana, começam a se separar e a se movimentar ainda mais. É provável que durante essa semana você comece a sentir os primeiros movimentos do seu bebê! E ele, lá dentro, além de “nadar” bastante, começa a ter consciência do seu corpo, tocando pernas, rosto e cabeça. Muitos deles até já chupam o dedinho nessa fase!

O que perguntar ao médico

O próximo ultrassom deve ser feito nessa semana ou na próxima. Marque a consulta com seu médico para depois da realização do exame. Tire com ele todas as dúvidas que tiver, tanto sobre o crescimento do bebê, quanto aos dados que o exame permitiu analisar. Aproveite para perguntar também sobre a ingestão de vitaminas diferentes nessa fase, que podem auxiliar ainda mais no desenvolvimento do bebê!

Lista de atividades da semana

Essa semana é de festa! A oportunidade de contar para a família e para os amigos a grande notícia pode – e deve ser transformada em um grande momento de celebração. Já pensou em fazer isso de uma forma diferente? Gravar a reação de cada um pode ser bastante divertido! Reunir os amigos em casa e durante o jantar apresentar os sapatinhos, o resultado do exame ou até mesmo a filmagem do último ultrassom são maneiras para tornar inesquecível essa notícia!

O que não fazer nesta semana

nada de comer por dois! A regra é se alimentar em pequenas porções de 3 em 3 horas no máximo. A alimentação em pequenos intervalos deve ser feita pois os níveis de glicemia das futuras mamães podem cair muito rápido, levando a tonturas e mal estar. Leve sempre na bolsa castanhas, frutas e até mesmo uma pequena barra de chocolate. Pode ser a salvação para um lanchinho de última hora. Vale lembrar também que a necessidade de hidratação continua: quanto mais água, mais os nutrientes chegam ao seu bebê!

Deixe um comentário