Tudo sobre a nidação e o processo de fecundação do óvulo 

Você sabe o que é a nidação? no post de hoje vamos conversar sobre o que é, quando acontece e como podemos saber sobre a nidação e o processo de fecundação.

Definição do processo de nidação

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede uterina. A nidação é um processo do início da gravidez ou seja, é a implantação, a fixação do embrião no endométrio, caracterizando o início do primeiro trimestre da gravidez.

Quais os sinais da nidação

Como falamos, o processo de nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina, mas como sabemos se de fato ocorreu a nidação? Quais os sinais do óvulo fecundado?

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Porém, estes sinais tendem a ser muito leves e, por isso, a maioria das mulheres nem percebem, mesmo quando estão tentando engravidar e já ficam mais atentas aos sinais. Ainda assim, o primeiro sinal é o aparecimento de um pequeno sangramento na cor rosa claro, que pode aparecer até 3 dias depois da relação sexual.

Fecundação no mesmo dia da relação sexual

Muitas pessoas pensam ou acreditam que a fecundação acontece durante ou imediatamente após a relação sexual, mas não é assim. Depois da relação sexual, os espermatozoides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito (relação sexual) ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias depois.

Se a relação sexual ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode acontecer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Sangramento depois da relação sexual pode ser gravidez?

O sangramento após a relação sexual não indica gravidez, a não ser que você esteja no período de nidação, que poderá ocorrer um sangramento na cor rosa e com fluxo baixo, diferente da menstruação.

O sangramento após a relação sexual, se acontecer com frequência, deve ser observado e informado ao seu médico ginecologista, pois ele pode estar indicado algo como: menopausa, secura vaginal, ou algum problema de saúde como infecções ou doenças.

Identificando a nidação e os seus sintomas

Vamos conversar agora um pouco mais sobre esse processo de nidação e suas principais características.

Diferença entre a nidação e menstruação

A nidação é a implantação do óvulo com o espermatozoide na parede uterina. Ela é o sinal que esse óvulo foi fecundado. Já a menstruação, é a descamação do endométrio, é o sinal de que ocorreu a ovulação, mas o óvulo não foi fecundado.

Características

Na nidação há um sangramento com fluxo menor, como falamos, um pequeno sangramento na cor rosada ou marrom claro. Na menstruação sua coloração pode variar de cor intensa ou marrom. O fluxo menstrual é mais contínuo e intenso, diferente da nidação que é só um pequeno sangramento.

Períodos em que ocorre a nidação e a menstruação

A nidação acontece dentro ou próximo ao período fértil entre os dias 11º ao 17º do ciclo menstrual. A menstruação sinaliza o fim de um ciclo menstrual, que dura em média 28 dias, e o recomeço de outro.

Duração

A nidação dura até 3 dias e a menstruação de 2 a 7 dias. Tanto na nidação como na menstruação o sangramento pode ser acompanhado de cólicas. A principal diferença está no período em que ocorre o fluxo. No período fértil, no caso da nidação e no fim do ciclo menstrual, na menstruação.

A nidação tem cheiro?

A nidação não tem cheiro. Não existem relatos de cheiro específico para esse tipo de sangramento. O odor é típico de um sangue natural. Caso você tenha um mau cheiro no período, deverá procurar o médico pois você pode estar com algum tipo de infecção que precisará ser tratada.

Cor da nidação como diferenciar nidação da menstruação

A cor da nidação, como falamos, o sangue da nidação é na cor rosa levemente claro, podendo variar para a cor marrom.

Foto: reprodução Pinterest

Como diferenciar nidação da menstruação

Sabemos que tanto a nidação como a menstruação, são diferenciadas pelo fluxo de sangue e suas características.

Na nidação não tem fluxo, dura entre dois e três dias, já na menstruação o sangue é contínuo, tem volume intenso e dura até 7 dias. Assim como já falamos, a cor do sangue também é levada em consideração, enquanto o da nidação é mais rosado e claro, o da menstruação mais vivo e vermelho intenso.

Período de nidação

O sangramento de nidação normalmente acontece cerca de 3 dias e o fluxo de sangue não é grande e não aumenta em nenhum momento, podemos dizer que nem é um fluxo propriamente e sim um escape de sangue.

Caso as cólicas durem mais de 3 dias e o sangue tenha um fluxo grande e fora do período menstrual com coloração muito forte, procure seu médico para fazer uma avaliação.

A nidação ocorre com quantas semanas da gestação?

Existem meses com 28, 30 e 31 dias, sendo assim, alguns médicos preferem contar o tempo de gravidez através do calendário lunar, que é:

  • 1 semana lunar = 7 dias
  • 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

O período entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas. Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.

Nesse período, compreendido entre a 1ª semana lunar e a 4ª, o zigoto é implantado no útero feminino, pelo processo de nidação.

Quantos dias após a relação sexual acontece a nidação

O tempo que leva da relação sexual até o início da nidação é de cerca de 6 dias. O início desta contagem acontece no momento que o óvulo é fecundado e acaba quando este começa a se fixar no endométrio, que é a nidação, na camada interna do útero.

Quanto tempo dura o sangramento no início da gestação?

O sangramento no início da gestação é bastante comum nos 15 primeiros dias após a concepção e como sabemos ele é rosado, dura cera de 2 dias e pode provocar cólicas parecidas com as menstruais.

O sangramento que passar disso, ou seja, fluxo muito intenso ou de cor vermelho forte, pode indicar um aborto espontâneo, por isso, procure imediatamente o seu médico caso isso ocorra. Durante os primeiros 3 meses de gravidez a mulher também pode apresentar um corrimento de cor escura, tipo borra de café, mas que, como não está relacionada com o ciclo menstrual, pode aparecer em qualquer dia. Neste caso você também pode procurar o seu médico para que ele avalie se a gravidez está correndo normalmente.

Corpo-Lúteo

corpo-lúteo é uma glândula endócrina que se forma temporariamente após a ovulação e é uma fonte de hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Essa estrutura se desfaz antes do período menstrual em ciclos normais, quando não há gravidez.

Divisão do ciclo menstrual

Para entender o momento em que o corpo-Lúteo começa a agir, vamos entender o ciclo menstrual que é divido em três partes: folicular, ovulatória e lútea

  • Folicular: ocorre o crescimento do folículo ovariano
  • Ovulatória: na ovulação, o folículo dominante se rompe, libera um óvulo e se transforma em corpo-lúteo
  • Lútea: nesta fase passa a secretar os hormônios que preparam o útero para receber um embrião.

Qual a função do Corpo-Lúteo?

A principal função do Corpo-Lúteo é produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Esses dois hormônios nos níveis adequados, melhoram a receptividade endometrial, eles deixam o tecido intrauterino em condições favoráveis para a implantação embrionária.

Após a gravidez estabelecida, o corpo-lúteo continua sendo responsável pela liberação dos hormônios reprodutivos durante o primeiro trimestre. Após algumas semanas de gestação, a placenta começa a produzir esses hormônios assumindo assim a função do corpo-lúteo.

Tem como saber se estou grávida pelo Corpo-Lúteo?

O corpo Lúteo sinaliza que houve a ovulação, mas não necessariamente significa que houve fecundação do óvulo pelo espermatozoide e fixação do embrião ao endométrio.

Relação do corpo-Lúteo e a gravidez

De acordo com o portal Tua Saúde: Caso ocorra uma gravidez, as células que darão origem ao embrião, começam a liberar um hormônio chamado gonadotropina coriônica humana, o hCG, que é o hormônio detectado na urina ou no sangue quando se realizam testes de gravidez.

O hormônio hCG exerce uma ação semelhante ao LH e vai estimular o corpo lúteo a desenvolver-se, impedindo que ele degenere e estimulando-o a liberar estrogênio e progesterona, que são hormônios muito importantes para a manutenção das condições do endométrio.

Dúvidas frequentes sobre a nidação

Quando o sangramento não indica gravidez

Quando ocorre a fecundação, a mulher tem o sangramento da nidação , como falamos o longo do post, rosado ou marrom, sem cheiro e com fluxo baixo. Caso o sangramento seja intenso, de cor vermelho vivo e dure mais do que 3 dias, a mulher pode estar menstruada e isso significa que não houve a fecundação, ou seja, a mulher não está grávida.

Lembrando que toda e qualquer suspeita, deverá ser feito o teste de gravidez, além da procura por um ginecologista para um diagnóstico correto.

Quantos dias após a nidação faço o teste de gravidez?

O exame de farmácia pode ser feito após o atraso menstrual e o beta HCG quantitativo pode ser feito após o 5º dia da fecundação, ou seja, após o sangramento da nidação, mas como esse sangramento pode não acontecer, o ideal é que se faça o teste num prazo de 7 a 15 dias depois da relação sexual.

Até quando o sangue é comum na gravidez

O sangramento vaginal na gravidez nem sempre é um problema e pode acontecer diversas vezes ao longo da gravidez, principalmente pelo grande fluxo de sangue que corre no corpo da mulher neste período.

Perdas rápidas de sangue de cor rosa escuro, vermelho ou meio acastanhado podem ser normais e acontecem pelas alterações que ocorrem naturalmente no corpo da mulher. Contudo, esse sangramento também pode indicar situações como um aborto espontâneo ou uma gravidez ectópica, que é a gravidez fora do útero, por exemplo, principalmente se forem em grande quantidade e em cor vermelho forte.

Como saber se o saco gestacional é expelido?

O saco gestacional expelido é chamado de gravidez anembrionária, acontece quando o embrião não se desenvolve ou para de se desenvolver, ele é absorvido e deixa um saco gestacional vazio. Não se sabe as razões de como esse processo ocorre, mas pode ser devido a anormalidades cromossômicas no óvulo fertilizado.

O saco gestacional geralmente é expelido no início da gravidez, as vezes antes da mulher descobrir a gravidez.

É possível engravidar fora do período fértil?

Para que a gestação aconteça diversas etapas acontecem e não é possível engravidar fora do período fértil. A gestação que acontece em período considerado fértil é pelo fato de muitas mulheres não ovularem sempre no mesmo dia. Em alguns ciclos a ovulação habitual ocorre tardiamente, por isso, a gravidez acontece no “período fértil”, o que na verdade não é.

O que pode ser confundido com nidação?

O sangramento de meio do ciclo acontece exatamente no dia da ovulação e o sangramento da nidação pode ser confundido com ele. O da nidação tem fluxo intermitente, de pequeno volume e que dura de 1 a 2 dias.

A nidação ocorre no dia da menstruação?


Não. A nidação não ocorre junto com a menstruação. A nidação indica o início de uma gravidez. A menstruação acontece quando não acontece uma gravidez, e por isso a parede do útero descama, causando o sangramento conhecido por menstruação.

É possível ter nidação é não estar grávida?

Não é possível, pois a nidação só ocorre quando há fecundação, sem fecundação, a nidação não existe.

A nidação é um processo da gravidez, por isso é cientificamente impossível você ter a nidação e não estar grávida. Algumas pessoas podem confundir, como já falamos, o sangramento do meio do ciclo com a nidação, o que são coisas bem distintas.

Considerações finais

O processo de nidação e fecundação do óvulo é um processo natural dentro do organismo da mulher, qualquer dúvida referente ao seu momento, ou se tiver tentando engravidar, entre em contato com seu médico ginecologista para que ele te dê todas as instruções de como agir diante de todo esse processo para a fecundação do óvulo.

Deixe um comentário