19 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

19 Semanas de Gestação – O Nome

A 19ª semana de gestação marca o início do real ganho de peso do seu bebê- e com isso, alguns quilinhos a mais para a futura mamãe também! Nesta semana também começa a escolha do nome do bebê- uma verdadeira corrida em busca da melhor decisão.

Sintomas da Gravidez

Os seios que estão imensos, continuam a crescer. Algumas futuras mamães reclamam de sensibilidade nos bicos durante essa fase. O aumento da circulação, necessária para a produção de leite que está por vir, pode ser uma das causas dessa dor. O útero também aumenta mais a cada dia e seu crescimento pode levar a alguma dor. A maioria das mamães relatam uma dor de leve a bem forte na base do útero a partir dessa semana. As dores nas costas, na região lombar, também são comuns a partir de agora.

Mudanças no corpo

Desde sua pele e seus cabelos até o funcionamento de seus órgãos internos: tudo está diferente em você. A aceleração natural do metabolismo leva seus cabelos e unhas a crescerem mais rápido. A barriga que já está bem maior também começa a pesar- afinal, seu pequeno está crescendo bastante e com muita saúde! Nesta fase da gestação, o bebê começa a ganhar peso –e a mamãe também. Não se preocupe em controlar a balança- mas não use isso como desculpa para comer além do necessário.

Comportamentos e emoções

Agora que você já sabe o sexo do seu bebê, começa a escolha do nome… Na maioria das vezes, as futuras mamães e papais tem uma grande lista de possibilidades- e , quando vem a notícia se é um menino ou uma menina, começa a grande corrida da escolha. É um período delicioso, para que seja dividido não só pelos pais mas por toda a família. O nome já está escolhido? Que tal anunciar para todos de uma maneira diferente? Uma “carteira de identidade” do futuro bebê pode ser enviada aos amigos com uma carinhosa mensagem comunicando a chegada do pequeno- ou pequena!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê está quase todo prontinho… Faltam apenas alguns detalhes! A partir dessa semana o bebê começa a ganhar bastante peso- e vai precisar que a mamãe fique ainda mais atenta à sua alimentação. Nessa fase do período gestacional, seu bebê tem o tamanho de um pequeno abacate! Seus bracinhos e perninhas se movimentam todo o tempo, fazendo com que você consiga sentir com ainda mais força a “natação” dele aí dentro. Ele começa a sugar cada vez mais nutrientes da mamãe para que nasça grande e com o peso ideal. As futuras mamães devem ter uma atenção especial com a ingestão de cada nutriente! Esse ganho de peso é importante para o seu bebê, já que após o nascimento, ele perde alguns gramas durante as primeiras semanas. Quanto maior ele nascer, melhor será esse período para a saúde dele.

O que perguntar ao médico

Como algumas dores começam a surgir a partir dessa semana- dores nas costas, na parte inferior do útero, nas pernas- vale conversar com seu médico sobre formas para aliviar esses incômodos. Muitas vezes, a mudança na posição de dormir ou senta-se durante o dia ajuda muito. Mas só seu médico vai poder avaliar o que você poderá ou não fazer. Essas dores são comuns à grande maioria das gestantes e assustam a todas quando aparecem pela primeira vez. Para as mamães de primeira viagem cada nova sensação é preocupante- e isso é absolutamente natural. Tire todas as suas dúvidas com seu médico a casa consulta! Aliás, você tem feito seu diário? Não esqueça de anotar seus questionamentos para que não saia da consulta e só depois lembre de algo que queria perguntar!

Lista de atividades da semana

Você já começou a preparar o quartinho do seu bebê? Já separou um lugar na casa para as compras que – Eba!- vão começar a ser feitas? Se a resposta é não, aproveite essa semana para separar um lugar na casa para guardar as coisas. Você vai precisar de espaço para acomodar as coisas do bebê até fazer o quartinho todo!

O que não fazer nesta semana

Você vai arrumar o espaço para as coisas do bebê, certo? Nada de subir em bancos, cadeiras ou banquetas para acomodar as compras em lugares mais altos! Deixe essa tarefa para o papai! E nada de pegar peso também, ok? Isso pode fazer mal para o seu bebê e para a sua coluna também. Peça ajuda sempre!

Deixe um comentário