20 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

20 Semanas de Gestação – A metade do caminho!

Nesta semana entramos na segunda parte do seu período gestacional! Daqui a aproximadamente mais 20 semanas seu bebê estará em seus braços! Agora que você já sabe se está esperando um menino ou uma menina começa uma nova fase na gestação: os preparativos para a chegada do bebê. Entre as tantas coisas a serem resolvidas a primeira já se apresenta: o enxoval.

Sintomas da Gravidez

Os hormônios continuam aí- te deixando nervosa e ansiosa de vez em quando. Apesar das crises de ira das primeiras semanas terem passado, o humor não está totalmente estável. Algumas mamães sentem-se um pouco mais ansiosas a partir de agora com a proximidade da chegada do bebê.

Mudanças no corpo

Sua cintura já desapareceu e agora sua barriga começa a crescer sem parar. A partir de agora o útero começa a acompanhar o crescimento do bebê e chega a se dilatar até 1 centímetro por semana. Seus seios já começaram a se preparar para o período de amamentação e já estão produzindo o colostro- que será o primeiro alimento do seu bebê! Muitas futuras mamães chegam a encontrar um pouco desse poderoso leite no sutiã e nas roupas. Não se preocupe! Seu corpo não está “desperdiçando” nada! Até a chegada do seu pequeno muito mais será produzido!

Comportamentos e emoções

Com a chegada da metade do período gestacional os futuros papais começam a enxergar a realidade de outro jeito: a chegada do bebê é real e não demora muito. A ansiedade costuma aumentar aqui e o melhor a fazer é cuidar para que ela não afete seu filhinho. Aproveite para planejar o enxoval do seu bebê! Já pensou nas cores, nos possíveis temas para o quartinho? Você terá um milhão de coisas deliciosas para decidir nessa fase, aproveite cada momento! Vale também tirar um momento para relaxar com o futuro papai- que também está na mesma ansiedade que você, apesar de não demonstrar! Um passeio romântico no final de semana pode ajudar vocês dois a se reconectarem nesse momento tão inesquecível!

Descobertas e curiosidades

Já na metade do período gestacional, o bebê tem o tamanho de um pequeno abacate! Ele já mede quase 20 cm e está com cerca de 250 gramas. Seu corpinho já está formado e agora apenas “ajustes” são realizados: a partir dessa semana começa uma maior atividade cerebral, o que aguça os sentidos do bebê. O tato, o paladar e a audição estão cada vez mais fortes. Ele já é até capaz de sentir o gosto do líquido amniótico. A parte externa do corpinho do seu bebê também começa a se preparar para o nascimento. A pele dá início à produção do vérnix, que vai cobrir todo o corpinho do seu pequeno. Essa camada espessa e cremosa é formada por lipídeos, células mortas e pelos próprios pelinhos que recobriam seu bebê até agora – lembra-se deles?- e tem diversas funções. Entre elas proteger a pele do seu bebê do líquido amniótico e facilitar a movimentação dele dentro do útero e na hora do parto.

O que perguntar ao médico

A mamãe pode estar sofrendo um pouco com as crises de prisão de ventre. É muito comum, durante o período gestacional, as mamães terem prisão de ventre e uma evolução para um quadro de hemorróidas. Converse com seu médico sobre mudanças na sua alimentação e, nos casos mais graves, sobre o uso de medicação adequada. Beber bastante líquido e ingerir diversos tipos diferentes de frutas, legumes e verduras ajuda na produção de fibras e facilita e eliminação pelo organismo.

Converse com seu médico também sobre possíveis viagens. Se você tem a intenção de fazer o enxoval do bebê no exterior, essa conversa é primordial! Somente o seu especialista poderá dizer se não há problemas em uma longa viagem de avião. O que importa é a saúde do seu bebê!

Durante a 20ª semana também deve ser conversado com o médico sobre a realização do ultrassom morfológico que avalia as estruturas do corpinho do seu bebê. Nesse exame são examinados coração, pulmão e outros órgãos para que seja possível avaliar a saúde do bebê e detectar possíveis problemas. A recomendação é que ele seja realizado a partir da 20ª semana de gestação, mas seu médico pode pedir para que você espere mais uma ou duas semanas. A partir desse exame também se tem uma maior definição da data provável do parto, que será aferida pelo tamanho e desenvolvimento do bebê.

Lista de atividades da semana

Essa semana é cheia de eventos! Marcar o ultrassom morfológico, pensar no enxoval do bebê, começar as compras, preparar a casa… Mas calma! Uma coisa de cada vez! Após marcar o exame, comece a definir as cores e o tema do enxoval. A partir disso você poderá ter uma dimensão melhor do que irá comprar, se fará o enxoval na sua cidade ou se irá para um centro maior  e até mesmo colocar em um papel e ver se não vale a pena montar o enxoval do seu bebê no exterior. Muitas vezes, acaba saindo mais em conta – além de proporcionar uma última viagem com seu amor antes do nascimento do bebê!

O que não fazer nesta semana

Nada de sair comprando tudo o que vê pela frente! Planejamento é essencial nessa fase! É muito fácil gastar muito dinheiro com coisas que você provavelmente não vá nem usar – ou que o bebê vai usar por algum tempo, às vezes por uma semana!

Deixe um comentário