Nomes de bebês femininos e masculinos

Escolher o nome do bebê, que fase gostosa! São tantos nomes que passam pela nossa cabeça. As mamães muitas das vezes, românticas, gostam de nomes de bebês que remetem aos contos de fadas. Já os papais, nomes bíblicos, fortes ou herança de família.

Escolher o nome do nosso filho é sim uma grande decisão, diria até que é a primeira grande decisão dos novos papais.

A importância da escolha dos nomes de bebês

Este processo de escolha do nome é muito importante, afinal os papais e o bebê irão pronunciar  ele a vida toda.

Alguns bebês já possuem um nome antes mesmo de serem concebidos. Entretanto alguns papais esperam o bebê nascer para definir qual será o seu nome. Independente de qual será a escolha do nome, é muito importante saber e entender os seus significado.

Pense sempre no que esse nome significa, se ele trará algum tipo de constrangimento para o seu filho. Sobretudo perceba se ao longo da vida esse nome será de fácil entendimento para ele e para as pessoas ao seu redor.

O processo de escolha dos nomes de bebês

O processo na escolha do nome

O processo de escolher o nome do nosso filho é um processo muito particular e varia gostos,  costumes, crenças, entre outros. Os pontos de vista devem ser analisados pelos pais. Contudo não existe uma regra a ser seguida. O principal a ser feitos é definir os interesses e a linha de nomes em que os pais desejam seguir.

Algumas considerações precisam ser pensadas de acordo com todos os aspectos definidos pelos pais. Existem alguns fatores que precisamos nos atentar no processo de escolha do nome do nosso filho, são eles:

  • Não se prenda a um único significado, além disso pesquise sobre vários significados e também do significado em outros países.
  • Estejam sempre preparados para as diversas opiniões alheias que irão receber após a escolha do nome contudo se você estiver certo do nome escolhido, apenas siga a sua decisão com toda autonomia.

Escolhendo o nome através do significado

O significado do nome é um dos principais fatores considerados, afinal o nome é o que o seu bebê vai levar para toda a vida e é muito importante que o nome tenha um significado no qual o seu filho tenha orgulho.

Vamos citar no final deste post sobre alguns nomes mais escolhidos e seus significados, desta forma você poderá decidir qual significado combina com o que você pretende para o seu filho.

Nomes compostos, simples e diferentes

Antes de escolher o nome do bebê, muitos papais tem o desejo de homenagear algum ente querido ou juntar nomes de avós, bisavós entre outros desejos. Sendo assim muitas composições de nomes são criadas e outros já possuem uma grande variedade e significados como falamos neste post sobre nomes compostos para bebês.

Já a simplicidade de um nome é primordial para outras pessoas que optam por nomes pequenos, simples e com significados importantes. Separamos 120 nomes de bebês simples e elegantes para você se inspirar. Todos com seus significados além de características diferentes como nomes de cidade, por exemplo.

Outras mamães optam por escolher nomes diferentes, fugir do comum e do simples e seguir uma linha digamos que diferente, usando nomes de personagens filmes ou de séries para o seu filho.

Nomes de bebês pelo mundo

Da mesma forma que o processo de escolha do nome acontece aqui no Brasil, pelo mundo as mamães também tem os mesmos critérios para escolha do nome do seu bebê. E caso você queira saber o ranking mundial de nomes escolhidos para assim definir o nome do seu bebê, a gente tem essa dica para você com os principais nomes escolhidos no Brasil e no mundo.

Os principais nomes escolhidos nos Estado Unidos são: Sofia e Jackson, já na Inglaterra: Amelia e Oliver são os escolhidos. Na Itália voltamos com o nome Sofia acompanhada por Marco para os meninos.

Mia e Ben são os nomes mais escolhidos na Alemanha. Na Espanha Lucia e Alberto lideram a lista. Já se você de identifica com os Franceses, os nome são: Mila e Liam lideram a lista.

Para quem gosta de nomes mais asiáticos, na Índia temos o Muhammad para meninos e Aadya para meninas.

Nomes de bebês mais escolhidos nos últimos anos

Aqui no Brasil existe uma diversidade grande de cultura e povos, desta forma cada região tem sua característica, deste modo também acontece na escolha de nomes para os bebês. Vamos listar os nomes mais escolhidos nos últimos anos de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil.

Nomes de bebês mais escolhidos nos últimos 5 anos

No ano de 2017, Miguel foi o nome mais escolhido para meninos no Brasil, sendo mais de 12 mil registros. Um fato curioso é que em 2018 o nome mais escolhido foi Enzo Gabriel que se manteve no topo até 2019  e logo depois nos anos 2020 e 2021 Miguel voltou ao topo dos nomes preferidos pelas mamães de meninos.

Já as meninas, de 2017 até 2019, o nome Maria Eduarda contudo foi o nome mais escolhido pelos papais. Nos anos de 2020 e 2021 quem lidera o ranking são as Helenas.

Tendências de nomes de bebês

Todo ano saem as “previsões” de nomes para aquele ano. Em 2017 fizemos duas previsões para meninos e meninas. Já fizemos também para nomes de bebês para 2019 e nomes de bebês para 2020 . Nem sempre a tendência é o que de fato acontece mas digamos que dá aquele empurrãozinho nas escolhas das mamães, desta forma os papais conseguem ter ideias de nomes com os seus significados.

Antigamente, alguns nomes popularmente conhecidos hoje, já eram tendência como José e Maria, por exemplo, além de Ana e João que até hoje estão na lista de preferências das mamães.

Registros de nomes de bebês de 2021

Nascimentos em 2021
Tabela Nascimentos 2021

No ano de 2021 no Brasil foram registradas 2.650.374 (consulta realizada em 28/Abril/2022) crianças e dentro desses registros, selecionamos os 5 nomes mais escolhidos de meninos e meninas junto com os seus significados.

Nomes de meninos

Miguel

Esse nome lidera a lista dos mais escolhidos em 2021 com 30.114 registros do total geral.

Miguel significa “quem é como Deus?” Este nome é citado na bíblia como um arcanjo e é um símbolo de humildade diante de Deus.

Curiosidades: Miguel era o líder principal dos anjos relatado no livro de Apocalipse na bíblia no qual lutou e derrotou o diabo. O arcanjo Miguel é mencionado como um dos principais protetores do povo e também como um líder do exército de Deus.

Arthur

Em segundo lugar temos o nome Arthur com 28.311 registros.

Arthur significa “pedra” ou “grande urso”. Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta.

Contudo, a origem e história do nome Arthur pode estar relacionada a lenda da espada retirada da pedra do Rei Arthur, personagem famoso semi-mitológico da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”, conto importante do folclore britânico.

Gael

Significa “belo e generoso”; “de origem irlandesa”; “o que protege” ou “o protegido”.

Gael é um nome raro, curto e bonito e além disso ainda é considerado um nome raro no Brasil.

Curiosidades: é um nome popular na França assim como na Irlanda por suas origens celtas e se popularizou em países falantes do espanhol nas últimas décadas.

Antes de tudo muitas pessoas gostam de fugir do comum e escolher nomes de personagens de livros, filmes, nomes estrangeiros e até de séries que as inspiram. Contamos neste post sobre 89 nomes diferentes que você pode escolher para o seu filho sobretudo muitos deles baseados na ficção, nos romances e na imaginação que gera em torno dessa escolha.

Heitor

Significa “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo” a referência do significado do nome é por causa do herói grego que se destacou como guerreiro.

Curiosidade: Heitor apareceu na Grã-Bretanha como um nome cristão no século XIII, mas só tornou-se popular na Escócia.

Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido sobretudo pela bravura demonstrada durante a Guerra de Troia. Esse também é o nome do compositor assim como maestro carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o qual é um dos mais importantes colaboradores da música clássica brasileira.

Théo

Significa “Deus”, “Deus supremo”.

Até a chegada do cristianismo era como muito deuses eram chamados e passou a ser relacionado com Deus. Um pequeno nome que tem um significado supremo, por isso é muito destacado.

Nomes de meninas

Helena

Significa a reluzente além de resplandecente. A origem vem da Grécia antiga

Helena é um nome feminino que tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” além de  “a resplandecente”.

Helena é um bonito nome que reflete esperança. Em nosso país contudo é um nome bastante popular. Foi adotado pelo escritor de novelas Manoel Carlos para as suas protagonistas em homenagem a Helena de Troia, que ficou conhecida pela sua extrema beleza. Sendo assim Helena ganha cada mais o coração e a preferência das mamães.

Alice

É um nome sobretudo doce que reflete atributos de excelência. Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Curiosidade: O nome foi popularizado contudo por volta do século XII na França e na Inglaterra e perdeu popularidade no século XVII pelo fato de ter sido associado a uma vida rústica, o que fez com que o nome fosse considerado passado.

O nome voltou a ganhar popularidade no século XIX por conta da personagem “Alice no País das Maravilhas” que todavia conta a história de uma menina que é transportada para um mundo lúdico e repleto de enigmas.

Laura

Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”.

Na Antiguidade, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade, bem como para os antigos romanos significava a glória.

Curiosidades: Este nome sobretudo se popularizou na década de 1990 e continua comum entre os brasileiros. A maior parte das Lauras registradas estão no Rio Grande do Sul.

Maria Alice

Por ser um nome composto ele ela possui a junção de significados dos dois nomes. Contudo a junção desses nome tem o seu próprio significado que é: “senhora soberana de linhagem nobre”.

Maria significa “senhora soberana” , “vidente”, “pura” e é também um nome bíblico.

Alice, por sua vez, significa “de nobre estirpe”, “de linhagem nobre”.

Curiosidades: Foi popularizado contudo por volta do século XII na França e na Inglaterra por influência dos romances da época.

Valentina

Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

Curiosidades: é um nome muito popular na Rússia, que tem como uma das personalidades mais conhecidas a primeira mulher a visitar o espaço, a cosmonauta Valentina Tereshkova.

Ocorrida em junho de 1963, sua missão de sucesso concedeu-lhe destaque como heroína do seu país.

Nomes de bebês para 2022

Agora vamos falar sobre as tendências dos nomes para 2022 e assim ajudar as novas mamães ou as mamães que estão novamente grávidas a escolherem o nomes dos seus bebês.

Na lista das meninas temos alguns nomes diferentes como Maya, Alicia, Chiara além de Francisca entre outros nomes.

Entretanto na listagem dos meninos temos os nomes como Benjamin, Felipe, Lucca, Hugo e Gael.

Alguns nomes de bebês de influenciadores assim como artistas sempre viram tendência nos anos consecutivos do que nascem. Neste ano nomes os nomes cotados são:

  • Enrico (filho da Sthefany Brito)
  • João e Pedro (gêmeos da jornalista Andreia Sadi)
  • João Miguel (filho do Whindersson Nunes)
  • Cris (filho da Bianca Andrade)
  • Zaya (filha da cantora Simone)
  • Zyon (filho da Giovanna Ewbank)
  • Rayan (filho da Kyra Gracie e Malvino Salvador)
  • Eva (filha da Nathalia Dill)

Nomes de bebês para 2023

Por fim, já preparamos as tendências para 2023. Sempre temos nomes de bebês de famosos e influencers dando uma ajudinha na escolha. Corre lá e veja o nosso artigo sobre nomes de bebê para 2023.

Dúvidas frequentes das mamães sobre nomes de bebês

Quais são os nomes mais bonitos para bebês?

Antes de tudo, essa pergunta é muito particular e pessoal, mas existem uns nomes como Maitê, Elisa, Miguel e Arthur estão crescendo e liderando as listagens do mais escolhidos.

Além daqueles que são influenciados por personagens ou filhos de famosos como é o caso de Maria Isis personagem interpretado pela atriz Marina Ruy Barbosa na novela Império.

Zoe e Melinda que são as filhas da Sabrina Sato e Taís Fersoza também estão em alta.

Quais são os nomes chiques?

Ser um nome chique é muito relativo também, mas listamos alguns dos considerados mais chiques.

No time das meninas são:

Alicia
Antonella
Brigite
Celine
Desirée

No time dos meninos são:
Anthony
Álvaro
Gregory
Joseph
Júlio César

Quais os nomes mais raros?

Existem alguns nomes que são raros em nosso país, muitos são junções de nomes, já outros  somente 10 brasileiros possuem. Alguns deles são:

Abegildo
Adicellia
Becnedito
Elismando
Franklestan
Giseilde
Jadnilton
Marilanye
Schinnde

E a lista só aumenta!

Qual nome mais forte?

O nome forte é aquele que carrega uma sonoridade marcante ou um significado especial. Nessa linha de pensamento temos alguns nomes considerados fortes.

Femininos:
Isis
Eloá
Nicole
Frida
Alana

Masculinos:
Brian
Nicolas
Herbert
Luís
Valdir

Vocês estão na fase de escolher os nomes? Preferem nomes simples de famosos ou algo particular? Conte para a gente nos comentários!

Se você está montando o enxoval ou na fase do chá de bebê, conte conosco para ajudar você.

Deixe um comentário