36 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

36 Semanas de Gestação – A reta final

Com 36 semanas de gestação o seu bebê já está quase totalmente preparado para sua chegada ao mundo! A partir dessa semana ele pode chegar a qualquer momento!

Sintomas da Gravidez

A falta de ar característica dos últimos meses tem diminuído bastante. Com a acomodação do bebê a respiração fica mais fácil. Algumas gestantes apresentam inchaço principalmente nas pernas e pés. As idas frequentes ao banheiro também continuam durante esta semana.

Mudanças no corpo

Sua barriga já pode ter começado a baixar – o que significa que você já está na reta final da sua gravidez! Com o bebê iniciando seu posicionamento para o parto, suas costelas “ganham um alívio” e seus pulmões voltam a ter mais espaço e a gravidinha, mais ar. Sua bexiga continua sendo comprimida- por isso tantas vezes indo fazer xixi.

Comportamentos e emoções

A proximidade com o grande encontro com seu bebezinho deixa tudo mais colorido! Algumas gravidinhas podem ficar um pouco mais ansiosas com a chegada da grande hora e isso é perfeitamente normal. Afinal, o encontro tão esperado está cada dia mais próximo!

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho aproveita esses últimos momentos na sua barriga para crescer mais um pouquinho enquanto aguarda seu corpo terminar os últimos ajustes para o momento do nascimento. O tampão mucoso começa a se desprender, indicando a abertura do colo do útero para a passagem do bebê. Muitas mamães não apresentam quantidades significativas desse muco e por isso não percebem os primeiros sinais da abertura- o que não faz a menor diferença. Os primeiros sinais do início do trabalho não são perceptíveis para todas as mamães. Mas fique tranquila: você vai saber quando chegar a hora!

O que perguntar ao médico

A partir dessa semana é recomendável que você tenha o contato de seu obstetra para que possa falar com ele em caso de dúvida. Caso note alguma alteração no seu corpo tire suas dúvidas com ele. Normalmente, as mamães ficam mesmo cheias de dúvidas nessa fase da gestação.

Converse com seu especialista sobre a realização de exercícios específicos que podem ajudar a gravidinha a se preparar ainda mais para o parto. Feitos corretamente e com acompanhamento do seu especialista, seu parto e recuperação podem ser ainda mais simples e descomplicados com simples atividades.

Lista de atividades da semana

Já pensou na decoração do quarto da maternidade? Que tal fazer você mesma as lembrancinhas que seus amigos e familiares vão levar para casa depois da primeira visita? Esse primeiro encontro com os amigos e familiares é cheio de alegria e pode ser planejado para que se torne ainda mais inesquecível. Aproveite seu tempo livre e dedique momentos de criatividade par o seu bebê.

O que não fazer nesta semana

A partir dessa semana a sua energia deve ser ainda mais poupada para o momento do parto. Aproveite os momentos livres para colocar os pés para cima e ajudar a circulação– o inchaço e a sensação de cansaço nas pernas e pés costumam melhorar bastante após um descanso de apenas 15 minutos. Procure relaxar e aproveitar esses últimos momentos da sua gestação.

Deixe um comentário