14 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

14 Semanas de Gestação – Os hormônios

A 14ª semana marca principalmente as mudanças no corpo da futura mamãe. A barriguinha e os seios crescem sem parar e, a partir de agora, a gravidez realmente parece acontecer para muitas mamães- e papais também.

Sintomas da Gravidez

Os níveis de hormônio começam lentamente a baixar e suas crises de humor, enjôos e dores nas mamas foram embora de vez. Durante a gestação cada fase passa muito rápido! Aproveite cada momento e curta muito cada diferente sensação! Algumas mamães reclamam do início do refluxo nessa fase. Na maioria das vezes a causa é apenas a má alimentação. Mas vale falar com seu especialista se esse for o seu caso.

Mudanças no corpo

Apesar dos sintomas estarem mais amenos, as mudanças no corpo continuam a todo vapor. Os seios já não cabem mais nos antigos sutiãs e as calças não entram mais de jeito nenhum! Seu corpo já começa nessa semana a produção do colostro – que será essencial para a imunidade do seu bebê quando ele chegar! Os seios estão mesmo crescendo e os bicos estão cada vez maiores e mais espessos. As auréolas começam a parecer maiores e mais escuras. E estão mesmo – nessa semana os melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina, que dá cor à nossa pele) iniciam uma fase de “super ativação”, escurecendo auréolas, axilas e formando uma das mais famosas “marcas” da grávida: a linha nigra. Essa linha começa na base no ventre e sobe quase até a boca do estômago. A partir de agora ela fica mais escura e evidente a cada semana.

O aumento da quantidade de sangue e da circulação também podem trazer algumas mudanças. O sangramento das gengivas durante a escovação e , muitas vezes até sangramentos nasais são relatados pelas futuras mamães. Tudo normal! Mas não deixe de conversar com seu médico sobre isso!

Comportamentos e emoções

Agora começa a ansiedade pela descoberta do sexo do bebê! O exame deve ser realizado nas próximas duas ou três semanas, para que o resultado seja ainda mais preciso! Sua disposição melhorou muito e você está se sentindo plena e tranquila! É isso! Provavelmente todos falaram para você que está mais bonita. E é verdade: a produção de hormônios aumenta o viço da pele e o brilho dos cabelos. E daqui para frente prepare-se: com a barriguinha em evidência, você vai receber elogios de todos!!

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho já é do tamanho de bolinha de tênis! Seu rostinho já está com as orelhinhas e olhinhos nos lugares certos! Ele também já faz os movimentos de sucção desde a semana passada e, a partir desta 14ª semana do período gestacional ele começa a distinguir sabores! Ele vai saber quando você come algo doce ou salgado!

Ele está se mexendo bastante aí dentro! E a futura mamãe pode sentir seu bebê o tempo todo. Aqui também começa a percepção do que a grada ou não o seu filhote! Sons, lugares, sabores… Ele já começa a demonstrar sua personalidade!

O que perguntar ao médico

Como a produção de melanócitos aumenta o ideal é prevenir futuros danos que isso possa causar para sua pele. É a partir de agora que algumas mulheres desenvolvem os famosos “melasmas”. São manchas escuras que podem aparecer principalmente no rosto. O uso do filtro solar correto e reaplicado constantemente ajuda a evitar manchas permanentes no futuro. Pergunte a seu médico qual a melhor indicação de filtro solar para você. Se você ainda não está se protegendo, corra para conversar com ele!

Lista de atividades da semana

A gestação passa tão rápido! Você já está quase na metade da sua gravidez! Que tal fazer um diário para relembrar esses momentos únicos? Escreva sobre seu dia, suas emoções, suas dúvidas… mais tarde ele será uma linda lembrança para você e um grande diário de memórias para o seu filho! Aproveite a volta da energia para fazer programas e passeios que estavam na lista de desejos há algum tempo!

O que não fazer nesta semana

Nada de compras para o bebê ainda! Você ainda vai ter muito tempo para comprar muitos mimos para ele depois que descobrir o sexo do bebê.

As atividades físicas de impacto também estão proibidas ainda. Já pensou em fazer natação ou yoga? Converse com seu médico para definir qual a sua melhor atividade.

Nesta semana também não vale comer por dois! Controle seu apetite comendo pequenas porções a cada 3 horas. Assim, você vai aplacar um pouco a fome de leão que parece dominar você!

Deixe um comentário