18 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

18 Semanas de Gestação – O caminho está quase na metade!

A 18ª semana de gestação marca o início do funcionamento dos sistemas digestivo e intestinal do seu bebê. A futura mamãe também começa a sentir os movimentos de seu pequeno de maneira cada vez mais intensa.

Sintomas da Gravidez

Algumas mamães sentem algumas leves dores na musculatura controlada pelo nervo ciático. Com o crescimento do útero, esse nervo acaba sendo levemente comprimido, levando a essas crises de dor. Não são todas as mamães que sentem essas reações mas, se for seu caso, converse com seu especialista.

Mudanças no corpo

Seus cabelos e unhas estão crescendo muito mais rápido- e você já deve ter notado isso! A modificação no seu metabolismo é a grande causa! Há um aumento natural na velocidade das atividades do seu corpo, para que os nutrientes possam chegar de maneira constante ao seu bebê. Com esse aumento, a futura mamãe deve cuidar para alimentar-se de 3 em 3 horas, já que há uma queda no nível de glicemia no sangue após esse período sem alimentação. Para que você não sinta o mal estar decorrente da falta de açúcar no seu sangue, coma pequenas porções de frutas, castanhas ou frutas secas de tempos em tempos.

Comportamentos e emoções

Seu humor continua variando um pouco. Com bem menos intensidade do que há 4 meses atrás, é verdade, mas ele ainda varia. Seus hormônios continuam alterados e isso contribui bastante. A sensação de que a metade da gestação está chegando costuma aumentar a ansiedade das mamães durante esse período.

Descobertas e curiosidades

Seu bebê pesa cerca de 200 gramas e é do tamanho de uma pequena manga! Seus ossinhos estão começando a ficar mais firmes e mais fortes! Lembre-se de ajudá-lo nesta tarefa, ingerindo alimentos que possuam maiores teores de cálcio e de ferro! Ele continua a se mover bastante aí dentro! Nesta semana seu sistema digestivo e seus intestinos começam a  trabalhar “de verdade”. O bebê já consegue fazer os movimentos de sucção e ingere líquido amniótico. Esse líquido se mistura a outros materiais produzidos pelo seu pequeno corpinho, que passam pelo estômago e intestinos. O mecônio, como é chamado, será eliminado totalmente nos primeiros dias de vida!

O que perguntar ao médico

Sua gestação está indo de vento em popa! Nesta semana vale tirar dúvidas com seu médico quanto aos cuidados necessários agora que sua barriga já está maior. Está pensando em fazer uma viagem antes do bebê nascer? Converse com ele sobre os melhores períodos para fazer viagens de carro ou de avião!

Lista de atividades da semana

Fazer caminhadas leves diariamente, manter a alimentação balanceada e a hidratação constante. A partir de agora é muito comum várias mamães terem um ganho de peso bem maior do que o recomendado. Segure a ansiedade e não desconte na alimentação! Você realmente está com mais apetite- seu pequeno está crescendo e necessitando de cada vez mais nutrientes- mas isso não significa que a futura mamãe deva comer sem controle algum. Se você está sentindo alguma dificuldade com isso, marque uma consulta com um nutricionista- claro, depois de conversar com seu médico!

O que não fazer nesta semana

A vontade de sair comprando o mundo para seu bebê parece incontrolável. Mas espere mais um pouco. Planeje com calma as suas compras… Você ainda vai ganhar muitos presentinhos, ainda tem o chá de bebê… Calma! O momento de encher o seu pequeno de mimos já está se aproximando! Você já contou para a família o sexo do bebê? Que tal preparar algo especial?

 

Deixe um comentário