32 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

32 Semanas de Gestação – Mais planos

A 32ª semana de gestação começa e com ela mais uma diferente etapa. O grande momento está chegando? Você já pensou em como seu pequeno vai chegar?

Sintomas da Gravidez

Nesse período o corpo começa a se preparar efetivamente para a hora do parto. Sem uma data definida para cada mamãe, começam a aparecer os primeiros sintomas relacionados ao trabalho de parto – como as contrações de Braxton Hicks. Elas são também conhecidas como contrações de treinamento e são os primeiros sinais de que o útero está preparado para o grande dia. São movimentos do útero que não geram dor e costumam ser breves. Na maioria das vezes, a mudança de posição da mamãe ou até mesmo fazer xixi melhoram esses sintomas. Fique tranquila! Esse sintoma mostra que está indo tudo bem para a grande hora!

Mudanças no corpo

Com um volume maior de sangue circulando além do acúmulo de líquido natural da gravidez, os inchaços nesse período são praticamente inevitáveis. Mas a mamãe pode amenizar bastante os sintomas praticando caminhadas (sempre com orientação do obstetra) e diminuindo um pouco a quantidade de sal na alimentação. O cansaço e a falta de ar são também costumam aparecer nessa fase em função da posição do bebê; Logo ele também vai começar a se preparar para o parto e essa sensação vai melhorar bastante!

Comportamentos e emoções

A ansiedade está cada dia maior. Algumas gestantes apresentam as contrações de treinamento e, no primeiro momento (principalmente para as de primeira viagem) elas assustam bastante. Tente ficar tranquila e focar em aproveitar os momentos com calma! Você ainda não fez a festa do chá de bebê? Esse é um ótimo momento para colocar todos seus sonhos em prática. Acha que não dá mais tempo? Confira a ajuda que o Lá Vem Bebê pode dar para você nesse momento!

Aqui  a  mamãe encontra toda a praticidade para montar e realizar toda a sua festa!

Descobertas e curiosidades

Seu bebe não para de crescer! Alguns bebês podem chegar a pesar quase 2 kg já a partir de agora! Ele já está entrando na sua posição de parto- ficando de cabeça para baixo dentro da sua barriga! Por estar ainda maior e mais gordinho, ele tende a se movimentar menos- mas você ainda vai senti-lo bastante. O peso da barriga também começa a ficar diferente e algumas gravidinhas podem sentir uma certa pressão na virilha a partir dessa semana. É o seu corpo se preparando para a grande hora!

O que perguntar ao médico

A partir dessa semana é importante conversar com seu especialista a respeito do parto. Tire todas as suas dúvidas e diga sinceramente o que você espera desse dia tão especial. As consultas costumam acontecer com mais frequência para que ele possa avaliar a mamãe mais de pertinho. Uma parte das gestantes fica preocupada com a diminuição dos movimentos do bebê que acontece, normalmente, a partir dessa semana. Normalmente é só uma questão de espaço: ele está bem grande e já não cabe direitinho na sua barriga- o que torna os movimentos mais restritos. Mas ele está conchegado e feliz aí dentro!

Lista de atividades da semana

Se você ainda não organizou o chá de bebê ou chá de fraldas, a hora é essa! Que tal essa semana para comemorar com seus amigos e familiares a proximidade da chegada do bebê?  Sua disposição ainda está em alta, aproveite para comemorar!

Se você já fez a sua inesquecível festinha, começar a preparar a mala da maternidade pode ser uma boa pedida. O que acha de já preparar as roupinhas e os acessórios que seu bebê vai precisar enquanto estiver na maternidade? Será uma delícia preparar tudo com o maior carinho – e com a maior calma também.

O que não fazer nesta semana

A partir de agora, você deve reduzir ao máximo as atividades que possam gerar grande esforço ou desgaste físico para você. Com o seu corpo começando a se preparar para o parto, é importante que a sua rotina seja cada dia mais leve e tranquila para ajudar na evolução natural desse momento!

Deixe um comentário