28 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

28 Semanas de Gestação – A felicidade

A mamãe é só felicidade com a proximidade da chegada do seu bebê e mais ainda: com a comemoração que marca a vinda de seu pequeno!

Sintomas da Gravidez

Durante esta etapa do período gestacional o principal sintoma que pode aparecer é uma certa falta de equilíbrio. Com o crescimento da barriga, algumas mamães se queixam desse fato. Ele acontece em função da mudança do centro de gravidade do seu corpo- que você provavelmente nem sabia que existia!

Seus intestinos também podem estar um pouco mais lentos… O peso que o bebê começa a exercer sobre todo o abdome da mamãe pode fazer com que ela apresente algum grau de prisão de ventre.

Mudanças no corpo

A alteração do centro de gravidade faz com que a mamãe mude a sua posição ao andar para que possa se sentir mais confortável. É o início do famoso “andar de grávida”. O uso de sapatos sem salto e ainda mais confortáveis ajuda a gestante a se acostumar com a nova condição. E isso não costuma demorar para acontecer.

Comportamentos e emoções

A 28ª semana de gestação marca a entrada no sétimo mês de gestação e com isso, o início do 3º trimestre. A ansiedade costuma aumentar em algumas mamães quando chega esta fase. Se esse for seu caso, não se preocupe. As emoções durante a gravidez mudam de maneira muito rápida- mais uma vez por culpa dele, os hormônios. Aproveite os dias de disposição para preparar os detalhes dessa semana do chá de bebê.

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho já deve estar com quase 1kg. Suas conexões cerebrais estão ainda melhores e ele já consegue ouvir (e distinguir) os sons que vem de fora da sua barriga. Ele já está bastante acostumado com a sua voz e com os batimentos do seu coração. Mas a partir de agora ele poderá saber com mais facilidade quando for o papai falando. Seu pequeno também já consegue abrir os olhinhos e sentir a luminosidade externa! Seu cérebro já está preparando o pequeno para entender o dia e a noite! Ele começa também a ter ciclos de sono- e você vai perceber que em alguns momentos ele pode ficar um pouco mais quietinho.

O que perguntar ao médico

caso a prisão de ventre esteja incomodando a mamãe, vale a pena conversar com seu especialista sobre alternativas. Lembre-se que nenhuma medicação- nem mesmo as fitoterápicas- deve ser ingerida sem a autorização do seu médico. Alguns medicamentos podem ultrapassar a placenta e chegar até o seu bebê e pode ser perigoso para ele. Aproveite esta consulta também para conversar sobre a possibilidade da realização de um exame de ultrassom para ver como seu bebê está se comportando e crescendo!

Lista de atividades da semana

O chá de bebê se aproxima! Nesta semana você pode cuidar exclusivamente dos comes e bebes a serem servidos. Você já tem a lista de convidados, certo? O site Lá Vem Bebê te ajuda a calcular a quantidade certa para seus convidados- evitando desperdício e gastos desnecessários. Depois desse passo, é só começar a produção e cuidar para que nada saia menos que perfeito!

O que não fazer nesta semana

nada de arrumar muitas tarefas para resolver ao mesmo tempo! Sua barriga já está maior e você pode se cansar com um pouco mais de facilidade. Cuidar dos detalhes do chá de bebê é essencial – mas ter foco em cada um deles garante o sucesso da sua festa!

Deixe um comentário