21 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

21 Semanas de Gestação – O Quartinho!

A mamãe é só alegria! Está bem disposta, com bom humor, já sabe o sexo do seu bebê, está preparando o enxoval… Esta semana é o momento de relaxar e aproveitar mais essa deliciosa fase da gravidez.

Sintomas da Gravidez

O peso da barriga começa a fazer diferença. A vontade de fazer xixi aumenta bastante e pode ser que a mamãe acorde mais de uma vez durante a noite para ir ao banheiro. Os seios continuam sensíveis,mas na maioria dos casos, sem dor.

Mudanças no corpo

O seu centro de gravidade está mudando a cada vez que sua barriga cresce um pouco mais. Com isso, algumas dores na região lombar começam a aparecer. Há também uma modificação nas estruturas dos seus músculos da região abdominal- eles estão mais flácidos, para que possam acompanhar o movimento que a seus ossos pélvicos começarão a fazer em breve. Essa movimentação é o início da preparação do seu corpo para o parto!

Comportamentos e emoções

As compras para o enxoval estão a todo vapor. Se você decidiu fazer as compras no exterior, deve estar bastante ansiosa com a viagem. Esse período é um dos mais tranqüilos da fase gestacional. Os sintomas incômodos não existem mais e as novidades por conta do enxoval e dos preparativos para a chegada do bebê, deixam as mamães um pouco mais tranqüilas. Aproveite esse momento e curta bastante cada detalhe.

Descobertas e curiosidades

Seu bebê já está do tamanho de uma manga grande! Seus olhinhos já estão com as pálpebras e os cílios formados. Os dedinhos das mãos e dos pés também já tem pequenas e finas unhas. É nesta fase que o seu bebê começa a dormir em ciclos mais marcados! Você poderá senti-lo mais tranquilo e quietinho durante alguns períodos do dia. Ele está dormindo! Provavelmente quando você for dormir, ele vai recomeçar a bagunça!

O que perguntar ao médico

Se você pretende viajar, esse é o momento de conversar com seu médico. Aproveite para tirar as dúvidas que você possa ter a respeito do ultrassom morfológico. Se ele ainda não foi realizado, converse com seu especialista sobre a melhor data para agendá-lo. Esse ultrassom é importante para avaliar a saúde e o desenvolvimento de importantes partes do seu bebê!

Lista de atividades da semana

Com o enxoval definido, começa também o planejamento para a decoração do quartinho do bebê! Existem diversas tendências e idéias para que a futura mamãe possa se inspirar. Nesta semana o ideal é preparar um tempo para avaliar o cômodo que será utilizado para ser o quartinho e começar a definir os móveis e a decoração. Começar as compras de itens como carrinhos, por exemplo, devem ser feitas a partir desta semana.

Quando esta fase estiver definida, a mamãe já pode começar a planejar um dos dias mais gostosos de todo o período gestacional: o chá de bebê!

O que não fazer nesta semana

Nada de pegar peso ou subir em lugares altos durante a arrumação do quartinho do bebê! Cuidar de você durante essas pequenas tarefas deve ser sua prioridade!

Deixe um comentário