7 Semanas de Gestação – Os medos
Na 7ª semana a mamãe já está com todos os sintomas e provavelmente já sabe que o bebê está chegando. O corpo começa a mudar e a ideia da chegada de um filho fica ainda mais concreta.
Sintomas da Gravidez
Nesta semana os sintomas são os mais clássicos possíveis: aumento dos enjôos, mamas crescendo a todo vapor e as roupas já não cabem mais. A vontade de fazer xixi também é grande e, muitas vezes, faz com que a futura mamãe acorde mais de uma vez durante a noite para ir ao banheiro. Um sintoma que até agora não tinha aparecido, a partir dessa semana, pode tornar-se uma constante: o refluxo. Com a alteração do metabolismo ele pode aparecer logo no começo do período gestacional – apesar de ser mais comum (e inevitável) a partir do terceiro trimestre.
Mudanças no corpo
Agora, as mudanças no corpo começam a chamar a atenção da futura mamãe. As mamas cresceram bastante já e as roupas seguem ficando cada vez mais apertadas. Os hormônios aumentam ainda mais e isso pode trazer um pouco de desconforto.
Comportamentos e emoções
As variações de humor continuam mas estão um pouco mais leves e com menos freqüência. Nesta semana o sentimento mais comum é o medo: o primeiro ultrassom ainda não foi feito e apesar de saber que está grávida você ainda não teve nenhum contato com o bebê. Saber se ele está bem, se está tudo certo e se vai correr tudo bem deixa a futura mamãe bastante tensa. Todas essas preocupações são normais e vão passar daqui a uma ou duas semanas quando você fizer o ultrassom. Busque pensar em coisas positivas e enviar boas energias para o seu bebê. Isso é muito importante para ele!
Descobertas e curiosidades
Nesta semana o coração já está quase todo formado e já bate com mais constância. Os batimentos são muito acelerados e bem diferentes dos da mamãe. A formação cerebral está bastante adiantada e já desenvolve as áreas responsáveis por diversas funções essenciais para cognição e raciocínio.
O que perguntar ao médico
As dúvidas sobre a saúde do seu bebê podem ser amenizadas com uma boa conversa com seu médico. Ele vai poder explicar quais as próximas fases e o que deve ser feito antes do ultrassom. Se você ainda não está tomando vitaminas extras, pergunte a ele qual é a mais indicada para você. Nunca tome “aquela vitamina que foi ótima para sua amiga” na gravidez dela. Vocês são diferentes e possuem diferentes necessidades nutricionais. Seu médico, por meio dos seus exames, vai poder avaliar qual o melhor suplemento para você e seu bebê nesta fase.
Lista de atividades da semana
Pegar o pedido e marcar o ultrassom da próxima semana. Essa é sua prioridade. Além disso, manter a alimentação balanceada e tomar bastante água continuam sendo essenciais.
O que não fazer nesta semana
A ansiedade com a proximidade do primeiro exame para ver o seu bebê pode não fazer bem durante essa semana. Portanto, nada de desespero se a fila para realizar o exame estiver grande. Agende seu exame e procure ficar tranquila, manter a sua atividade física de forma leve (afinal, você já conversou com o seu médico sobre isso, certo?) e continuar sua via de forma light. A semana que vem já vai ser cheia de emoções!