39 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

39 Semanas de Gestação – A última semana!

Você chegou aos últimos momentos da sua gravidez! Nas próximas duas semanas seu bebezinho vai chegar forte e cheio de saúde! Os sinais podem começar a qualquer momento. Você conhece os primeiros sinais?

Sintomas da Gravidez

Seu corpo já está preparado e pronto para o parto! Ele só está esperando o tempo do seu bebê! Algumas mamães relatam dores leves na parte inferior do útero e nas costas, normalmente na altura dos rins. A vontade de fazer xixi aumenta mais um pouco- seu bebê está ocupando todo o espaço possível e sua bexiga quase não tem lugar para armazenamento!

Mudanças no corpo

Seu corpo já está pronto! Algumas mamães podem sentir os primeiros sinais do trabalho de parto nesta semana! A barriga já está bem mais baixa e o bebê encaixadinho para o grande momento! Os seios estão com a produção de colostro completa- garantindo a nutrição e a transferência de anticorpos para seu pequeno começar a vida cheio de saúde!

Comportamentos e emoções

Nesta fase final da gestação as emoções estão à flor da pele! Com o grande momento cada vez mais próximo a gravidinha está cheia de planos e sonhos para seu pequeno! Algumas mamães podem ficar um pouco mais ansiosas nessa fase do período gestacional. A chegada do parto e todas as dúvidas e receios que vem com ela… Mas não se preocupe! A escolha do parto foi feita com todo apoio e com a avaliação do seu especialista: não se preocupe, tudo vai dar certo!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê não vê a hora de chegar! Ele pode até enganar seu corpo que vai mandar falsos sinais do trabalho de parto! Contrações irregulares e que permanecem com a mesma intensidade são alarmes falsos e fazem parte apenas de um treinamento!

Atente apenas se o espaço entre as contrações diminuir e a intensidade delas aumentar! Neste caso, entre em contato com seu especialista e siga as orientações. Nem sempre a bolsa estoura antes do parto, sabia?

Os sinais iniciais do trabalho de parto variam muito de mulher para mulher. Não há regras para a ordem de aparecimento dos sintomas, muito menos regras definidas quanto à data… Cada bebê chega ao mundo no seu próprio ritmo, já demonstrando os primeiros traços de sua personalidade!

Fique tranquila: o alerta da mamãe é acionado quando chega o grande momento e você vai saber distinguir uma contração verdadeira de uma falsa! Seu instinto materno só vai ficar mais forte a partir de agora, comece a confiar nele!

O que perguntar ao médico

Durante esta semana aproveite para conversar com seu especialista sobre as últimas mudanças que você tenha percebido. Aproveite para relembrar com ele seu plano de parto e acertar os últimos detalhes para achegada do seu pequeno.

Lista de atividades da semana

Deixe tudo pronto e à mão para uma possível saída apressada! Prepare com calma os últimos itens e detalhes que você quer levar para a maternidade. Acerte com o papai quem serão as pessoas avisadas logo que você for ter o seu bebê! Aproveite estes últimos momentos da sua gestação com tranqüilidade e calma! Você vai sentir saudades desse barrigão em breve!

O que não fazer nesta semana

Apesar de muitas mamães ficarem um pouco mais ansiosas nessa fase, tentar manter a mente e o corpo relaxados ajuda muito no trabalho de parto. Não realize nenhuma atividade desgastante- nem física nem mentalmente!

Deixe um comentário