11 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

11 Semanas de Gestação – Mais um passo!

Nessa semana as mudanças maiores que estão acontecendo tem relação com o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Para a futura mamãe a maior mudança é o início do crescimento aparente da barriguinha- que ela passa a ostentar com todo orgulho!

Sintomas da Gravidez

A grande maioria dos sintomas iniciais já estão mais amenos. Os enjôos matinais e as dores nos seios praticamente desapareceram O cansaço constante é substituído por um leve soninho… Isso é o seu corpo se acostumando com o período gestacional! A cada trimestre o conjunto de sintomas se modifica, trazendo novas sensações e experiências para a futura mamãe.

Mudanças no corpo

O útero agora começa realmente a crescer para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê. Na 11ª semana, o útero é quase do tamanho de uma manga e o seu crescimento aparente enche de orgulho a nova mamãe. Você pode notar também um pequeno aumento de peso- natural, afinal você vai mesmo ganhar uns quilinhos durante a gestação. Mas vale ficar atenta para que esse ganho de peso não seja exagerado nos primeiros meses, já que posteriormente, o bebê vai precisar de mais e mais nutrientes- e você, de mais e mais comida!

Comportamentos e emoções

Nesta semana praticamente voltou a ser você mesma e aquela fúria toda tem melhorado a cada dia. As taxas de hormônio estão se estabilizando e com isso seu humor fica um pouco melhor… Mas isso não significa que a ansiedade não continue por aí, fazendo com que você passe de um ser doce e amável a um cão raivoso em 3 segundos! Tudo isso faz parte! Divirta-se com isso! Peça desculpas quando achar que exagerou…. As pessoas vão entender melhor o que você está sentindo e podem até te ajudar com seus medos e inseguranças. Divida suas ansiedades, seus medos… O papai agradece entender o que está passando na cabeça da futura mamãe!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê não para de crescer e se desenvolver! A 11ª semana marca o desenvolvimento dos dedinhos dos pés e das mãos e a sua capacidade de já ser sensível ao toque! Uma pequena acerola de 5 cm! Seu coraçãozinho bate muito, mas muito rápido – de 110 a 160bpm (batimentos por minuto). Mas não se preocupe! É assim mesmo e até o final da sua gestação os batimentos se organizam para a chegada do bebê ao mundo!

O que perguntar ao médico

A realização do próximo ultrassom se aproxima e conversar com seu médico sobre a melhor data para realizá-lo é muito importante. Com base nos exames anteriores o médico poderá avaliar se o exame deve ser feito agora ou daqui a duas semanas- no crescimento do bebê esse tempo é uma grande diferença. Converse com ele a respeito da sua ansiedade em fazer o ultrassom e pondere também se ele pedir para que você espere! Juntos, vocês poderão definir qual o melhor momento para mais esse esperado encontro!

Lista de atividades da semana

A alimentação continua a ser a palavra chave: toda a necessidade de nutrientes necessários para que o bebê se desenvolva bem e com saúde, vem da futura mamãe. Por isso é essencial manter não só uma alimentação saudável, mas principalmente rica em vitaminas e sais minerais. A ingestão de vitaminas faz com que áreas essenciais do desenvolvimento no futuro do seu filho, formadas agora, possam acontecer de forma perfeita. Daqui a 10 anos você vai agradecer cada fruta, legume e verdura que você comeu durante a gestação quando receber o boletim escolar- recheado de notas 10- do seu filho!

Aproveite a sua disposição- já que com a melhora dos enjôos você descansa mais e se alimenta melhor- para cuidar de você! Marque uma consulta em um dentista e veja com ele se precisará realizar algum procedimento- na maioria das vezes os meses mais seguros para qualquer procedimento no dentista é entre o 4º e 6º mês de gestação (por volta da 12ª até a 26ª semana).

O que não fazer nesta semana

Nada se sair comprando o mundo para o seu bebê. Calma, mamãe! Esse momento vai chegar. E nem por que você está se sentindo melhor é que vai sair por aí fazendo o que der na telha: a restrição a exercícios pesados continua e nada que vá causar esforço extremo para você ou para o bebê é indicado. Cuide-se!

3 comentários em “11 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana”

Deixe um comentário