Chá de Bebê – Passo a Passo para organizar

Organizando o Chá de Bebê

Se você está pensando em organizar um Chá de Bebê, deve estar se perguntando por onde começar. Afinal, esse é um momento super especial, será a primeira festa do bebê e ele sentirá todo o carinho e dedicação desse momento! As dúvidas são as mais diversas: quem serão os convidados, qual a melhor data, local e horário, se será temático ou não, o que pedir na lista de presentes, como fazer um convite legal, entre muitas outras!

A Lá Vem Bebê vai te ajudar a organizar passo a passo o Chá de Bebê e torna-lo único e inesquecível! Ah, e ainda vai te dar dicas, caso você precise economizar.

O que você precisa saber antes de começar:

O Chá de Bebê geralmente é organizado entre o 7º e 8º mês de gravidez e a festinha depende muito do estilo da mamãe. Portanto, esse Passo a Passo da Lá Vem Bebê vai te ajudar a preparar tudo com base no seu estilo!

Lista de Convidados

Lista de Convidados

A primeira decisão que deve se tomar quem serão os convidados do Chá de Bebê. É importante que sejam pessoas queridas, para que o bebê receba todo o carinho da festinha!

Você irá convidar pessoas do trabalho, amigos, família? Você pode preferir fazer mais de um chá de bebê com pessoas diferentes. O chá de bebê irá incluir o papai e outros homens também? Saber quem serão os convidados poderá influenciar em toda organização do Chá de Bebê.

Por exemplo,

  • Se for com colegas de trabalho, o Chá de Bebê poderá ser no próprio ambiente profissional e isso significa poucas brincadeiras e uma decoração mais reservada.
  • Se for com amigos, pode ser em um ambiente mais descontraído, à noite ou no final de semana, com uma decoração bem elaborada e diversas brincadeiras!
  • Já com a família, você pode querer atender as diferentes faixas etárias, fazer em um salão de festa de um prédio por exemplo, de final de semana, no horário de almoço ou à tarde.

É claro que são apenas exemplos, a sua família pode ser super descolada ou mais reservada. O que importa é que você vai planejar os próximos passos com base em quem estiver na sua lista de convidados!

Dica: peça ajuda a uma pessoa de confiança e consiga um caderno ou bloco de anotações para o Chá de Bebê! Comece anotando quem você pretende convidar, lembrando que a quantidade de convidados pode impactar diretamente no custo da sua festinha.

Data, local e horário

Data

Quanto à data é legal verificar se não irá cair perto de algum feriado – as pessoas podem pretender viajar – ou aniversário de alguém do grupo de convidados! Procure uma data única e especial.

Local

Já o local você pode escolher dentro do que você imagina da festinha, dos convidados e do que está mais acessível. Você pode fazer no ambiente de trabalho, na sua casa – vai ter que arrumar tudo depois – no salão de festas do seu prédio ou de algum parente/amigo, alugar um buffet – o lado bom é que você não terá trabalho nesse caso -, e até mesmo um sítio.

É preciso entender o que você imagina e o que é possível realizar, tanto em questão de logística para os convidados, como financeiramente.

Liste os locais possíveis de realizar o Chá de Bebê e determine os prós e os contras. Dica: deixe sempre um plano B na manga. Aquele quiosque no clube pode não ser uma boa opção se decidir chover no dia.

Consultar a previsão do tempo é sempre uma boa!

Horário

Quanto ao horário, se você fizer no horário de almoço e janta, lembre-se que terá que servir uma refeição completa e poderá ter um aspecto mais formal. De manhã, provavelmente será organizado um café da manhã completo. Já a tarde ou a noite, pode ser feitos petiscos, o que pode ser mais descontraído e divertido, além de economizar na alimentação. O horário também define o quanto tempo as pessoas devem permanecer na festinha. Um Chá de Bebê de segunda-feira no trabalho terá uma duração muito inferior do que um de sábado à tarde na chácara daquela sua amiga.

Tema do Chá de Bebê

Tema Chá de Bebê

Uma vez que você já decidiu os convidados, data, local e horário, agora o próximo passo é começar a pensar em como será o Chá de Bebê! Nesse caso o primeiro passo é pensar no tema.

Sem Tema Específico

No caso de um Chá de Bebê simples, sem tema nenhum, você poderá optar por decoração neutra, em tons de amarelo, verde ou marrom. É ideal para mamães que ainda não sabem o sexo do bebê, não pretendem saber até o nascimento ou ainda em caso de gêmeos ou mais bebês de sexos diferentes.

Chá de Bebê de Menina

Os Chás de Bebê de Menina geralmente têm tons de rosa ou violeta. Usam temas como princesa, ursinhos ou unicórnio. O Cha de Bebê de menina ainda pode contar com temas como flores ou animais – normalmente passarinhos ou corujinhas.

Chá de Bebê de Menina

Reprodução: Decoração de Chá de Bebê de Menina

É menina? Veja mais 10 temas para a decoração do chá de bebê de menina para se inspirar!

Chá de Bebê de Menino

Os Chás de Bebê de Menino geralmente têm tons de azul ou verde e usam temas como marinheiro, ursos, aviador ou balões.

Chá de Bebê de Menino

Reprodução: Decoração de Chá de Bebê de Menino

É menino? Veja mais 10 temas para a decoração do chá de bebê de menino para se inspirar!

Chá de Bebê Chuva de Amor

Um dos temas muito utilizado pelas mamães de meninas é o chamado Chá de Bebê Chuva de Amor. Esse tema tem como objetivo desejar que a vida da bebê seja repleta de amor e usa itens como nuvens e corações. A Chuva de Amor fica ainda mais especial quando tem nuvens com coraçõeszinhos caindo dela! Esse tema pode ser utilizado tanto para meninas como meninos.

Chá de Bebê - Chuva de Amor - Bolo
Foto: inspire sua festa
Chá de Bebê - Chuva de Amor - Mesa

O chá de bebê chuva de amor é um dos temas mais lindos e também um dos mais escolhidos pelas mamães. Por isso, a equipe da Lá Vem Bebê colocou aqui no blog um artigo com muitas fotos de ideias exclusivamente para organizar um chá de bebê chuva de amor!

Chá de Bebê de Unissex

O Chá de Bebê Unissex costuma ter um tema único: tema de bebê! Imagens que remetem a chupeta, carrinho de bebe, sapatinhos, nuvens, são elementos bastante explorados. As cores variam entre o branco, marrom, amarelo e verde. É ideal para as mamães que ainda não sabem o sexo ou não querem saber até o nascimento.

Chá de Bebê Unissex

Chá Revelação

O Chá Revelação é quando a mamãe pretende anunciar o sexo do bebê durante a festinha. Caso a mamãe queira descobrir o sexo do bebê junto com os convidados, ela pode escolher alguém de confiança para guardar o segredo até lá, seja irmã, mãe, cunhada ou amiga!

A mamãe já consegue saber o sexo a partir da 8ª semana de gestação com o resultado da sextagem fetal, porém, entre a 16ª e a 20ª semana a certeza do sexo do bebê é bem maior, portanto, de acordo com os resultados do ultrassom, a mamãe pode planejar a data ideal para o Chá Revelação.

No caso do Chá Revelação presentes podem ser neutros, como fraldas ou lenços umedecidos. Mesmo roupas, a mamãe pode optar por receber na cor neutra. Caso a mamãe opte por fazer a lista de presentes online (falaremos mais a frente sobre isso!), essa será uma preocupação a menos, visto que a mamãe receberá o dinheiro e poderá comprar os presentes depois.

A decoração mais tradicional deste tema é azul e rosa – uma cor de um lado e outra cor do outro.

Chá revelaçao - Menino ou Menina
Foto: Um dia de Festa
Chá revelação
Foto: Tua Casa

Chá de Fraldas

O Chá de Fraldas é um tipo de Chá de Bebê, porém os presentes são exclusivamente fraldas, dos mais diversos tamanhos, para todas as fases do bebê! O Chá de Fraldas permite as mamães evitarem problemas com presentes, já que ela irá ganhar um item que com certeza irá utilizar!

Tabela de Fraldas

Caso você opte por realizar um chá de fraldas, você pode ter dúvidas em quais tamanhos de fraldas pedir. É importante lembrar que isso depende muito do peso inicial do bebê, além de que tem bebês que ganham peso muito rápido e outros que demoram mais para crescer. Se a mamãe estiver grávida de gêmeos ou múltiplos, por exemplo, os bebês normalmente nascem menores do que quando a mamãe fica grávida de um bebê apenas. Isso impacta diretamente na quantidade de fraldas de cada tamanho que o bebê irá utilizar.

Uma dica, é comprar uma quantidade pequena de cada tamanho dos tamanhos menores e, após o nascimento do bebê, ir adquirindo mais pacotes. Bebês crescem muito rápido, portanto, esse pequeno estoque de tamanho maiores é super essencial. Entretanto, é importante lembrar, que os bebês ainda tem que se adaptar a marca da fralda, afinal, alguns tem alergias ou simplesmente ficam incomodados com um tipo ou outro. Então, vale a pena adquirir pacotes de marcas diferentes.

Segue abaixo uma tabela com a quantidade média de fraldas que os bebês costumam utilizam, que serve mais como um guia na hora de pedir os presentes e, até mesmo, de fazer a sua própria compra:

Lista de Presentes

Fazer a lista de presentes do chá de bebê pode ser um verdadeiro desafio! Cada bebê é de um jeito, mesmo gêmeos, por exemplo, podem se adaptar a bicos de mamadeira diferentes. Então, a primeira dica é não peça muitos itens iguais, nem mesmo fraldas do mesmo modelo. Se possível, opte por uma ou no máximo duas unidades de cada item, assim você poderá testar com seu baby e descobrir aqueles que ele se sente melhor.

Há alguns bebês que tem alergia alguns produtos, por exemplo, algumas marcas de fralda ou, até mesmo, há bebês que tem facilidade em tirar alguns tipos de fraldas, alguns bebês adoram ficar peladões, principalmente no calor, mas isso pode não ser uma boa, ainda mais quando ele ainda não aprendeu a segurar o xixi! Você terá que testar e descobrir o que funciona para o seu bebê.

Alguns itens, como lenços umedecidos, serão muitooo utilizados e a marca já não faz tanta diferença assim. Nesse caso, há apenas um ponto de atenção, opte por itens hipoalergênicos ou livres de perfumes e corantes.

Podem ser incluídos na lista de presentes ainda itens como roupas, decoração para o quarto do bebê e até mesmo para alimentação. O importante, nesse caso, é definir o que você realmente quer pedir como presente, afinal, muitas mamães e papais gostam de personalizar os itens do bebê de uma mesma cor ou de um mesmo tema e, talvez os convidados não se atentem para esses detalhes ou não tenham o gosto que você imaginou.

Presentes Chá de bebê

Dicas para montar a lista de presentes

Uma super dica para montar a lista de presentes é conversar com as amigas e colegas de trabalho que já foram mamães e ouvir cada uma das experiências, você irá aprender e se divertir com as histórias.

Você pode também optar por fazer a lista de presentes online, os convidados presenteiam como se fosse o presente mesmo, mas o presente é entregue em dinheiro, assim os papais podem optar por comprar os itens que preferir e ainda evitam os presentes repetidos! Sites como a Lá Vem Bebê permite a mamãe optar por pedir seus presentes online.

Principalmente se você optar por essa opção, pode ter que se organizar para comprar todos os itens que irá precisar durante a maternidade. No artigo como montar a lista de presentes para o chá de bebês, damos dica dos itens essenciais que você deve incluir na sua lista!

Chá de Bebê Online

Atualmente há diversas plataformas que ajudam na utilização da lista de presentes virtual. Apesar do termo “chá de bebê online”, essas plataformas são apenas uma facilidade para pedir e receber os presentes, afinal a festinha continua acontecendo da forma tradicional!

Ao optar pela lista de presentes virtual, as mamães e os papais possuem inúmeras vantagens, entre elas evitar receber presentes repetidos ou que ainda não tem certeza se o bebê irá utilizar – afinal, como já dissemos aqui, cada bebê é de um jeito, tem até bebê que não gosta de chupeta, por exemplo, enquanto outros, usam esse item por muito tempo!

A plataforma Lá Vem Bebê oferece um diferencial em relação as plataformas online, além da opção por receber o valor dos presentes em dinheiro, também é possível adquirir os presentes na nossa loja online e já receber tudo no conforto e comodidade do seu lar! Se quiser saber mais, acessa a nossa página com perguntas frequentes e, caso ainda tenha alguma dúvida, você também pode entrar em contato conosco, será um prazer conversar contigo e te ajudar nesse momento super especial!

Convite chá de bebê

O convite do chá de bebê geralmente segue o tema da festinha. Por exemplo, o convite de um chá de bebe de menina pode ter o formato de uma roupinha cor de rosa com babado e um chá de bebê neutro de um balão com um ursinho. Imagens como a dona cegonha e carrinho de bebê são itens que também são bastante utilizados para ilustrar os convites. Os dados que são inclusos no convite geralmente seguem um padrão e você deve se lembrar de incluir:

  • O título do evento! Chá de Bebê? Chá de Fralda? Chá Revelação? Você escolhe!
  • A data – dia, mês e hora.
  • O local – se for um local desconhecido vale incluir um ponto de referência.
  • O link para a lista de presentes, caso a mamãe opte por fazer online.

Você ainda tem que decidir se irá fazer seu convite digital, em papel ou ambos.

Convite digital x físico

O convite digital tem algumas vantagens, como poder enviar para pessoas que estão longe da mamãe, ser fácil de entregar (whatsapp!) e economizar. Você ainda pode optar em utilizar modelos pré-prontos e apenas personaliza-los, ganhando agilidade e liberando o seu tempo para focar nos detalhes operacionais da festinha.

Você sabia que na Lá Vem Bebê você pode fazer seu convite?

Porém, o convite físico pode ser uma lembrança incrível, principalmente para os familiares mais próximos! Sendo assim, se você decidir ter a versão do convite em papel, você pode procurar pronto em lojinhas de festa, mandar imprimir em uma gráfica em impressão digital e optar por papel couchê 250g ou com maior gramatura, ou ainda, fazer um imã do seu convite! Ah, se você tiver dotes artesanais, você pode ainda decidir fazer você mesma um lindo convite artesanal!

Convites artesanais para se inspirar

Foto: ELO7
Foto: ELO7

Reunimos mais 30 modelos de convites para chá de bebe com dicas sobre como fazer e entregar em um único post, caso você queira se aprofundar nessa arte, além de quatro tutoriais de convites faça você mesmo.

Frases e mensagens para convite chá de bebê

Agora que você já sabe qual convite vai fazer, talvez queira escrever uma mensagem especial para seus convidados! O convite do chá de bebê geralmente tem três mensagens:

  • a do convite em si
  • a dos presentes
  • a da confirmação de presença

Primeiro vamos falar da do convite em si, ele pode ser escrito em como se fosse o bebê convidando, pela família toda ou apenas pela mamãe. Geralmente, quando é o bebê convidando, as frases são escritas em um tom mais brincalhão/divertido. Aqui abaixo vai alguns exemplos para você se inspirar:

Mensagens como se fosse o bebê convidando:

“Pessoal, eu estou quase chegando! Mamãe e papai esperam por você no meu chá de bebê!”

“Ainda nem cheguei e já quero festa! Venha participar do meu chá de bebê e aguardar a minha chegada junto com a minha mamãe!”

“Te espero no meu chá de bebê! Mamãe, papai e eu contamos com a sua presença!”

“Ainda não nos conhecemos, mas eu já sei o quanto você é especial para o papai e a mamãe. Comemore a minha chegada com eles no chá de bebê que estão preparando com muito amor!”

“Estou quase chegando e eu e mamãe esperamos por você no meu chá de bebê. Não vai faltar, hein?”

Mensagens da família convidando:

“Estamos muito felizes, pois o/a _________ vai chegar em breve! Por isso, queremos compartilhar esse momento com você com um chá de bebê!”

“Olá! Nós estamos super ansiosos para a chegada do nosso bebê! Preparamos um chá de bebê cheio de brincadeiras e guloseimas para todos e contamos com a sua presença!”

“Agora nossa família está aumentando e queremos compartilhar essa alegria. Esperamos por você no chá de bebê do/da _________ para celebrar!”

“Estamos planejando a chegada do nosso bebê com muito amor e queremos que você faça parte deste momento especial!”

Mensagens da mamãe convidando:

“Já está ficando apertadinho dentro da minha barriga e o/a ________ vai nascer logo! Venha celebrar comigo!”

“Você é meu convidado para o chá de bebê do/a ___________. Conto com a sua presença!”

“__________ está chegando e preparei um chá de bebê com muito amor e carinho! Venha fazer parte deste momento especial!”

Mensagens sobre os presentes

Agora, vamos a segunda parte, os presentes! O ideal é que o convite siga o mesmo tom, então se você escreveu como se fosse o bebê convidando, continue assim e coloque uma frase como por exemplo:

“Ah, não esquece da minha fraldinha, pois vou chegar pelado! Traz pra mim fraldas M ou G e uma lembrancinha!”

Agora, se escreveu como a família ou a mamãe, a frase pode ser mais sucinta e formal, como:

“Sugestão de presente: Fraldas __________, tamanho __.”

Ou, se o chá de bebê for para homens e mulheres, pode separar por tipo de presente:

“Sugestão de presente: para as mulheres: Fraldas ________, tamanho __. Sugestão de presente: para os homens: Lenço umedecido marca __________.”

Ah, se o chá de bebê for online, agora é a hora de colocar o link, aqui a mensagem também pode ser mais pessoal ou mais séria:

“Montamos uma lista de presentes online com muito carinho e você pode comprá-lo sem sair de casa! Tenho certeza que o/a _________ vai gostar do que você escolher! Você pode acessar a lista no link: _________”

“Sugestões de presentes no link: _______________. O presente pode ser adquirido online.”

E, por fim…

A mensagem de confirmação de presença

“Ei, não esquece de confirmar com a minha mamãe que você vai! Assim ela pode preparar uma lembrancinha especial para você!”

“Confirmações de presença por whatsapp: _____________”

“Confirme a sua presença por e-mail: _________________”

Pronto! Agora sim você já pensou em tudo até o grande dia e é a hora de pensar no dia em si mesmo! Vamos falar de decoração, comidas e guloseimas, lembrancinhas, brincadeiras, fotos e agradecimentos. Vamos lá?

Decoração chá de bebê

A decoração do chá de bebê é o coração desse dia tão especial, afinal, a ideia é deixar tudo muito lindo para receber o mais serzinho desse planeta! Seja em casa, ou no trabalho, não importa se você tem muito ou pouco espaço, sempre é possível deixar o local mais colorido para celebrar!

Agora, essa parte do artigo aqui do blog vai falar de coisas mais operacionais, como, o que deve ter na decoração, como economizar, entre outras dicas! Agora, se você quiser ver fotos e se inspirar, vou compartilhar aqui alguns links de outros posts que tem muitas fotos lindas, combinado?

Decoração Ambiente

Para decorar o ambiente vale pensar o local em que o chá de bebê será! Quando é no ambiente de trabalho, às vezes não dá para colar muitas coisas, então a mamãe (ou os amigos que organizarem) podem pendurar itens de bebê, como roupinhas e presentinhos do bebê em um varal que fique atrás da mesa do bolo. Além de ser uma excelente opção custo-benefício, pois não tem muitos gastos, deixa o ambiente com a carinha do bebê! Outra opção de varal é com roupinhas de bebê recortadas em cartolina colorida. Aqui vai uma foto de cada uma das opções para você se inspirar:

“passo

Reprodução: @betweenbabiesandkids

“passo

Reprodução: Fotografa Alessandra Oliveira

Agora, se for em casa ou em um espaço alugado, muitas vezes é possível fazer um verdadeiro painel! Pode colocar bexigas, balões, nuvens! Nesse caso itens de crianças como ursinhos, bola e brinquedos podem ser espalhados ao redor da mesa de bolo.

“passo

Reprodução: Decoração Festa Urso Balão Baloeiro Chá de Bebê

“passo

Reprodução: Decoração Cha de Bebe Ursinha Rosa

Para economizar nesse caso, vale utilizar para a decoração os mesmos itens que serão utilizados para decorar o quarto do novo bebê!

Muito bem, agora que você já sabe como o ambiente vai ficar, é hora de pensar na mesa do bolo.

A mesa do Bolo

A mesa do bolo é o centro da decoração e o foco da festinha. É nela que a mamãe geralmente tira fotos junto com os convidados, então, vale caprichar! Na mesa do bolo geralmente vai o bolo em si, docinhos e decorações de acordo com o tema. Há diferentes tipos de bolo como bolo tradicional, bolo com topo decorativo e bolo de fraldas. Além dos diferentes tipos de docinhos! Vamos falar sobre cada um deles.

Bolo Tradicional

Quando se fala de bolo de chá de bebê, ainda que seja um bolo tradicional, há mil e uma opções! A mamãe pode optar por um bolo de chocolate e decorar com confeitos da cor do sexo do bebe e outros itens de criança. Algumas opções são bolo com cor de brigadeiro e cor do sexo do bebê, como os bolos de kit kat, bolo todo da cor do sexo do bebê com chantilly, por exemplo, ou ainda, bolo coberto de pasta americana. Veja alguns exemplos:

Bolo de brigadeiro com kit kat
“passo

Reprodução: Festas Site

“passo

Reprodução: Cup Cake Delicious

Bolo com cobertura de marshmallow ou chantilly
“passo

Reprodução: Confeitaria sem chantilly e @dichocolateconfeitaria

Bolo com cobertura de pasta americana
“passo

Reprodução: @isaherzog e Bolo chá de bebe

“passo

Reprodução: Moinho Decor

Uma vez que a mamãe decidiu a cobertura, ela ainda pode optar por fazer um bolo de andar simples, como os exemplos acima, ou também um bolo de vários andares! Geralmente, o tamanho do bolo varia de acordo com a quantidade de convidados. Porém, há muitas mamães que gostam do bolo de vários andares, pois ele dá um destaque maior a mesa de bolo e, afinal, é um dia super especial:

“passo
“passo

Reprodução: @isaherzog

O bolo do chá de bebê pode ainda ser temático e conter uma surpresa! Esse é o caso de quando a mãe ainda não revelou o sexo do bebê. A parte de fora é decorada em tons de azul e rosa e o recheio é de uma cor só, ou ainda, quando corta, cai diversos confetes de uma cor só!

“passo

Reprodução: Analu doceria e Tudo Gostoso

“passo

Reprodução: Confeitando e Área de Mulher R7

“passo

Reprodução: Delas IG e Escola de Bolo

Bolo Fake ou com Topo Decorativo

Se a festa for durar bastante tempo e estiver muito quente, para evitar que o bolo fique fora da geladeira, uma opção são os bolos fakes! Eles se parecem com o bolo real, mas são de mentirinha. Essa opção é muito utilizada em casamentos. Assim, na hora de cortar o bolo, o bolo vem direto da geladeira!

“passo

Reprodução: Sweet Creations Cakes

Outra opção é caso a festa tenha poucos convidados, mas a mamãe queira um bolo de vários andares, fazer o andar do topo decorativo, ou seja, ele não é comestível. Assim, na hora de cortar, tira o andar de cima e corta apenas o andar de baixo.

Bolo de Fraldas

Uma opção bem legal para preencher a mesa e deixar a decoração super bonita é fazer um bolo de fraldas!

“passo

Reprodução: Solo Infantil e Lá Vem Bebê

Há diversas opções de tutoriais no youtube sobre como fazer bolo de fraldas, como esse da Alessa Mori: Bolo de Fraldas – Faça Você Mesmo em 3 etapas.

Você pode fazer também mini bolos de fralda com temas diversos:

“passo

Reprodução: Meu Estilo R7

Outros Bolos

Quem tem outros filhos em casa pode enfrentar algumas dificuldades caso o filho não goste de bolo de chocolate preto ou de chocolate mesmo. E é preciso ter um cuidado especial para que a criança não se sinta de lado.

A mãe pode optar então por um bolo de chocolate branco:

“passo

Reprodução: Festas Site e @docebencao via PicBear

Ou ainda um bolo salgado para compor a decoração:

“passo

Redprodução: Tudo Gostoso

Doces

Ah, os docinhos para o chá de bebê! Eles geralmente fazem parte da mesa do bolo, mas também podem ser servidos direto nas mesas dos convidados como centro de mesa.

Brigadeiro, chocolate e beijinho certamente estão entre a escolha preferida da maioria da maioria das pessoas quando se trata de doce e podem ser decorados de mil e uma maneiras. Podem ainda ser enrolados ou servidos no copinho.

“passo
“passo

Reprodução: Dolce Arte e Dolce Arte

“passo

Reprodução: @bolodalais e Tata Pereira

“passo

Reprodução: @ritabrigadeiros

“passo

Reprodução: @ritabrigadeiros e @paulambolos

Para o chá de bebê, uma escolha muito requisitada são os docinhos personalizados. Feitos com pasta americana podem seguir o tema escolhido pela mamãe.

“passo

Reprodução: @paulambolos

“passo

Reprodução: @paticonfeitaria

Uma outra possibilidade é optar por doces tradicionais como bala de goma / jujubas ou bala de coco. Esses docinhos podem ser distribuídos com ou sem decoração. No caso da mamãe optar pelos docinhos fazerem parte da decoração, é muito comum que o tema seja parte do recipiente em que eles são colocados, como sapatinhos de bebê ou mini fraldas.

“passo

Reprodução: @festasmaesdeboneca

“passo

Reprodução: Dicas para Mamãe

“passo

Reprodução: Billybong

Ainda falando de docinhos tradicionais, a maria mole pode ser colorida e assumir diversos formatos como coração, estrela ou ainda o tradicional quadrado.

“passo

Reprodução: Billybong

Assim como a maria mole, o marshmallow também pode ser encontrado azul com branco ou rosa com branco. Uma ideia bem legal é colocar como centro de mesa um baldinho com marshmallows dentro. O doce aí ganha três funções: a de doce mesmo, a de decoração e a de lembrancinha!

“passo

Reprodução: Plaquinha Chá de Bebê

Caso a mamãe queira fugir das escolhas tradicionais ela pode optar ainda por cookies decorados ou doces diferentes, como os macarons!

“passo

Reprodução: Mybaba

“passo

Reprodução: Ana Maria Brogui e Tuttimac

O que servir chá de bebê

Os docinhos e bolo geralmente compõe a decoração e ficam para o final da festa. Então… O que servir?

Bom, varia muito do local da festa e do horário, mas há duas opções principais: comida mesmo e salgadinhos. Ou ainda, uma mescla dos dois! Além das bebidas, é claro.

Comida

Dentro da opção comida há ainda diversas opções: se for no trabalho, por exemplo, o chá de bebê pode ser logo pela manhã, então aí a ideia pode ser fazer um café da manhã completo. Pão de queijo, folheados, diferentes tipos de pão, presunto, queijo, requeijão, manteiga, bolachas, geleias e uma infinidade de opções!

Se for almoço, pode ser uma refeição e, nesse caso, é bom ter duas opções de mistura para atender os paladares e gostos de todo mundo, além de conferir a restrição alimentar dos convidados, na hora de montar o cardápio vale lembrar daquela amiga que é alérgica a ovo ou daquela prima que não come glúten nem lactose.

Uma excelente opção para o almoço e para a janta é ainda um churrasco! Sejam espetinhos ou direto na chapa, fica uma confraternização muito gostosa. O churrasco costuma atender diferentes gostos e ser bem cotado para chá de bebê que vai toda a família!

Salgadinhos

Independente do horário do chá de bebê os salgadinhos sempre podem complementar. Coxinhas, bolinha de queijo, rissoles, mini kibe, entre outros. Os salgadinhos podem ser também a comida principal do chá de bebê, principalmente quando é a tarde, seja em casa ou no trabalho. Quando encomendados, são uma opção fácil e econômica.

Bebidas

Ao decidir o cardápio, um item bastante importante são as bebidas. A primeira decisão deve levar em conta se haverá ou não bebidas alcóolicas. Caso tenha bebidas é importante mensurar quantos convidados bebem e quantos não bebem e que tipo de bebida eles tomam para fazer as contas. Uma possibilidade, nesse caso, é comprar uma bebida única, por exemplo, cerveja, e pedir que os participantes levem o que eles forem tomar alcoólico diferente disso.

Feita a decisão, é hora de escolher. Geralmente, as festinhas de chá de bebê optam por refrigerante, suco e água no cardápio. Se for café da manhã, pode ser uma boa incluir café e outros tipos de bebida, como leite ou iogurte no lugar do refrigerante.

Calculadora de Alimentação

Você escolheu o cardápio e pode estar se perguntando, mas quanto eu sirvo de cada coisa? Essa é realmente uma decisão bastante delicada, afim de que tenha comida e bebida durante a festinha toda e para todos os convidados. Você também pode estar se perguntando se não vai sobrar muita comida.

Para ajudar no planejamento, aqui na Lá Vem Bebê tem uma calculadora de comida e bebida para chá de bebê com base no perfil (homens, mulheres, crianças) e quantidade de convidados, que te ajuda a estimar a quantidade de comida para a festinha! Você pode marcar os itens que você quer ter na festa entre docinhos, bolo, mini salgadinhos, mini sanduiches, churrasco, refrigerante, cerveja, água e suco.

“passo

Lembrancinhas

A festinha acabou, mas você quer compartilhar a lembrança desse dia super especial com seus convidados. Estamos falando, é claro, das lembrancinhas!

Você pode optar por fazer (ou comprar) uma lembrancinha decorativa, como as de biscuit, que podem ser colocadas em estantes e móveis:

“passo

Reprodução: Lembrancinha Chá de Bebê Menino e Dcore Você

Caso você queira fazer você mesma e procure algo mais simples e bonito, pode pensar em um cata-vento ou um balãozinho e pode coloca-los em potinhos com confetes coloridos dentro:

“passo

Reprodução: Dcore Você

“passo

Reprodução: Dcore Você

“passo

Se você quiser optar pela opção de potinho com docinho dentro, veja mais uma opção com tema de princesa para se inspirar:

“passo

Caso você prefira, pode ainda optar por preencher os potinhos com estrelinhas coloridas, fica diferente e é bem fácil de fazer!

“passo

Uma outra opção de lembrancinha-decoração fácil e prática é fazer um saquinho decorado. O interior pode ser preenchido com docinhos, bombons, sabonete, algodão, o que preferir! Há inúmeras opções!

“passo

Ah, esses são só alguns exemplos. São tantos tipos de lembrancinha: tem ainda os bem-nascidos (a versão do bem-casado para bebês), potinhos de balas e doces, água personalizada, cheirinho do bebê, toalhinha e diversas outras possibilidades. Portanto, a Lá Vem Bebê preparou uma seleção de 10 ideias de lembrancinha para o chá de bebê úteis para os convidados caso você queira se inspirar um pouco mais!

Brincadeiras

Muitas mamães optam por fazer algumas brincadeiras durante o chá de bebê! Elas deixam a festinha mais divertida e ajudam, principalmente, a integrar convidados que ainda não se conhecem.

Bingo do bebê

Uma brincadeira muito legal é fazer um bingo com os convidados! Na cartela entram palavras relacionada a bebê como choro, mamadeira, chupeta, colo e mamãe. Quem fechar a cartela primeiro pode ganhar lembrancinhas exclusivas!

“passo

Clique aqui e faça download de modelos de cartelas de bingo para utilizar no seu chá de bebê!

CARTELA DE BINGO

Nome do Bebê

Outra brincadeira que é bem animada é, caso a mamãe ainda não tenha decidido o nome do bebê, disponibilizar post-its para os convidados escreverem sugestões de nomes e colarem na barriga da mamãe!

“passo

Fralda-Quente

O jogo fralda-quente é a versão da famosa batata-quente quente só que com uma fralda. Falta quente quente quente quente quente…. No final, quem ficar com a fralda na mão perde e deve pagar um mico!

Outras Brincadeiras

As brincadeiras não param por aí! O bebê “ovo”, competição de fraldas, quiz, customização de body, treino do papai para trocar fralda, sabor da papinha, capsula do futuro, entre outras, há muitas brincadeiras para escolher! A Lá Vem Bebê preparou uma série de artigos sobre o tema para você ler e se inspirar:

Música

Caso você ainda tenha pouca experiência com festinhas, colocar música no computador ou celular pode não funcionar muito bem caso o espaço seja aberto ou tenham muitas pessoas falando junto. Portanto, nossa dica vai de lembrar de pegar uma caixa de som e, caso você não tenha, pedir emprestada, para animar a festinha! Uma música de fundo deixa as conversas mais descontraídas e criam um clima gostoso para a mamãe, o bebê e todos que estiverem presentes!

Fotos

O momento é tão especial que provavelmente esse é um item que você não irá esquecer, porém, deixamos aqui como dica: lembre-se de tirar foto do ambiente e da decoração no início, antes dos convidados chegarem e vale também tirar foto com os convidados na mesa do bolo antes de cortar o bolo! Afinal, você se dedicou para preparar esse momento super especial, vale registrar tudo isso desde o início!

Recadinhos dos Convidados

Além das fotos, uma outra forma da mamãe tornar o dia memorável e criar lembranças é disponibilizando um cantinho para que os convidados deixem recadinhos!

“passo

Agradecimento

Acabou e você já está com gostinho de quero mais! Os convidados também, o nascimento de um bebê é um momento tão especial e alegre que todos querem acompanhar de pertinho. Uma forma de tornar isso possível é postar todas as fotos e marcar o pessoal nas redes sociais! E nós também queremos saber como foi a sua experiência com Chá de Bebê! Se você utilizou a Lá Vem Bebê, você pode nos marcar @lavembebe e #lavembebe.

Esperamos que você tenha uma festinha maravilhosa e que seu bebê traga muita luz e alegria na vida da sua família!