1 Semana de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

01 Semana de Gestação – O início!

A grande notícia chegou! Sim, você está grávida! E está com 1 semana de gestação. E agora? Quais as mudanças que vão acontecer com o seu corpo nesse período? Qual o tamanho do bebê? O que devo fazer hoje? Calma! Com o impacto da notícia vem também um a enxurrada de sentimentos, medos e apreensões. A felicidade imensa da chegada do bebê é rodeada por uma série de questionamentos, tanto da mamãe quanto do papai. Mas agora, o momento é de calma.

A gravidez é uma caminhada de 40 semanas, onde tudo vai se aprendendo e descobrindo aos poucos. Cada semana é muito importante tanto para você quanto para o desenvolvimento do seu bebê.

Sintomas da Gravidez

É muito provável que você ainda não sinta nenhum sintoma específico de gravidez, mas sim aqueles que precedem toda menstruação: a famosa TPM. Os sintomas nesse período são muito parecidos, já que na verdade, nessa primeira semana de gestação o corpo ainda não entendeu se aquele óvulo produzido foi fecundado ou não. Ele ainda age apenas na preparação para o recebimento daquele óvulo pelo útero. Aqui, os sintomas mais comuns são dores nas mamas, alterações leves do humor e prisão de ventre. Sem contar, claro, o que deu o alarme- o atraso da menstruação.

Mudanças no corpo

A esta altura o seu corpo está produzindo os hormônios em quantidades bem maiores- a progesterona, por exemplo, estará em níveis bem altos. Uma leve prisão de ventre e a sensação de inchaço são comuns nessa primeira semana. Os seios também ficam sensíveis e até mesmo o toque do sutiã pode incomodar. Algumas gravidinhas relatam também um aumento da acne, mas que também poderia estar relacionado à vinda da menstruação.

Comportamentos e emoções

Os níveis de hormônios estão saltando e aumentando vertiginosamente: a progesterona e o estrógeno, que estão se adequando ao novo período. Com isso, alterações de humor bastante intensas podem acontecer- e confundir a mamãe, que pode achar que está apenas de TPM.

Descobertas e curiosidades

Apesar de ser chamada de primeira semana de gestação, na realidade, a mulher ainda não está grávida nessa fase. Aqui, o óvulo já foi liberado pelo ovário e aguarda pela fecundação. O corpo se comporta como todos os meses: produz o óvulo e guarda sua fecundação, se isso não acontece, vem a menstruação.

O que perguntar ao médico

Nessa primeira semana de gestação, provavelmente você ainda nem sabe que está grávida realmente. Vai perceber as alterações e notar o atraso menstrual, mas a maioria das mamães ainda não descobriu.

Lista de atividades da semana

Mesmo sem saber da gravidez, se você já é tentante, pode começar já nesta semana de gestação a tomar alguns cuidados como não ingerir bebidas alcoólicas e manter a alimentação regulada.

O que não fazer nesta semana

A primeira semana de gestação ainda é de novidades! Leve essa semana com alegria e intensidade e curta a notícia do seu bebê. Para as mamães que são fumantes começa aqui uma outra jornada- abandonar o cigarro. Com calma, sem culpa, mas com foco. A saúde do seu bebê é o mais importante a partir de agora!

Anterior: Guia de Gravidez Semana a Semana

Próxima: 2 Semanas de Gestação   [Leia mais…]

Deixe um comentário