22 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

22 Semanas de Gestação – As comemorações

Agora que a família já sabe o sexo do bebê depois do chá de revelação (não sabe o que é, vem cá conhecer!) começa o planejamento para outro momento delicioso entre família e amigos: o chá de bebê!

Sintomas da Gravidez

Sua disposição está ótima e parece que você nunca sentiu-se tão bem durante a gestação. E é isso mesmo! Aproveite os momentos de bem estar e energia para cuidar de você e dos planejamentos que vem por aí.

Mudanças no corpo

Sua barriga já está começando a pesar, afinal, o bebezinho não para de crescer aí dentro. O aumento da prisão de ventre é bastante natural a partir dessa semana, já que o peso do bebê influencia no funcionamento regular dos intestinos. Vale a pena investir em uma alimentação rica em fibras e que facilite a evacuação, como mamão.

Seus pés e pernas estão começando a apresentar um inchaço com maior freqüência. Colocar os pés em um nível acima da cabeça no final do dia, pode ajudar bastante a descansar!

O aumento da circulação provoca outro incômodo além do inchaço: o calor! Muitas mamães relatam “ondas” de calor que vem e vão ao longo do dia e da noite. Para algumas, esse incômodo causa até uma certa dificuldade para dormir a noite toda.

Comportamentos e emoções

Com o aumento da barriguinha- e do peso dela-, dos inchaços, das crises de prisão de ventre seu humor pode estar um pouquinho mexido. Apesar de você sentir-se bem e com energia fisicamente, pequenas coisas podem se tornar uma grande fonte de irritação. Como controlar isso? Foque nos momentos bons e nas obrigações que vão lhe trazer mais prazer. Que tal começar a pensar no chá de bebê? Ou será um chá de fraldas?

Você já contou para seus amigos e familiares o nome do bebê? Não? Então você pode ter uma festinha para fazer já? Confira aqui as super idéias para tornar esse momento ainda mais divertido.

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho está com o tamanho de um papaya! Seus bracinhos e perninhas estão completinhos e não param! É possível ver alguns bebês até chupando o dedo durante o ultrassom. Nesta fase do período gestacional, seu cérebro está cada vez mais desenvolvido e seus nervos e neurônios estão começando a trabalhar a todo vapor. Ele já está com o rostinho completamente formado e já é capaz até de fazer algumas caretas! Seu corpo também começa a se preparar mais intensamente para a chegada dele- sua musculatura fica mais flácida e seus ossos da bacia começam uma lenta movimentação para a passagem do bebê!

O que perguntar ao médico

É importante que você e seu bebê estejam bem alimentados para garantir o pleno desenvolvimento dele. Consulte seu médico sobre formas de suplementação alimentar como alternativa para melhorar o ganho de peso. A manutenção do uso do filtro solar deve continuar- mas seu médico sempre deve ser consultado sobre QUALQUER produto ou medicamento que a  mamãe vai precisar! Isso é muito importante para a saúde da mamãe e, principalmente, para a do bebê.

Lista de atividades da semana

Já estamos na 22ª semana e ainda há tanto para se fazer! Mas calma! Vai dar tempo! O mais importante nesta semana é definir com o papai se a comemoração pela chegada do bebê será um chá de bebê ou um chá de fraldas. Vale a pena começar a pensar no que os dois acreditam que será mais legal fazer para o seu pequeno. Aproveite esse momento de relaxamento com o papai para planejar algo inesquecível.

O que não fazer nesta semana

A esta altura você já começou a organizar o quarto e já está quase tudo preparado. Não vale agora descontar na alimentação. Nada de comer por dois! Os quilos que a futura mamãe ganha durante a gestação são muito importantes para o desenvolvimento adequado do seu bebê- mas se ultrapassar o esperado pode trazer sérios problemas de saúde para os dois. Manter a boa alimentação e não exagerar a cada refeição deve ser uma prioridade para a mamãe!

Deixe um comentário