O autocuidado é uma característica fundamental que gera felicidade e harmonia para a maioria das mulheres que estão passando por uma gestação, e sem dúvidas durante a gravidez a mulher pensa em como fazer para praticar o autocuidado na gravidez para ter como aumentar sua autoestima.
Você vai encontrar neste artigo:
- 1 Autocuidado na gravidez
- 2 Físico, psicológico e o autocuidado
- 3 O autocuidado e o planejamento financeiro
- 4 O autocuidado na gravidez e o pré Natal
- 5 O autocuidado e a saúde psicológica
- 6 Quando o autocuidado envolve ajuda especializada
- 7 A rede de apoio e o autocuidado na gravidez
- 8 Converse sobre o autocuidado
- 9 O autocuidado e a saúde dos cabelos
- 10 O autocuidado e a integração social
- 11 Ajudando no autocuidado da mente
- 12 O autocuidado e o relacionamento amoroso
- 13 Mais opções de como praticar o autocuidado na gravidez e o relacionamento amoroso
- 14 O autocuidado e a profissão
- 15 A Lá Vem Bebê é o autocuidado
Autocuidado na gravidez
O autocuidado está diretamente relacionado com medidas que a pessoa toma resguardando a si mesmo, levando em consideração que um dos principais objetivos de aumentar a autoestima é prevenir doenças.
O autocuidado é algo que deve ser praticado durante o período da gestação. O que acontece é que nesse meio tempo geralmente há uma indisposição da mulher.
Nesse sentido, devido ao mal estar que a maioria das gestantes acabam sentindo porque existe a alteração de hormônios podem causar nessa fase.
Físico, psicológico e o autocuidado
Sendo assim, o autocuidado na gravidez melhora a parte física, mas também o cunho psicológico da gestante, pois sem dúvidas, esse é um momento de muitos desafios e descobertas.
Quando paramos para pensar sobre autocuidado, muitas coisas vem a mente.
O autocuidado e o planejamento financeiro
Desse jeito, ao pensar no que fazer para conseguir manter, de forma prática e que não implique tanto no orçamento da família.
Tendo a certeza que as famílias tem despesas a mais porque estão planejando as coisinhas que farão parte dos preparativos para a chegada do bebê, é preciso achar maneiras para que isso não se torne um peso a mais na parte do orçamento da família.
O autocuidado na gravidez e o pré Natal
A maioria das grávidas já sabem que o pré Natal é de imensa importância durante a gestação, e o tipo de acompanhamento que a grávida terá implicará diretamente na saúde da mamãe.
Certamente na do bebê durante a formação e a primeira infância, pois medidas adotadas durante esse período certamente ajudarão na saúde a médio e longo prazo.
O pré Natal é a ajuda voltada a gestante durante as semanas de gestação, sendo de extrema importância, além de ser um direito de todas as gestantes.
Comparecer as consultas de pré Natal e seguir as recomendações do seu médico obstetra é praticar o autocuidado.
Essa ação significa cuidar de si de forma responsável porque durante as consultas a mamãe receberá orientações e informações verdadeiras e seguras de como agir na gravidez e pós parto.
O autocuidado e a saúde psicológica
A saúde da mente está entre os aspectos mais importantes da saúde da grávida, pois influencia diretamente nas ações que serão tomadas durante esse período, assim como no pós parto.
A grávida que cuida da mente ajuda a se manter menos ansiosa e mais positiva com o prognóstico de sua gravidez, puerpério e primeira infância da criança.
Consequentemente cuidar da mente trabalha de maneira preventiva e fica em alerta sobre sinais e sintomas que podem estar ligados a coisas que prejudiquem a mente das mamães..
O autocuidado e a saúde psicológica pode ser praticado com a continuidade (para grávidas que já praticavam) e também, se necessário, iniciar durante a gravidez.
Quando o autocuidado envolve ajuda especializada
Mas nem sempre é necessário se fazer terapia ou algo do tipo, pois isso deve ser indicado por um profissional competente e habilitado para ajudar dessa forma.
O autocuidado na mente pode ser praticado filtrando as informações que você lê ou acessa, sendo que os comentários que serão recebidos e confirmados por você e os pensamentos que você vai exercitar durante as semanas da gravidez.
Perceba que medidas não tão complicadas podem trazer paz para a mente e contribuir com o autocuidado na gravidez.
A rede de apoio e o autocuidado na gravidez
Um grupo de pessoas composta por familiares, amigos, conhecidos e profissionais têm grande influência na tranquilidade que você terá durante a gravidez e o pós parto, isso porque são pessoas confiáveis por você.
Quando falamos desse assunto, estamos nos referindo também na seleção desse grupo de pessoas.
Então, mostraremos formas de entender como a grávida pode repassar seus desejos, pedidos de ajuda, dividir seus medos, demonstrar preocupações e ser acolhida durante a gestação.
Converse sobre o autocuidado
A rede de apoio deverá ajudar a grávida a praticar o autocuidado, ainda que as principais ações sejam feitas pela gravidinha.
Esse incentivo faz parte da função da rede de apoio. Ter com quem contar de forma verdadeira e profunda traz segurança e oportunidade de aproveitar a gravidez para a gestante.
O autocuidado e a saúde dos cabelos
Podemos dizer que o cabelo está entre as partes mais importantes na autoestima da maioria das mulheres porque é como se ele fosse um dos pontos de partida para a mulher se sentir bem.
Cuidar da saúde básica dos cabelos na gravidez geralmente não é uma tarefa tão difícil, pois nesse período os cabelos geralmente ficam mais macios e brilhantes sem muito esforço, devido aos hormônios recebidos na gravidez .
A partir disso, a mulher deve se basear no que o seu médico disser para realizar outros procedimentos nos cabelos, e se sentir mais linda ainda.
É comum ouvirmos mulheres relatando que o ciclo de amizades e programas de entretenimento acabaram mudando um pouco durante a gestação, pois há muitas mudanças físicas e nos hormônios.
Entendemos que é um novo momento, uma nova fase de mudanças e constantes aprendizados.
Saiba que, com a liberação do médico obstetra, a gestante deve fazer passeios e atividades que a integre no mundo social, afim de manter mais próxima do mundo social.
Ajudando no autocuidado da mente
Claro que tudo que for feito, tem que ser com prudência e segurança, e dessa forma, respeitando o momento da gestante e suas possíveis coisas que podem impedir o avanço..
Se possível, pratique esportes, entre em grupos de apoio e aprendizado a mães, faça programa a dois e outras coisas que achar interessante…
O autocuidado e o relacionamento amoroso
A mulher que tem um relacionamento antes de engravidar, sempre pensa em mil e uma formas de se sentir viva dentro de sua vida a dois..
Isso inclui manter a intimidade do casal acesa e elevada, para fortalecer os vínculos que já existiam e os que estão se formando nessa nova etapa da vida dos dois.
Para isso, temos várias sugestões de como fortalecer isso e aproveitar essa fase.
1- Façam jantar romântico: Isso ajuda em um momento ímpar entre o casal.
É como se o mundo parasse e eles fossem os únicos a necessitar um do outro.
2- Assistam uma série ou filme juntos.
Um filminho, pipoca e muita atenção para esse programa que embala vários casais.
3- Planejem uma viagem. Essa é uma das divas que a maioria das pessoas deveriam seguir, se possível.
Mais opções de como praticar o autocuidado na gravidez e o relacionamento amoroso
Realizar uma viagem, para um lugar que tenha a cara do casal, antes da chegada do bebê sem dúvidas é uma das formas de fortalecer o vínculo e a intimidade de com quem se ama.
4- Primeiramente, traga o papai para a gravidez. Seja nas consultas do pré Natal, organização do chá de bebê, montagem de enxoval ou qualquer outra coisa que o deixe mais próximo.
5- Você deve aproximar o companheiro da gestação porque muitos papais podem se sentir deixados de lado, afinal, a maior atenção está sendo voltada para a mamãe e o bebê.
Para mais detalhes sobre esse assunto leia nosso conteúdo sobre intimidade do casal na gravidez.
O autocuidado e a profissão
A realidade das mulheres independentes e inseridas no mercado de trabalho pode atingir diretamente o momento mágico da gravidez.
Então, as mulheres tendem a ficar mais indispostas durante as semanas da gestação, afinal é um período de muitas mudanças no corpo e mente.
Entretanto, pode ser preciso que a mulher se afaste do trabalho para questão de segurança, caso a profissão da mamãe ofereça algum risco para ela e o bebê.
Sendo assim, sem mais, isso pode abalar a grávida de forma que cause impacto.
A Lá Vem Bebê é o autocuidado
Diante nossos conteúdos, perceba que um de nossos principais objetivos e fazer você se sentir leve e feliz durante a gravidez.
Facilitar sua vida e te ajudar em uma gestação tranquila é um de nossos maiores desejos, pois esse é o resultado de nossa dedicação.
Aqui você encontrará uma equipe sempre pronta a te ajudar em vários aspectos, seja em atualizações de conteúdos sólidos ou organização de chá de bebê on-line.
Além de tudo isso que você já conhece, nós ajudamos te oferecer vários outros produtos.
A Lá Vem Bebê está com você e seu bebê. Conte conosco!
Para continuar acessando nossos conteúdos:
Acesse regularmente nosso blog
Um super abraço da equipe Lá Vem Bebê