Bebê High Need você sabe o que é?

Você já ouviu falar na expressão bebê High Need? Os bebês que são muito intensos em tudo que fazem ganham essa expressão. Esses bebês tem alta necessidade de atenção e cuidados, principalmente da mãe. Necessitam de colo, dormem pouco, além de chorar e mamar com muita intensidade e frequência.

Essa característica da criança não é considerada síndrome e nem doença, é considerada traços da personalidade do seu filho.

Características de um bebê High need

Os bebês high need possuem características marcantes e que fazem parte da sua personalidade.Vamos citar algumas delas para que você identifique nos comportamentos do seu filho.

Difícil se encaixar em rotinas

Os bebês com alta necessidade não se encaixam muito bem em rotinas. Muita das vezes eles são imprevisíveis, não dormem em horários certos, assim como não mamam nos horários de sua rotina.

A rotina é um fator essencial para que os nossos bebês criem hábitos e fiquem mais relaxados, com isso eles ficam menos estressados. A rotina do sono, das mamadas e também de brincadeiras fazem toda a diferença na vida do nosso filho.

Sempre insatisfeito

Esses bebês exigem muito dos pais, além disso faz com que os pais, principalmente a mãe, se sintam frustrados por não atender as necessidades do filho. Isso acontece porque o seu filho está sempre insatisfeito. Não gosta da comida, não aceita os seus estímulos, não obedece as suas falas, além de pedir muito colo e atenção. Contudo um bebê que aparenta sempre estar insatisfeito.

Não se acalma sozinho

Esses bebês precisam sempre da mãe acalmando. Muita das vezes eles necessitam de contato físico, não se acalmam sozinhos. O bebê high need não gosta de ficar sozinho e por isso fica muito agitado e chora muito quando fica sozinho.

Na maioria das vezes eles não aceitam e não dormem sozinhos, sendo necessário o colo ou o peito para conseguirem acalmar e dormir. Esse colo precisa ser em pé ninando, nada de ficar sentada, mamãe! Eles não gostam!

Além de todo esse processo para acalmar o seu filho, o que funcionou hoje pode não funcionar amanhã. Hoje você adotou uma estratégia: desligou a luz, deixou o quarto escuro, cantou uma música e deu tudo certo, bebê dormiu! Contudo amanhã nada disso funciona, a música ele não quer, a chupeta é jogada longe e andar também não funciona.

Estímulos não são bem aceitos

Os papais já nascem sabendo que precisam estimular os seus bebês, até descobrir que o seu filho não gosta muito de estímulos, como são os casos dos bebês que estamos falando aqui. Eles normalmente são muito ativos, porém não gostam de estímulos, e quando os papais tentam estimular vira tudo um caos. O bebê não aceita, fica agitado além de chorar muito. Se o local que estiverem for barulhento ou com muitas pessoas falando ao mesmo tempo pode deixar o seu bebê ainda mais agitado.

Contudo alguns bebês tem a preferência de dormirem com alguns pequenos estímulos como rádio ou tv ligado, desta forma eles se sentem mais calmos, assim como pode acontecer em passeios com carrinho. Lembrando que, como falamos no tópico anterior, tudo pode mudar.

Costumam comer muito

Normalmente as crianças high need estão sempre com fome e raramente estão acima do peso pois gastam muita energia. No caso dos bebês as mamadas são longas e demoradas. Eles ficam na mesma posição confortável mais tempo do que deviam para aproveitar mais o colinho da mamãe.

Não gostam de ser tocados

Parece confuso entender um bebê com alta necessidade que está sempre em buscar de colo e carinho ser sensível ao toque, porém esse mesmo bebê não gosta de ser enrolado em mantas, não gosta de cobertores, mesmo em dias de frio, além de se incomodarem com muitas roupas.

Eles são extremamente sensíveis e, além disso se incomodam. É claro que sempre existem as exceções. Alguns bebês considerados high need, também gostam de ficar enroladinhos lembrando o quentinho do útero da mãe.

São apegados aos pais

Esses bebês desenvolvem um apego excessivo aos pais e quando são separados, como por exemplo, adaptação na creche, eles choram muito ficando ansiosos e agitados.

Normalmente esses bebês não gostam de ir em outros colos, dão sempre preferência ao colo dos pais, sendo o principal colo o da mãe. Babá e cuidadores podem não ser aceitos também de início, o que pode provocar uma agitação e ansiedade que só acabam quando o pai ou a mãe pegam no colo de volta.

Músculos contraídos

O corpo do bebê fica muito tenso mesmo que esteja calmo. Mãos fechadas com força, espasmos frequentes ao dormir, muita rigidez no corpo mesmo sem chorar, pois é de costume que isso aconteça quando o bebê está chorando. Os high needs ficam sempre mostrando o desejo de se livrar logo de algo que estejam fazendo.

Dormem menos

O sono dos bebês é sempre uma questão para os pais, pois toda mamãe deseja que o seu filho durma uma noite completa e que também tire as suas sonecas ao longo do dia, mas nem sempre é como imaginamos.

Os bebês com alta necessidade dormem muito pouco ao longo do dia, com sonecas que duram menos de uma hora, e já acordam agitados e muita das vezes chorando. Em alguns casos somente o colo da mãe resolve. Inclusive de madrugada os bebês acordam chorando, além de acordarem mais do que o esperado, muita das vezes não aceitando a presença do pai, somente a presença da mãe. ,

Não adianta nem pensar em deixar o bebê chorando até cansar para resolver a questão ou fazer com que ele aceite um colo que ele não quer, desta forma só vamos piorar as coisas podendo criar até traumas em nossos filhos.

O desenvolvimento do bebê high need

Se você leu até aqui e descobriu que tem um bebê hight need em casa entenda que isso não é um problema. São características do seu filho e que aparentemente está passando por um processo de aprendizagem e construções de sua personalidade também. Podemos citar que essa característica muito se parece com os saltos e picos de desenvolvimento.

O desenvolvimento psicomotor do seu seu filho não muda, pelo contrário, todo o seu crescimento acontece como o esperado. Fala, primeiros passos e todo o seu desenvolvimento acontece de forma tranquila e dentro do esperado, por isso não há nenhum problema de saúde com o seu filho.

O que fazer com o bebê high need

A partir dessa descoberta, o que fazer para amenizar e ajudar o nosso filho? Vamos citar algumas formas de ajudar, acalmar, além de tranquilizar o nosso filho.

  1. Transmita segurança para o seu filho e passe para o quanto você se importa com ele e suas necessidades.
  2. Use as mesmas estratégias entre o pai e a mãe para que os cuidados sejam divididos por igual e assim o bebê associe e controle o seu comportamento na presença do pai e da mãe.
  3. Importante que o pai participe ativamente das necessidades do seu filho para que ele se habitue e entenda que pai e mãe são iguais e não associe cuidados somente com a mãe.
  4. Não vai adiantar gritar, falar de forma rude ou tratar mal o seu filho por isso. Mantenha a calma mesmo que isso seja muito difícil fazer em um momento de desgaste emocional.
  5. Tente sempre identificar as preferências do seu filho para conseguir entender o que faz ele ficar mais agitado e chorando.
  6. Usa métodos de distração pode ser muito bom para os momentos de crise. Converse, mostre algo que ele goste como brinquedos ou jogos e tente acalma-lo desta forma.
  7. Tente sempre estabelecer limites para que você consiga ter controle do que você atende ou não do seu filho e assim consiga controlar aos poucos as suas vontades sem atender de imediato.

Importante frisar que é necessário sempre contar ao pediatra do seu filho todas as características observadas. Assim ele poderá sempre ajudar com conhecimento de causa, afinal ele é quem sabe e conhece todo os histórico da criança.

E você, já tinha ouvido falar em bebê high Need ou crianças com altas necessidades? Já passou por isso ou passa com seu filho? Conta nos comentários quais as principais características desenvolvidas pelo seu filho.