Rede de apoio a mamãe – Mãos que apoiam

Após a anunciação da gravidez é certo que algumas coisas precisam ser organizadas. Isso se estende também as pessoas mais próximas da mamãe e seu bebê, a tão importante rede de apoio.

Durante a gravidez, os hormônios aumentam e se cruzam, podendo causar confusão e um certo medo de como as coisas caminharão durante a gestação e após a chegada do bebê.

Muitas pessoas passarão pela vida da mamãe, mas tem aquelas que ficarão mais próximas e estarão com mais disponibilidade para ajudar.

Não importa se é a primeira gravidez ou não, a mulher se sente mais vulnerável e em uma confusão de sentimentos durante esse período gestacional.

A rede de apoio

A rede de apoio é composta por pessoas que apoiam a mamãe em todos os sentidos. É fato que a gestação e o pós-parto podem trazer momentos de instabilidade física e emocional para esta mãe. As pessoas mais próximas, que se disponibilizam em ajudar nas tarefas e fornecer apoio psicológico formam a tão importante rede de apoio.

A rede de apoio é um grupo composto por todas as figuras que os pais e, principalmente, a mãe, podem contar para cuidados com o bebê, suporte emocional e, até mesmo, apenas para escutar.

Essas pessoas são fundamentais para o bom caminhar da família do mais novo bebê. O estresse pode levar a mãe a quadros de abalo mental e isso se estender a sua relação com o bebê, seu parceiro e pessoas mais próximas.

A rede de apoio e a família

Possivelmente dentre a rede de apoio da mamãe estará sua família e, quem sabe, integrantes da família do pai do bebê. Geralmente, os avós da criança ficam mais próximos da mamãe.

Lembrando que essa proximidade deve influenciar de maneira positiva, evitando comentários de experiências consigo e pessoas próximas.

Além de ajudar nas tarefas domésticas, cuidados com o bebê e cuidados com a higiene e a saúde física da mãe, a família deve estar atenta a sinais que indiquem tristeza excessiva, choros rotineiros “sem explicação”, irritabilidade demasiada e indícios de bipolaridade, procurando ajuda de um profissional habilitado e capacitado.

A rede de apoio e a alimentação

Não é novidade que a gestante precisa estar bem nutrida para poder repassar nutrientes para seu bebê. Apesar de várias opções e o mundo prático em que vivemos, pode não ser tão fácil assim manter uma alimentação balanceada, por vários motivos durante a gestação.

Isso se estende também a mamãe, após o parto, tanto para sua saúde, quanto para repassar os nutrientes através da amamentação para o bebê.

A rede de apoio tem papel fundamental e deve ajudar, indo cozinhar na casa da gestante, fazendo marmitas criativas e outras coisas.

Além disso ajudar na saúde física, demostra cuidado e carinho para essa mamãe que merece ser cuidada.

A rede de apoio e o parceiro

É fato que a participação do papai durante a gestação, impacta na segurança e força para enfrentar desafios da mamãe. Ainda que ambos estejam ocupados e focados de formas não tão parecidas no processo, é necessário que o vínculo de casal seja mantido e cultivado, assim como a ligação de papai, mamãe e bebê seja construído.

O pai deve acompanhar a mãe nas consultas de pré-natal, sempre que puder, pois entendemos que nem sempre isso será possível, devido a trabalho e outros compromissos. A verdade é que, se der para dar um jeitinho em algum momento, isso será benéfico para a relação de papai, mamãe e bebê.

Certamente, o apoio do papai é um dos pontos mais importantes para o psicológico da mãe. Ela entende que não está sozinha para cuidar desse serzinho que por um bom tempo será bastante dependente e necessitado de cuidados.

Leia mais sobre intimidade do casal na gravidez

Os profissionais na rede de apoio

Já falamos aqui que o intuito da rede de apoio é trazer segurança. Isso se estende aos profissionais envolvidos durante o período de gestação e pós-parto.

Quantos profissionais estão em volta da gestante e da puérpera?

Obstetras, psicólogos, nutricionistas, dermatologistas, doulas, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros podem envolver esse universo, e é muito bom quando podemos confiar de olhos fechados.

Esse relacionamento entre mamãe e profissionais deve ser transparente e de empatia. Mantenha os profissionais próximos a você e sua família.

Posicione sempre sobre suas escolhas e preferências, pergunte sobre o prognóstico da gestação, elabore seu plano de parto e seja claro sobre seus medos e anseios.

A rede de apoio nas festas

Seja no Chá Revelação, Chá de Fraldas, Chá de Bebê, Mesversário do Bebê ou outra festa, certamente a mamãe precisará de ajuda para organizar.

A rede de apoio entra para ajudar e tornar a elaboração mais branda e empolgante.

São tantas coisas a serem planejadas e organizadas, tais como as comidas, bebidas, lembrancinhas, decoração, lista de presentes, entre outros detalhes. Que maravilhoso ter com quem contar e sonhar com esse momento.

Solicite e aceite ajuda. Você verá como isso será mais divertido e prazeroso com auxílio da sua rede de apoio.

Repouso médico e a rede de apoio

Pode ser que por algum motivo, a mamãe tenha que fazer repouso médico durante a gestação, e isso pode se tornar um momento estressante e desgastante para a gestante, principalmente se esse repouso exigir rígidas restrições.

Bom! Se isso acontecer, chegou a hora de marcar uma sessão de cinema particular com a mãe que está de repouso. A rede de apoio pode se revezar tanto para fazer companhia, executar afazeres domésticos, acompanhar em consultas e exames de pré-natal.

Essa condição de repouso pode trazer estrese para a mãe, por ter que diminuir suas atividades, e ter apoio por perto é indispensável para um bom andamento do fluxo.

Apoio psicológico

Não é segredo para ninguém que ter pessoas de confiança e com quem contar por perto, traz acolhimento e segurança para a grávida e puérpera. A rede de apoio serve como uma base sólida para a estabilidade física e emocional.

As pessoas devem acompanhar a mãe e observar os sinais que transmitem sentimentos, sejam eles quais forem.

A rede de apoio pode ser composta também por profissionais, que fortalecerão a proteção a mamãe e o bebê. Um profissional pode intervir em situações em que essa gestante ou puérpera necessite.

A rede de apoio e os amigos

Estimamos que a maioria das mulheres tem ao menos uma amiga mais próxima, que certamente ficará empolgada e disposta em ajudar durante a gestação e após o parto.

Essa é a hora de aceitar ajuda. Qualquer ajuda é bem-vinda e pode ter certeza que tornará as coisas mais fáceis. Além de trazer momentos de felicidade e bem estar, pois ao lado de amigos verdadeiros damos boas risadas e relembramos bons momentos sempre.

Aproveite cada segundo da disponibilidade de seus amigos. Faça cronogramas e escalas de companhias e tarefas a serem feitas. Pode ter certeza que o vínculo ficará ainda mais forte.

A rede de apoio no parto

Com certeza, o parto é um dos momentos mais pensados e idealizados pelas mamães. A questão é que isso pode trazer um pouco de receio e até causar tensão na gestante.

A rede de apoio é fundamental no quesito segurança, pois nos momentos de maior necessidade ela se fará presente.

Seja no momento do parto em si, como também no preparatório para o parto com exercícios, arrumar a bolsa de maternidade, assistir o parto e acompanhar a gestante logo nas primeiras horas após o nascimento do bebê, já que o parto pode ser um tanto cansativo, e em caso de parto cesárea, levar a cirurgia.

É importante que essa rede de apoio pesquise bem sobre o assunto, entenda as motivações da escolha da mãe e respeite suas vontades. Assim, a gestante se sentirá acolhida e saberá que existem pessoas que irão proteger a ela e seu bebê, independente da situação.

 O puerpério e a rede de apoio

O tão falado puerpério pode ser um dos períodos mais complicado do processo. Nesse período, que geralmente dura 42 dias após o parto, acontece poucos hormonais que acabam desestruturando a mãe, tanto fisicamente, quanto na parte psicológica.

É importante que essa mãe esteja bem amparada para que essas oscilações não prejudiquem a relação consigo mesma e o bebê.

Como falamos no espaço reservado ao parto, a rede de apoio poderá se revezar para acompanhar na maternidade, como no período que a mãe estiver em casa, seja cuidando da higiene e alimentação do recém nascido, como nas tarefas de casa ou fazendo a comidinha preferida, liberada pelo médico.

A Lá Vem Bebê te apoia

Nossos conteúdos são voltados para você.

A Lá Vem Bebê entende que você precisa e merece ser apoiada e acolhida. Nosso papel aqui é demostrar através de nossos conteúdos que você pode contar conosco em todas as fases.

Saiba que ao repassar informações sólidas e de credibilidade nos sentimos satisfeitos, pois sabemos que cada palavra aqui demostra compromisso com você.

Sinta como se estivéssemos segurando suas mãos e te ajudando a passar cada fase com a leve e certa sensação de positividade.

Nos siga no instagram e facebook para obter mais conteúdos. Conte com nossa equipe. Nós estamos com você!

Equipe Lá Vem Bebê.