Consulta pediatra no pré Natal- Porque é importante

Lá Vem o Bebê hein!

Quantas coisas para lidar e aprender.

Sabemos que  ninguém melhor para dar orientações seguras sobre cuidados com o bebê do que o profissional pediatra.

O pediatra acaba sendo um dos profissionais pioneiros na lista da rede de apoio da mamãe.

Hoje, muitas mamães optam por ter orientação de um pediatra, antes mesmo do nascimento do bebê.

Nesse material falaremos sobre as vantagens dessa ação.

O pediatra

O profissional pediatra é aquele que acompanha a criança de 0 a 12 anos, com o intuito de acompanhar seu desenvolvimento físico e motor primário, avaliando a necessidade  de intervenções, assim como fazer encaminhamentos para outros profissionais habilitados.

Esse profissional tem como objetivo fazer prevenção ou condutas curativas que a criança possa vir a precisar.

A importância da confiança no pediatra

E quantas vezes você ouviu histórias de pessoas, que muito orgulhosas, mencionam a confiança em um médico, e ainda usando a expressão “ tal doutor me atende há muitos anos”?

O canal de comunicação deve ficar aberto entre as duas partes, para se sentir a vontade e perguntar realmente o que quiser, sem rodeios.

Esse é um dos privilégios de quem é acompanhado por um profissional a muito tempo, pois ele conhece a fundo cada passo da história e trajetória da pessoa.

Esse é um dos intuitos da grávida que prefere ter um acompanhamento mais profundo com o profissional, desde a gravidez até o nascimento do bebê, mesmo que ele não esteja presente na hora em que a mamãe der a luz, e o ver chegar a este mundo.

O pediatra acompanhando a gestante

Cada passo da história do bebê é importante, desde o momento em que está em formação na barriga de sua mamãe. Por isso, as consultas com pediatra são tão cruciais, mesmo antes do bebê chegar.

Isso traz mais segurança para a mamãe, pois diante ao bombardeio de informações que recebem, as mamães podem se sentir confusas sobre o que realmente deve ser seguido e feito.

Ter consultas com o pediatra antes do bebê nascer também fortalece o vínculo entre os papais e o profissional, e isso é positivo para a firmeza e segurança da relação de médico e paciente.

Quando a gestante deve consultar o pediatra

No geral essa consulta acontece após o terceiro trimestre, ali a apertar da trigésima segunda semana de gestação.

Mas em casos mais específicos, a primeira consulta deve ser feito antes mesmo desse período.

A importância do pediatra no pré Natal

Saiba que além de criar confiança entre os papais e o pediatra, ter essa consulta no pré Natal pode favorecer no momento das compras, e até mesmo ao montar a lista de presentes das festas, como o chá de bebê.

Quem melhor para indicar os utensílios e móveis do bebê, como carrinho, berço, colchão, trocador, bebê conforto e muitas outras coisas?

Isso mesmo! Adquirir os móveis depois da consulta com o pediatra pode favorecer em economia e otimização no financeiro.

Isso implica até mesmo desde os tecidos hipoalergênicos indicados até a montagem e estrutura do quartinho do bebê. Olha que maravilha!

O pediatra no pré Natal ajuda o psicológico

Saiba que o pediatra pode se tornar um aliado, se consultado durante o pré Natal.

A mudança da rotina da casa é algo que indiscutivelmente afeta muitas famílias.

Podemos dizer que a maioria das mamães e papais não tem ideia de o quanto serão exigidos fisicamente e psicologicamente depois que o bebê chegar.

O pediatra durante o pré Natal explicará sobre isso, e explicará sobre a sobrecarga que será tomada dos papais e quem fizer parte direta ou indiretamente da rotina do bebê, incluindo irmãos mais velhos, caso haja.

O que perguntar para o pediatra no pré Natal

Tá ok. A consulta está marcada, mas muita mamães ficam em dúvidas sobre o que realmente deve ser perguntado. Chegou a hora de anotar tudo em sua agenda para não esquecer nadinha durante esse encontro hein!

Aqui, vamos deixar alguns assuntos bastante relevantes relacionados que farão total diferença ser acessados durante esse encontro com o pediatra.

  • Um apanhado sobre vacinas- O esquema vacinal  varia entre particular e SUS. Pergunte para o pediatra sobre a diferença e vantagens de cada um.
  • A alimentação da mamãe- Dicas de o que comer para favorecer a amamentação e bem estar da mamãe e do bebe
  •  Vias de parto– Entenda sobre as vias de parto e como cada uma delas pode implicar na vida e saúde do bebê.
  • Amamentação– Pergunte sobre as fases do leite materno, e a importância de cada gota dele, como estimular, diminuir os incômodos e armazenamento.
  • Primeiros dias de vida- Pergunte sobre o que fazer e quais as principais observações nos primeiros dias de vida do bebê, tanto na maternidade, quanto em casa.
  • Testes de triagem neonatal-tire suas principais dúvidas sobre teste do pezinho, coraçãozinho, linguinha, ouvido, olhinho e outros.
  • Móveis e utensílios do bebê- o pediatra poderá lhe ajudar com estrutura e qualidade dos móveis mais indicados. Converse sobre suas preferências e peça a opinião de quem entende do assunto.
  • O choro do bebé- Peça dicas de como interpretar a principal maneira do bebê se comunicar no primeiro período de vida.
  • Segurança do bebê- Saiba que prevenir é a melhor forma de ajudar na segurança do bebê. Peça orientações de como montar uma estrutura física eficaz.

Os mais indicados para a consulta pediatra no pré Natal

Pré-natal

Idealmente todos os futuros papais, mamães e familiares deveriam fazer essa consulta, mas aqui vamos listar aqueles casos que são mais indicados, por algumas exigências particulares.

Segue a lista abaixo:

  • Pais de múltiplos– com certeza uma gravidez de múltiplos tem suas particularidades e exigências. É ideal a consulta para se elaborar manobras desde o parto até a primeira infância dos pequenos.
  • País de primeira viagem- Sem explicação a ansiedade dos pais de primeiro filho. A inexperiência traz insegurança e ansiedade. Consulte o pediatra para tirar as principais dúvidas.
  • Casos de possíveis partos prematuros– Caso seja previsível que o bebê chegue antes das 36 semanas, por qualquer querena o motivo, a consulta é indicada, por conta dos cuidados mais que redobramos com partos e bebês prematuros.
  • Gravidez de risco- A gravidez que teve complicações pode gerar mais insegurança nas mamães e cuidados com o bebê. Procure o pediatra e conte detalhadamente os fatores de risco de sua gravidez.
  • País de coração- Assim são carinhosamente chamados país que estão em processo de adoção. Saiba que é mais que indicados que esses papais consultem um profissional pediatra, antes de ter seus filhos em seus braços.
  • Doenças congênitas- país que tem doenças que possam passar para os bebês devem fazer essa consulta para que o pediatra esteja mais afundo diante a situação da família.

Documentos para a gestante levar para a aconselha com pediatra

  • Exames que ajudem no cálculo da data provável do parto
  • Caderneta da gestante
  • Carteirinha de vacinação
  • Três últimos exames de ultrassom
  • Últimos exames de rotina
  • Laudos que julgar relevante em informações para a saúde do bebê

A rede de apoio e o pediatra no pré Natal

Para se sentir ainda mais seguro, mantenha sua rede de apoio atualizada sobre a conversa com pediatra, e posteriormente suas condutas. Isso é importante para que você se sinta ainda mais amparada e segura que suas decisões serão respeitadas, em relação a saúde do bebê.

Peça também, se possível para o papai comparecer ao menos em uma das consultas com pediatra no pré Natal, para que ele se sinta íntimo e pertencente ao processo. Com certeza isso reforçará a parceria entre você e o papai, assim como com ele e o bebê que irá chegar.

A consulta pediátrica no pré Natal e o aleitamento materno

amamentação

Já evidenciamos vários benefícios da inclusão da consulta com pediatra no pré Natal, nas agora queremos e devemos falar especificamente de um, que pé o aleitamento materno.

Sem dúvidas o leite materno é o alimento mais completo e acessível financeiramente para as mamães do mundo todo, mas devemos alertar que para a maioria não é uma tarefa tão fácil.

Com as adaptações que serão feitas na rotina e a privação de sono, o que era um desejo para as mamães pode se transformar em algo não tão prazeroso assim. Para isso, recomendamos que na consulta com pediatra no pré Natal as mamães consigam sair o máximo que puderem orientadas e com a força de vontade de fazer dar certo a amamentação.

Alguns especialistas recomendam que os seios sejam preparados antes mesmo do bebê nascer, afim de favorecer a pega e diminuir possíveis incômodos e ferimentos causados pela suga do bebê.

Recomendamos que pergunte a ele sobre:

  • Exercícios durante o pré Natal
  • Alimentação no pós parto
  • Primeira mamada do bebê
  • A importância do colostro
  • Armazenamento do leite materno
  • Uso de utensílios para facilitar a amamentação
  • Posição mais adequada para amamentar
  • A importância da amamentação exclusiva

A Lá Vem Bebê está com você

doulas

Realmente preparar tudo antes do bebê chegar sem sentir uma pontinha de desespero não é uma tarefa fácil. Por isso, o objetivo de nossos conteúdos è te auxiliar  para tornar o pré Natal o mais leve e proveitoso possível.

Devemos reforçar que você pode contar com a gente, pois nos mantemos sérios, focados e íntegros para te entregar um material consistente e relevante para ser aproveitado durante a gravidez e após o nascimento do seu bebê.

Para continuar nos acompanhando:

Nos siga no instagram 

Nos acompanhe no facebook 

Favorita nosso blog em sua aba de busca 

Um abraço,

Equipe Lá Vem Bebê.