Pré-natal sem complicações – Entenda sua importância

O pré-natal é um dos pontos mais importantes na gravidez, por isso é necessário que a mulher e as pessoas mais próximas dela nesse momento saibam dos pontos principais sobre esse momento. Isso ajuda na segurança da mamãe e de seu bebê, trazendo paz e harmonia para todos, inclusive para seu parceiro e família.

Um bom Pré-Natal influencia em todas as fases da maternidade, desde a descoberta, quanto nos períodos da gravidez, divididos em semanas, passando pelo momento do parto, e chegando até o pós parto.

O que é o Pré-Natal

Esse período, que abrange os nove meses da gravidez envolve vários quesitos, como questões biológicas, que são aquelas que expressam sobre resultados físicos sobre a saúde física da gravidinha, mas também com atenção especial para a saúde emocional da mulher, estrutura de sua rede de apoio, melhor relacionamento com seu parceiro, amigos de trabalho, fortalecimento da ligação entre o papai e o bebê. Os benefícios de um Pré-Natal realizado com excelência se estende por toda a infância do seu bebê.

A maioria das mulheres ao engravidarem, já ouviram falar sobre o Pré-Natal, mas nem todas sabem sobre suas etapas e como fazê-lo de forma adequada.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos aqui par te orientar sobre algumas práticas indispensáveis e que são direito seus nesse processo tão essencial durante a gravidez.

Uau! Deu para sentir a responsabilidade e prazeres que esse momento traz, não é mesmo?!

Dicas para as consultas

O importante mesmo é sempre tirar todas as suas dúvidas com seu médico, pesquise sobre Pré-Natal em fontes confiáveis e lembre-se de fazer uma listinha, com as perguntas que deseja fazer durante as consultas. Essa listinha é essencial para que você fique mais tranquila após suas consultas, porque imagine você saindo da tão esperada consulta periódica com uma dúvida que estava tão ansiosa para tirar.

Durante a consulta a mamãe pode ficar eufórica e esquecer sobre uma dúvida bem relevante. Por isso, lembre-se de levar sua listinha de papel ou até mesmo, no bloco de notas do celular.

O Pré-Natal é um direito de todas as grávidas, sem exceção. Isso se estende com maior cautela e atenção para aquelas que tem uma gravidez de risco, onde geralmente o protocolo fica mais rígido a partir da semana 30 da gravidez.

Pontos chaves que fazem a diferença no Pré-Natal

Isso se trata de alguns fatores realizados e abordados durante o Pré-Natal que farão a diferença em como as coisas irão acontecer durante a gravidez, assim como as condutas que o médico tomará.

Por isso, o Pré-Natal deve ser voltado para cada mamãe, existindo exames que são obrigatórios e outros que são solicitados, de acordo com a necessidade de cada gravidez.

Na primeira consulta geralmente a mamãe recebe a sua carteira de Pré-Natal, e nela serão anotadas as informações importantes, como:

Nessa consulta também é feita a entrevista onde o médico recolhe informações sobre a ficha técnica e histórico familiar da paciente, solicitação de diversos exames bioquímicos, próxima ultrassom e estabelecimento de um calendário com os próximos passos do período Pré-Natal.

A importância da suplementação no Pré-Natal

Devido a correria do dia-a-dia, os inúmeros afazeres que abordam o mundo atual e as opções práticas e rápidas que a indústria tende a oferecer, observamos um universo com a maioria das pessoas com práticas que não são saudáveis para a vida, em especial na gestação. Aqui incluímos alimentação inadequada, sedentarismo, restrição de sono, estresse físico e mental, entre outros.

Isso tudo contribui pra que uma grande parte da população mundial esteja em sobrepeso, obesa e/ou com deficiência em micronutrientes essenciais.

Saiba que na gravidez isso é ainda mais visível. Isso acontece porque, por mais que a grávida leve um estilo de vida saudável e com bons hábitos, os micronutrientes dela não são suficientes para suprir as necessidades da mamãe e do bebê, não contribuindo assim para uma gravidez saudável nesse aspecto.

Uma suplementação adequada tem inúmeras vantagens comprovadas por pesquisadores no mundo todo. Isso inclui a implantação e a placentação, que são essenciais para que, no final a gravidez seja saudável e sem complicações.

Dica: A suplementação é individual. Ela deve ser indicada para cada grávida, de acordo com suas necessidades. A suplementação traz muitos benefícios e deve ser feita de maneira adequada. A falta e excesso dela são ruins.

Ultrassom Morfológico no primeiro trimestre com rastreamento de pré-eclâmpsia

Com esse exame o médico consegue saber se a paciente tem mais riscos de ter pré-eclâmpsia, permitindo que seja tratado de forma preventiva, e com isso, diminui-se em até 80% os casos de pré -eclampsia.

3 etapas devem ser abordadas para ajudar no ultrassom morfológico do primeiro trimestre, com pesquisa de pré-eclâmpsia:

  • Fatores clínicos da mãe: A mãe deve responder a um questionário, envolvendo principalmente essas perguntas sobre: peso, altura, etnia, antecedentes pessoais (histórico na família de hipertensão, quantas gravidez, portadora de SAAF, entre outros).
  • Fazer Doppler das artérias do útero: Com o doopler, da pra saber qual o índice de pulsatilidade.
  • Medir a pressão arterial 2 vezes ao mesmo tempo, nos dois braços.

Medir o colo do útero no morfológico de segundo trimestre é importante no pré-Natal

Esse é o rastreamento universal para se descobrir colo curto, e evitar prematuridade. Um Pré-Natal realizado com excelência identifica doenças silenciosas e que pode prejudicar a mamãe e o bebê, como: diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, sífilis, anemia, e problemas no coração

Além de tudo isso, pôde-se descobrir no bebê malformações, cromossômias e entre outras coisas.

O Pré-Natal prepara a mulher para a maternidade

É fato que consulta após consulta, após o contato com profissionais da saúde e outras mãezinhas que se encontram e conversam, trocando dúvidas e experiências entre si, as grávidas aprendem técnicas de como se preparar para o parto e como cuidar melhor e sentir mais segura com seu bebê.

O Pré-natal no combate a doenças próprias da gestação

É comum ouvir mamães que tiveram doenças que surgiram durante a gestação, dizerem que não apresentavam nenhum sintoma antes da gravidez. Isso se dá devido as mudanças e adaptações hormonais que acontecem no corpo da mulher para gerar seu bebê.

Algumas dessas doenças são diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e anemia. Claro que isso também depende dos hábitos das mamães durante a gravidez e outros fatores. Quanto mais cedo se tem um diagnóstico, mais fácil é para tratar e prevenir complicações maiores no final da gravidez.

Informações sobre o parto humanizado saudável

Hoje muito se fala sobre parto humanizado e podemos observar que muitas mulheres não tem informações certas do que isso significa. Seja via natural ou cesariana, buscar um olhar mais humano e acolhedor nesse momento tão especial é o mais importante.

O parto humanizado acontece quando as vontades da mamãe são respeitadas pelos profissionais que irão executar seu parto. Esse é um acordo que precisa ser feito antes, com a grávida deixando claro seus desejos e necessidades.

Esse acordo acontece durante as consultas de Pré-natal, até porque é durante as consultas quando se pode tirar dúvidas e entender sobre riscos, indicações técnicas, até a mamãe chegar a uma decisão final.

A importância do Pré-Natal sobre hábitos de vida e higiene

Como já falamos aqui, muitas doenças da gravidez podem ser evitadas com hábitos e estilo de vida mais saudáveis. As medidas educativas devem partir principalmente do médico que acompanha a gestante, dentro do consultório, após cada encontro com a gestante, assim como toda a equipe multidisciplinar.

Quando a mulher escuta e é entendida por esses profissionais, as chances de adesão a essas medidas cresce satisfatoriamente, contribuindo para a saúde da mamãe e do bebê.

Infelizmente muitas mulheres não tem um bom acesso a informações básicas sobre higiene antes da gravidez, por isso a importância de iniciar o mais cedo possível e se manter regularmente nas consultas durante o Pré-natal.

O Pré-natal no cuidado a doenças que já existiam antes da gravidez

O alcoolismo, hipertensão, depressão, HIV, Sífilis e outras doenças que já existiam antes da mulher engravidar, podem prejudicar o andamento e a saúde da mulher e seu bebê durante a gravidez.

Por isso, a mulher deve informar para seu médico sobre a existência de qualquer doença que já exista, para que medidas de manejo sejam feitas, melhorando a qualidade da gravidez.

O papai na consulta de Pré-natal

É muito importante que a mamãe se sinta acolhida durante a gravidez. A presença do companheiro e do papai da criança é fundamental para que essa mãe fique mais segura e se sinta mais protegida, além desse ato fortalecer o vínculo entre papai e o bebê.

Sabemos que devido a rotina de trabalho e outras coisas, isso nem sempre será possível, mas mamãe e papai podem criar estratégias para que isso fique mais acessível, e quando não der mesmo para o papai comparecer, é importante que ele fique por dentro de tudo o que aconteceu na consulta, e que também deixe bem claro para a mamãe sobre suas dúvidas e vontade de estar com ela e seu futuro bebê.

Conte com a equipe Lá Vem Bebê

Nosso objetivo é te manter informada e acolhida nesse período. Para isso, nossa equipe trabalha para te trazer conteúdos úteis nesse momento.

Nos acompanhe no Instagram  e Facebook.

Um forte abraço!