Qual tratamento estético posso fazer na gravidez

 

Hoje o assunto é de muita relevância e importância, tratamento estético na gravidez, pode? Muitas mamães engravidam no meio de um tratamento estético ou já possuem o hábito de fazer algumas alterações estéticas no corpo e ficam na dúvida do que é permitido ou não no período gestacional.

Vamos falar sobre os procedimentos que podem ser feitos e aqueles que a gestante vai precisar abandonar ou adiar para depois da gravidez e amamentação.

O fundamental é saber que os procedimentos não farão mal ao bebê e nem a mamãe, para isso, consultar o seu obstetra sempre que pensar ou precisar passar por alguma intervenção estética.

Quais são os tratamentos estéticos permitidos na gravidez

Vamos começar pelos tratamentos que são permitidos e até onde e como eles são permitidos no período gestacional.  O principal para saber se o tratamento é permitido ou não é saber se eles são invasivos ou não, a partir deste ponto saberemos distinguir os que podemos ou não fazer.

Limpeza facial

Se você tem o hábito de fazer sua limpeza de pele facial, pode continuar fazendo na gravidez, ela é permitida desde que os produtos usados sejam hipoalergênicos ou naturais e recomendados para peles sensíveis, pois neste período a mulher fica com a uma sensibilidade maior em sua pele e pode até desenvolver alergias com produtos que já tinha costume de usar.

Esse procedimento é benéfico pois ajuda na diminuição da oleosidade da pele e a deixa saudável, evitando assim acnes e aqueles cravinhos indesejados.

Peeling de cristal

Os peelings consistem em descamar a pele usando ácidos, no geral os peelings não são recomendados na gravidez, pois na maioria dos casos são usados ácidos como retinóico, glicólico ou fenol que são mais agressivos e por isso, não indicados nesta fase da mulher.

O peeling de cristal é o único aceito pelos obstetras pois a base é microdermoabrasão com grãos de cristais que esfoliam a pele, ele não contém substâncias químicas fortes e nem agressivas em sua composição.

Drenagem linfática

É um dos procedimentos estéticos mais perguntados e que mais gera dúvidas nas gestantes, pois as técnicas são mais específicas, mas no geral, pode ser sim ser feita em gestantes.

A drenagem linfática só é contraindicada no primeiro trimestre de gravidez, após esse período, ela tem como objetivo ativar a circulação sanguínea e diminuir o inchaço comum nesta fase nas pernas, pés até mesmo no rosto. A drenagem elimina o excesso de líquido através da urina e é importante ser realizada por um profissional da área (fisioterapeuta ou massoterapeuta).

Importante que a drenagem linfática, além de feita por um profissional, é importante que seja feita sem força e de forma bem leve.

Manicure e pedicure

Fazer as unhas é permitido durante o período gestacional, o esmalte não é prejudicial nem para a mãe e nem para o bebê assim como a acetona que também não é contraindicada.

É muito importante ter cuidados com a higiene na hora de fazer as unhas pois existe o risco de desenvolver doenças e infecções. Neste caso opte por levar os seus próprios utensílios como alicate, lixa, palito e se for usar bacias, use um plástico descartável para proteger a bacia. Faça sempre a unha com alguém de confiança que você já tenha costume.

Vale ressaltar que os alicates de unha e cutícula devem ser esterilizados em autoclave para garantir que estão realmente esterilizados.

Hidratação capilar

Durante a fase gestacional os cabelos das grávidas normalmente ficam mais sedosos e brilhantes isso tudo acontece por conta dos hormônios, mas algumas mamães que já possuem o hábito de fazer sempre hidratação preferem continuar, então nesse caso, pode continuar com sua hidratação ao longo da gravidez sem contraindicação.

Colorir os cabelos

Esse assunto gera polêmica pois alguns acreditam que os componentes químicos das tinturas podem fazer mal ao bebê ou a mamãe, mas outros especialistas afirmam que como esses componentes estão em poucas quantidades, não são absorvidos em concentração suficiente para chegar até ao feto e provocar malformações, por isso é permitido tingir os cabelos!

De qualquer forma recomenda-se pintar os cabelos após o primeiro trimestre, ou seja, com 3 meses de gravidez, pois antes disso, todos os órgãos e músculos do bebê estão começando a se formar, existindo maior risco de mutações.

Depilação na gravidez

A depilação é permitida na gravidez, mas se atente as formas de depilação que você está acostumada a fazer. A depilação com cera é a mais recomendada pelos médicos pois a temperatura da cera faz com que os poros fiquem mais dilatados e facilita a retirada dos pelos, além disso é indicado fazer a depilação somente após as 12ª semana de gestação.

Já a retirada dos pelos com lâmina também não tem contraindicação se você já possui o costume, a única ressalva é de que você vai precisar de ajuda quando a barriga estiver maior pois com ela grande, dificulta a visualização e você fica limitada para se abaixar também.

Os cremes depilatórios não podem ser usados na gravidez pois possuem uma formulação química forte para as gestantes.

Tratamentos estéticos não permitidos na gravidez

Assim como é permitido alguns tratamentos estéticos na gravidez, alguns vão realmente esperar um pouco mais para você fazer ou voltar a fazer.

Bronzeamento artificial

Os especialistas não recomendam o bronzeamento artificial pois as mulheres nesta fase ficam com a pele muito sensível e suscetível a queimaduras em razão do maior nível de estrogênio e o hormônio melanocítico, que aceleram a pigmentação, ou seja, o bronzeamento poderá causar manchas na pele que nem sempre poderão ser removidas após o parto.

Assim como o bronzeamento artificial, o bronzeamento solar também precisará ser evitado, pois a exposição ao sol também pode causar manchas, neste caso, opte pelo sol da manhã até às 10h e use bastante filtro solar para que você matenha em dia a sua vitamina D.

Alisamento capilar

Ele é contraindicado por conter produtos químicos muito fortes, alguns possuem formol em sua fórmula. Ainda não está comprovado que as substâncias químicas alisantes são seguras e não prejudicam o bebê, por isso não pode fazer qualquer tipo de alisamento capilar durante toda a gravidez, principalmente no primeiro trimestre.

Depilação a laser

A depilação a laser, diferente das outras depilações, não pode ser feita por gestantes pois possui alto risco de causar manchas na gestante, assim como o bronzeamento artificial.

Esta depilação não oferece riscos ao bebê, mas oferece riscos a pele da mãe, por isso não se recomenda fazer depilação a laser ao longo da gestação.

Estimulação russa

Este procedimento aplica uma corrente elétrica nos músculos e o objetivo dele é tratar a flacidez. Durante a gestação ele não é indicado porque essa corrente elétrica pode causa contração uterina e acelerar o trabalho de parto, ou seja, causar um parto prematuro.

Tratamento de varizes

Não é recomendado cirurgia de varizes nesta fase, em algumas gestantes pode aparecer varizes, principalmente na primeira gestação e que podem sumir depois do parto. O mais recomendado é que você coloque as pernas pro alto ou use meias de compressão elástica para amenizar.

Aplicação de botox

Não é recomendado o uso de botox durante a gravidez, pois não há estudos que atestem que a gestante pode fazer o botox, inclusive se você estiver em tratamento, o ideal é que pare as aplicações ao descobrir a gravidez.

Qualquer tratamento estético precisa ser consultado e aprovado pelo seu obstetra seja ele qual for, por os tratamentos estéticos são muito pessoais e pode variar de mulher para mulher. A fase da gravidez e a saúde da gestante são levadas em consideração na aprovação do seu médico aos tratamentos estéticos.

Você fez algum procedimento estético durante a gestação? Conta pra gente nos comentários.