Mitos e verdades na gravidez

Antes, durante e depois da gravidez, as mamães escutam uma infinidade de mitos e verdades nesse momento da gestação. São tantos os dizeres, afirmações e suposições que cercam esse momento que chega a confundir as cabeças já bem atarefadas com os preparativos da chegada do bebê.

Nesse post falaremos um pouco sobre alguns mitos e verdades da gravidez, assim como seus benefícios, dicas e como evitar que as crenças influenciem de maneira não tão positiva no processo.

A influencia da família sobre as crenças

Sabemos que a notícia da gravidez impacta na vida e na rotina de familiares. Junto com a empolgação e medidas de cuidados, surgem vários conselhos e relatos de experiências acerca da gravidez.

Tantos “aconteceu comigo”,  “A minha vizinha”, “Isso deu certo com sua avó”, “Criei assim e não morreu”, “Come tal alimento, que dá leite”, que  chegamos a ficar espantadas e sem saber realmente o que seguir.

Muitos são as dicas, principalmente dos mais velhos, das vovós e mamães que já viveram essas fases uma ou mais vezes. A dica principal é o equilíbrio. Sabemos que com o passar dos anos as coisas evoluem.

Estamos nos referindo a não desconsiderar os conselhos e dicas de seus familiares, mas sempre pedindo orientação a seu médico obstetra do que seguir e o que descartar dessas informações, pois apesar de vocês terem a mesma genética, as situações da gravidez, na maioria das vezes, não são hereditárias, e muito menos idênticas.

Gestantes podem conviver com animais

Verdade. Já pensou se todas as pessoas que engravidam tivessem que abandonar seus bichinhos?

Isso não seria agradável nem para seus donos, e muito menos para seu animal de estimação. Deve ser traumático para uma grávida ouvir que tem que deixar seu animal e se desfazer dele, para seguir uma gravidez saudável.

Saiba que se tratando de animais domésticos, essa conexão e convívio traz benefícios diretos para a saúde gestacional, tanto que a grávida pode criar alguns anticorpos, que são adquiridos unicamente com esse contato.

Além de inúmeros benefícios devemos lembrar que esses animais são companheiros e protetores. Isso ajuda em processos de situações de repouso, solidão e picos hormonais frequentes na gravidez.

 

Saúde bucal ruim pode levar a parto prematuro

Verdade! A saúde bucal da grávida deve ser olhada com extrema atenção. Algumas exigências devem ser cumpridas, como a visita rotineira e atenção maior ao surgimento de infecções. Inclusive, essa é uma das recomendações para as ditas tentantes, ao procurarem um consultório para fazer exames e se prepararem para uma gestação futura.

Saiba que a saúde da boca da mamãe afeta o bebê diretamente, pois existem algumas situações que podem até levar a um parto prematuro, assim como influenciar diretamente no peso do bebê.

Fazer esse acompanhamento pode salvar vidas e evitar situações desconfortáveis e preocupantes. Conseguiu sentir o quão é importante cuidas dos dentes e de toda a parte bucal?

A mulher grávida fica mais susceptível a ter cáries e o aumento na produção de hormônios aumenta a probabilidade de se ter gengivite, e esses fatores podem influenciar em possível parto antes da hora.

Muitas pessoas levantam afirmações que não são verídicas, em caso de gravidez de baixo risco, e acabam espalhando notícias que levam algumas mamães a se afastarem de consultórios dos dentistas sem necessidade, e essas notícias podem atrapalhar algumas mamães.

Algumas das afirmações comuns que circulam por aí, e tidas como mito que circulam mundo a fora são:

  • Grávidas não podem tomar anestesias;
  • Os dentes das gravidinhas ficam mais enfraquecidos porque estão dividindo o cálcio com seu bebê;
  • Radiografias na boca prejudicam o bebê.

Repouso absoluto sempre evita riscos

Mito! Em alguns casos na gravidez, mulheres recebem indicação de repouso, para assegurar a saúde da mamãe e seu pacotinho. Essa é uma prática bem antiga e bastante debatida nos dias de hoje.

Os mais velhos recomendam que as mulheres que sentem dores, sangramentos ou alguma condição que ofereça riscos passe a seguir repouso extremamente absoluto, mas saiba que essa já não é uma prática adotada comumente.

Hoje, estudos apontam que essa prática pode levar a estresse, trombose e ganho de peso elevado, se não for indicação médica em gravidez de alto risco.

Nascer de 6 meses é menos arriscado

Mito! Um dito popular bem frequente e acreditado por várias pessoas é sobre o nascimento de bebê prematuro.

Todos sabemos sobre a importância de conseguir adiar o parto prematuro. Algumas pessoas acreditam e replicam que é melhor o bebê nascer aos seis meses de do que aos oito meses de gestação. Leia mais em: Novembro roxo: Conscientização a prematuridade.

Isso é um mito. Cada semana é importante para a gestação e desenvolvimento do bebê. A cada dia, os órgãos evoluem e isso ajuda na saúde logo após o parto e na infância.

Por isso, cada semana é importante e indispensável. Além de não acreditar, você pode ajudar outras pessoas explicando sobre tudo isso e diminuir essa corrente de informações falsas. Pode acreditar que essa é uma forma maravilhosa de ajuda.

A grávida pode viajar de avião

Verdade! Olha só que maravilha! Viagens de avião são liberadas para grávidas, principalmente antes do terceiro trimestre da gravidez. Não é porque você está grávida que vai deixar de fazer coisas habituais.

Ainda ouvimos diversos rumores sobre viagens de avião e as grávidas. Saiba que geralmente essa liberação acontece, sem grandes questionamentos, até aproximadamente as vinte e sete semanas da gravidez.

Lembre-se que é preciso avisar a companhia aérea, e depois das vinte e oito semanas, é necessário um atestado e liberação do seu médico para viajar. Além disso, também é muito importante procurar quais são as diretrizes da companhia aérea.

O sexo pode machucar o bebê

 

Mito. Eba! O sexo durante a gestação é liberado!

Algumas mamães tem receio de fazer sexo quando está grávida, E outras relatam que essa insegurança também vem do papai. Lembrando que essa questão é bem comum, e deve ser conversada e esclarecida com seu médico obstetra.

Claro que nos referimos a aquelas grávidas que não tem contraindicações médicas e indicações de repouso absoluto.

Vamos citar alguns benefícios do sexo na gravidez:

  • O ato sexual pode ajudar como excelente exercício na hora do parto;
  • Melhora a intimidade do casal durante a gravidez;
  •  Chegar ao orgasmo prepara o corpo para diminuir as dores sentidas no momento do parto, e com isso, pode facilitar a hora de dar a luz;
  • Combate o estresse da mamãe e do parceiro: Os orgasmos liberam adrenalina e também diminuem a circulação sanguínea, e isso proporciona diminuição de estresse;
  • A autoestima da mamãe é aumentada. Apesar de muitas mulheres se sentirem diminuídas devido as alterações do corpo nesse período, fazer sexo proporciona a mamãe confiança e se sentir “mulher” novamente.

A grávida tem que comer por dois

Mito! É fato que a grávida tem que ter mais atenção a sua alimentação, tanto na ingesta de calorias, quanto na quantidade de nutrientes.

Provavelmente você já deve ter ouvido, ou conhece uma grávida que recebeu a recomendação que precisa comer mais e comer por dois (ela e o bebê). Saiba que isso é mito e que uma grávida deve aumentar sim a qualidade do que comer e e os nutrientes que irão compor seu prato, mas não comer por dois.

A ingestão muito alta de calorias sem necessidade pode levar a condições não favoráveis a mamãe e a o bebê como diabetes gestacional, evolução hipertensiva e pré-eclâmpsia e até baixo peso do bebê.

Veja algumas dicas de alguns micronutrientes essenciais na gravidez:

  • Alimentos ricos em ferro;
  • Vitamina K, que está presente em alimentos como folhas verdes, como couve, rúculas e outras;
  •  Alimentos que contenham Vitamina B12, como coração, bife de fígado, peixes, frutos do mar e outros;
  • Frutas que contenham bastante vitamina C, como kiwi, laranja, limão, abacaxi e outros;
  • Alimentos que contenham bastante vitamina A, como por os queijos, cenoura, manteiga, abóbora e entre outros.

 A influência das crenças na gravidez

É fato que nossos pensamentos influenciam diretamente em nosso corpo, e isso inclui nossas atitudes. Saiba que tudo o que você mentaliza e internaliza tem influencia sobre seu estado físico e psicológico.

Ninguém é igual a ninguém. As pessoas tem organismos individuais e isso se estende a forma que podem reagir a cada situação. É fato que as condições sociais, hereditariedade, genética e fatores físicos e psicológicos podem impactar diretamente na saúde do corpo e da mente, mas isso não é uma sentença.

Por isso, não fique internalizando o que você ouve sobre experiências ruins de familiares e amigos. Os conselhos e preocupações devem acontecer, até que não te agrida psicologicamente. Positividade deve estar sempre a frente.

A Lá vem bebê com você

 

Em todos os momentos e em todas as fases nós estamos com você. É muito bom ter você por aqui sempre. Saiba que essa ligação é muito importante para nós e nos faz querer melhorar mais.

Esse é um momento muito especial e exige respeito. Nós queremos participar dessa etapa, trazendo informação e esperança de que tudo ocorrerá da melhor forma possível.

Conte conosco, seja no momento de produzir seu convite personalizado, na hora de montar seu chá de bebê on-line ou na hora de tirar algumas dúvidas sobre assuntos relacionados a gravidez, pós parto e fases da primeira infância.

Nos siga no facebook, Instagram e continue visitando nosso blog regularmente. Estamos com você!