O que você precisa saber sobre gravidez de gêmeos

Uma notícia em dose dupla é emoção redobrada e preocupação também. Muitas mamães não esperam a notícia de que serão mães de gêmeos e outras desconfiam por terem casos de gêmeos na família ou por terem feito procedimento de fertilização também, que neste caso, a mãe tem grandes chances de ter gêmeos.

Vamos conversar no post de hoje sobre os cuidados que a nova mamãe precisa ter neste tipo de gravidez é também sobre as possíveis intercorrências.

Quais são os tipos de gravidez gemelar

A gravidez de gêmeos pode ser bi vitelina que é quando os bebês são formados através de dois óvulos fecundados ou ela pode ser univitelina, que são bebês idênticos provenientes de um óvulo e um espermatozoide.

Cuidados com a alimentação

Os cuidados da gestação de gêmeos é basicamente os mesmos de uma gestação de um bebê só, porém alguns cuidados com alimentação se tornam necessários, além do que beber muito líquido também é importante pois são dois bebês que precisam receber nutrientes.

Na gravidez de gêmeos o risco de pré-eclâmpsia e parto prematuro também aumentam, por isso são necessários cuidados diferenciados para a gestação gemelar.

Na gravidez de gêmeos o recomendado é que a mamãe ganhe no máximo 20kg, o que é bem difícil pois existem muitos casos de mamães de um bebê só que chegam aos 20kg, por isso a alimentação da mamãe de gêmeos deve ser bem regulada e rica em nutrientes. A mãe deve aumentar a ingestão de calorias em cerca de 300 por dia.

Sobre a alimentação

A brincadeira de “comer por dois” faz todo sentido nesse tipo de gravidez, por isso vamos falar sobre os alimentos assim como manter uma alimentação equilibrada para esta fase.

Toda a alimentação da gestante precisa ser avaliada e aprovada pelo seu médico ou pelo nutricionista, por isso, o melhor a se fazer é que a nova mamãe procure um nutricionista para montar um cardápio apropriado, levando em consideração alguns fatores.

Pregnant woman eating cereals with fresh fruits, copy space

Quais alimentos são necessários

Aumente a quantidade de cereais, fibras e frutas na sua alimentação, desta forma a gestante evitará prisão de ventre e os bebês receberão maior quantidade de vitaminas e minerais.

Invista em alimentos ricos em ácido fólico, assim como toda gestante, a mãe de gêmeos também deverá ter uma alimentação rica em ácido fólico pois ele tem o objetivo de prevenir má-formações fetais e diminuir o risco de pré-eclâmpsia ou parto prematuro. O ácido fólico é indicado até mesmo para quem está pensando em engravidar, ideal é que comece a tomar antes mesmo da gestação.

Os alimentos que contém esse importante elemento são os legumes e verduras de cor verde escuro como espinafre, couve e  brócolis. Nesta lista também podemos citar alimentos como fígado de galinha ou de peru cozidos, levedura de cerveja, feijão e lentilhas, todos esses são ricos em ácido fólico e importantes na dieta de uma gestante.

Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 é muito indicado na gravidez pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebê. Alguns alimentos que podemos citar ricos em ômega 3 que a gestante poderá comer são: salmão, sardinha, sementes de chia e sementes de linhaça.

Ferro

Carne vermelha magra, vegetais de folhas verdes e feijão são alimentos ricos em ferro. O ferro é importantíssimo  pois diminui o risco de anemia.

Leites e derivados

A gestante gemelar precisa ingerir ao longo dos nove meses diariamente muitos nutrientes que também podem ser encontrados no leite e seus derivados, que são ricos em cálcio para garantir o bom desenvolvimento da placenta e dos bebês.

Como evitar a pré-eclâmpsia na gravidez de gêmeos

A pré-eclâmpsia acontece devido a problemas no desenvolvimento dos vasos da placenta, levando a espasmos nos vasos sanguíneos, alterações na capacidade de coagulação do sangue e diminuição da circulação sanguínea.

A pré-eclâmpsia não aparece em todas as gestações da mulher, mas o risco dela voltar naquelas mulheres que já passaram pelo problema é grande, neste caso são utilizados medicamentos para controlar.

As mulheres grávidas de gêmeos tem mais chances de ter a pré-eclâmpsia pois, como sugerem alguns estudos, as mudanças na pressão da mãe ocorrem por conta de alterações imunológicas na instalação da placenta no útero.

Esse problema pode ocorrer porque um dos bebês recebe um fluxo sanguíneo maior que o outro, por conta da divisão entre os dois bebês.

O tratamento é feito com o controle da pressão, uso de medicamentos anti-hipertensivos, alterações da dieta evitando o consumo de açúcar assim como a ingestão de gordura.

Em alguns casos, a mamãe precisará ficar em repouso absoluto para controlar melhor a pressão.

Quanto tempo dura a gravidez de gêmeos

Cerca de 30% das mulheres que engravidam de gêmeos costumam ter parto prematuro. Os médicos costumam ficar satisfeitos se os bebês conseguirem ficar dentro da barriga até as 37 semanas. Antes disso, os bebês são considerados prematuros.

Nos casos de gêmeos univitelinos, ou seja, que compartilham da mesma placenta e bolsa, existem mais chance de nascerem prematuros.

Alguns casos de gravidez gemelar conseguem chegar até as 40 semanas de gestação, mas normalmente elas duram entre 34 e 37 semanas. Antes desse tempo existem mais percalços e os bebês nascidos antes de 28 semanas certamente vão nessecitar de mais cuidados médicos.

Como é o parto de gêmeos

O parto normalmente é o pensamento de qualquer grávida desde o início da gravidez sendo ela de um único bebê ou gravidez de mais bebês.

Outra dúvida que ocorre muito nas grávidas de gêmeos é se elas poderão optar por um parto natural e se existe essa possibilidade. A reposta é sim, as grávidas de gêmeos podem ter um parto natural, mas para que isso ocorra alguns fatores precisam ser considerados como posição do bebê, idade gestacional da mulher e evolução da gravidez.

Se os dois bebês estiverem de cabeça para baixo na posição cefálica e não tiver nenhum problema de saúde agravante se torna possível o parto natural.

Já se os bebês estiverem na posição pélvica ou transversal será necessário uma cesariana. Normalmente os médicos preferem cesariana pois o parto natural oferece alguns riscos, mas no geral a posição em que os bebês estão é o que os médicos mais levam em consideração na hora do parto, isso se a mãe entrar em trabalho de parto ou que não seja prematuro, que neste caso só se fará a cesariana.

Quais os riscos do parto de gêmeos

É claro que todo e qualquer parto tem seus riscos, no caso da gravidez de gêmeos não é diferente e tem as suas particularidades. Durante o nascimento ou logo depois, a complicação mais comum é chamada de atonia uterina, que significa que o útero ficou muito tempo dilatado que demora a contrair. Essa contração é necessária para melhorar o sangramento comum no pós-parto.

Da descoberta da gravidez ao parto

A gravidez de gêmeos é uma emoção grande para os novos papais, porém ela necessita sim de cuidados especiais e principalmente na alimentação, beba bastante líquido também. O pré-natal é obrigatório como em qualquer outra gestação, o acompanhamento médico precisa ser bem de perto.

Em casos de pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, alguns cuidados mais minuciosos serão necessários, mas o tratamento adequado somente o seu médico saberá qual é.

Sobre o parto, não fique ansiosa, é claro que falar isso é mais difícil pois todas as mamães ficam ansiosas, mas tente não pensar muito nele, afinal só se saberá mesmo o tipo de parto na hora, então se mantenha calma que tudo vai dar certo.

Cadê as mamães de gêmeos?  Conte a sua experiência para a gente aqui nos comentários.