Vaidade infantil: quando se preocupar

Joana tem 2 anos e não pode ver um salto, uma bolsa ou uma maquiagem. Se estou me arrumando ela quer fazer igual, se passo um batom tenho que passar nela, as unhas então precisam estar sempre pintadas e impecáveis. Óculos escuros e bolsa estão sempre com ela para sair de casa.

“Mamãe, quero “pitar” a unha”;

“Quero passar o seu “bitom”

“Mamãe, quero sapato alto”

Essas são frases que ouço com frequência na minha casa e todos os dias, mas até quando essa vaidade pode ser considerada excessiva? Quando eu preciso interferir nisso? Vamos conversar nesse post sobre como analisar e avaliar.

Nós adoramos a vaidade dela e rimos bastante de todas as combinações de roupas, mas ao mesmo tempo precisamos avaliar até quando essa vaidade é demais e até quando podemos alimentar tudo isso para que no futuro ela mesma não sofra de alguma forma por isso.

Criança adulta

O principal aspecto a ser analisado quando temos uma criança vaidosa em casa é “adultização” da criança, ou seja, analisar se a criança está agindo como um adulto e o que isso pode ser ruim para nossos filhos?

O jeito de ser adulto impede que o nosso filho desenvolva as oportunidades de brincar e não ter preocupações, afinal passamos a nossa vida com toda essa preocupação, porque fazer isso com nosso filho antes da hora, não é?

A criança adulta pode desenvolver uma autoestima baixa, carências, birras e isso tudo causado pela vontade e ansiedade de ser ou ter algo tão nova. O Exibicionismo é agravante nestes casos por causa da tecnologia avançada, celulares de última geração que oferecem um determinado status e isso faz a criança sempre querer ter ou ser igual algum influenciador que ela conhece.

Se o seu filho cresce agindo ou pensando como se fosse um adulto ele certamente vai sofrer algumas consequências como não se enturmar, não ter paciência para as crianças da sua idade, além do que, ele pode deixar de descobrir o mundo da infância e aproveitar essa fase tão boa.

Maquiagem

Quando o ato de passar maquiagem da mãe é no sentido lúdico, de brincadeira, tudo bem, afinal meninas gostam dessas brincadeiras. Lembro que quando eu era criança, eu amava tudo isso, desde muito pequena, o que realmente é bom evitar que isso se torne um exagero.

Um cuidado muito importante nessa hora é sobre os produtos que está usando também, pois eles podem ser perigosos para a criança. Alguns não são testados em crianças e aumentam o risco de alergias, até mesmo os cosméticos infantis precisamos nos atentar pois não são 100% seguros.

A pele da criança é mais sensível do que a dos adultos e também mais fina, ou seja, as substâncias químicas presentes nos cosméticos são absorvidas com maior intensidade.

Sobre a diversão de ser vaidosa

Normalmente tudo isso não passa de uma brincadeira, para ela pintar as unhas e passar maquiagem é tão divertido quanto fazer alguma brincadeira de roda ou colorir um papel, por isso a intenção delas por trás desta brincadeira não tem nada a ver com realçar a beleza e sim se divertir.

As brincadeiras com as roupas do pai, da mãe, sapatos e acessórios fazem parte da descoberta e do desenvolvimento da imaginação e também da criatividade da criança, além de ajudar no crescimento emocional. E como falamos, do pensamento lúdico também.

Quando deixa de ser só uma brincadeira

A vaidade deixa de ser brincadeira quando se transforma em obrigação, um motivo para chamar atenção dos pais ou das pessoas ao seu redor. Por isso papais, fiquem atentos!

Quando o que era para ser brincadeira de forma esporádica e eventual se torna rotina e com isso a criança só sai de casa perfeitamente arrumada, começa a ficar exigente com acessórios e a vaidade fica excessiva. O perigo desses comportamentos é que, como já falamos no início do post, ela perde o seu momento, coisas da sua idade.

Um outro ponto a se preocupar é quando ela deixa de brincar, de ser uma criança espontânea ou para as crianças maiores, que começam a encontrar defeitos em si e até se tornar reféns de padrões de beleza.

A Joana gosta muito de se arrumar e de brincar de se produzir, até hoje tudo não passou de uma brincadeira de criança mesmo, mas eu como mãe, fico observando as atitudes. Ela me imita em tudo e eu acho divertido, mas ela também se distrai pintando, brincando, correndo atrás do cachorro, então por enquanto eu vou continuar observando para que não ultrapasse o limite de ser só uma brincadeira e diversão de criança.

Como os pais devem lidar

Somos inspirações e servimos de modelos para os nossos filhos em tudo. O que você transmitir para o seu filho é o que vai criar e formar a personalidade dele. A nossa parte como pais é fazer com que eles entendam a fase e também fazer com o eles aproveitem todas as fases do seu desenvolvimento de forma natural.

Você pode sim deixar a sua filha brincar de andar de salto, pintar a unha e de se maquiar. O que precisamos lembrar e perceber que criança é criança e precisa ser tratada como criança.

Quando a criança começar a se preocupar mais com sua aparência do que com as coisas de criança é a hora dos pais talvez procurarem ajuda de um profissional adequado para tentar identificar uma possível ansiedade e ajudar seu filho  a lidar com toda essa insegurança.

Nestes casos, é dever dos pais sempre manter o diálogo e explicar que o cuidado com a beleza é importante, mas que a aparência não define quem ela e que a felicidade vai muito além disso.

Prestar atenção e cuidar

A vaidade infantil principalmente nas meninas, como é o meu caso, vem avançando e cada vez mais. Muita das vezes isso acontece porque somos espelhos das nossas crianças, elas tendem a querer imitar e ser igual a gente. O que precisamos fazer é somente atestar de que os nossos filhos estão somente brincando e se divertindo com tudo isso.

O que não pode acontecer é a vaidade diminuir a autoestima da nossa filha ou fazer com que ela deixe de fazer coisas de uma criança comum na idade dela.

E você mamãe ou papai de menina, como anda a vaidade da sua filha? Conte para a gente nos comentários.