Parto induzido: quando é necessário?

Qual grávida não fica ansiosa para a hora do parto? Quem não fica com a cabeça lá frente pensando como será que o bebê virá ao mundo? Será que eu escolho tentar o parto normal, um parto humanizado, com um pós parto mais teoricamente mais tranquilo, ou marco uma cesariana com medo das dores do parto? Será que a bols⁸a vai estourar, será que terei um parto induzido?

Definitivamente essa não é uma decisão fácil. Eventualmente acaba que o desejo da mãe não pode nem ser feito por questão de segurança, para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Uma alternativa à cesariana é o parto induzido, contudo os riscos devem ser levados em conta, e não é para todo mundo. É sobre este procedimento que vamos falar hoje!

O parto induzido

Primeiramente, o parto induzido é uma forma de antecipar o momento do parto. Geralmente se faz esse procedimento por questões de segurança para a gestante, o bebê, bem como para os dois.

Ao induzir o parto ele será vaginal, e esta é a grande vantagem deste procedimento. O parto vaginal tem grandes benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. A recuperação no pós-parto certamente será mais veloz, porém como envolveu procedimentos médicos a mamãe precisará ficar internada.

Quando se fala de parto induzido, frequentemente as pessoas podem pensar que o parto será mais rápido. No entanto isso não necessariamente vai acontecer. A indução do parto pode levar horas e horas.

Formas de induzir o parto

Existem algumas maneiras de se induzir o parto e o médico responsável é quem vai supervisionar e dizer qual é a ideal.

Um dos momentos em que a indução do parto é recomendada é quando a gestação já passou das 40 semanas. Contudo, principalmente para os mais antigos, sempre tem alguma recomendação para se induzir o parto, como tomar algum tipo de chá, comer algum alimento termogênicos ou até mesmo fazer sexo. Nenhum desses casos tem comprovação, por isso nós não falaremos sobre eles aqui.

A forma mais comum é a aplicação intravenosa de ocitocina, um hormônio que a mulher produz na hora do parto. Com isso se dará o início das contrações e a dilatar de forma mais intensa.

Outra forma de realizar o parto induzido é, através do toque vaginal, fazer o descolamento digital das membranas ovulares, bem como a ruptura artificial dessas artérias

Usar medicamentos também é uma forma de induzir o parto, e uma das mais comuns. Esses remédios também contém ocitocina, e o uso deles só podem ser feito se o colo do útero estiver maduro. Contudo, se o colo do útero ainda não estiver maduro, existem formas para amadurecer a região.

Quando é necessário induzir o parto

Gravida no momento do parto

Em primeiro lugar, quanto mais perto a gestação estiver das 39 ou 40 semanas, maiores são a chance de sucesso.

Quando a gestação passa das 40 semanas e ainda não houve contrações, pode-se fazer a indução. Se o bebê for muito prematuro, a cesariana é a melhor opção. Se a bolsa romper porém as contrações não começarem, também pode-se fazer.

Outros casos em que a indução do parto é quando a mãe está com pré-eclâmpsia, hipertensão arterial crônica, diabetes gestacional ou ruptura de membranas ovulares antes do início do trabalho de parto.

Riscos do parto induzido

Antes de mais nada, saiba que, em geral, é um procedimento seguro! Porém existem riscos sim, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Caso qualquer alteração aconteça, a indução tem que parar e uma cesariana deve ser feita.

Os medicamentos podem causar alguns efeitos colaterais, podendo causar uma dor exagerada, muita contração, bem como infecção em alguns métodos mais invasivos. O descolamento da placenta pode acontecer também, contudo isso pode acontecer em qualquer parto.

Se as contrações forem intensas demais, uma má oxigenação do bebê pode acontecer. E, nesse sentido, uma cesariana de emergência será necessária.

Existe também a possibilidade do organismo da mulher não dar uma resposta à indução, precisando então fazer uma cesariana. Nesse sentido, os próximos partos dessa mamãe também devem ser cesarianas.

Por outro lado, quando o médico está acompanhando o parto de perto, ouvindo os batimentos do bebê bem como o tempo das contrações, é possível antecipar eventuais problemas, não colocando a vida da mãe nem a do bebê em risco.

Logo, estamos falando que o parto induzido é uma técnica segura! Porém é importante também que seja o médico quem indique a indução, ainda que seja um desejo da gestante ter um parto vaginal.

Gravido e o parto induzido

Quanto tempo leva a indução do parto

O tempo que pode levar varia de acordo em cada caso. Em alguns casos pode levar até 24h ou mais!

Caso não seja o primeiro parto dessa gestante e o outro parto tenha sido vaginal, as chances de sucesso são maiores e com mais rapidez. Por outro lado, se o parto anterior foi uma cesárea, as chances de sucesso são menores.

Quando é a primeira gestação, a indução será mais trabalhosa e demorada, podendo levar até mesmo dias para que tenha sucesso.

Quando não deve ter o parto induzido

Se a mamãe já teve outros partos cesáreos, em especial dois ou três partos, porque as cicatrizes dessas cirurgias podem causar um sofrimento retal.

Em casos onde o bebê está sentado ou é grande demais, ou se a placenta estiver muito baixa, em casos de hemorragia, infecções, ou até mesmo tumor ou câncer no colo do útero, o parto induzido não pode ser feito.

Como já falamos, a decisão do médico deve ser seguida. Existem casos em que a situação deve ser vista na hora para saber se há possibilidade de se induzir o parto ou não.

A dor do parto induzido é maior?

Normalmente não é a dor que é maior, porém como a indução pode levar mais tempo, a dor também vai durar mais tempo.

Entretanto, caso a dor esteja grande forte demais, algumas técnicas de respiração e de relaxamento, como ficar sentada ou deitada em uma bola de pilates, bem como tomar um banho (especialmente banheira), ou colocar suas músicas preferidas e fazer uma aromaterapia.

Uma anestesia epidural também é uma forma para controlar a dor, contudo algumas mães desejam que o seu parto seja o mais natural possível.

Auto estima da grávida

Em suma, temos no parto induzido é uma alternativa à cesariana, que ainda é muito comum em nosso país, ainda que outro método possa ser usado. Em geral ele é seguro, porém deve ser o médico quem dê esta alternativa.

Existem alguns métodos para fazer a indução, sendo o mais comum a aplicação de ocitocina direto na veia, bem como em medicamentos. Formas mais naturais como alimentos, chá e relações sexuais não têm comprovação científica.

A indução pode levar algumas horas, porém também pode levar dias. Cada caso é um caso! A dor também não costuma ser maior, porém ela pode durar mais tempo.

E como foi o seu parto? Por qual via foi? Conte para nós essa experiência única de gestar e dar a luz a um lindo bebê!