Ácido fólico e a sua importância na gravidez

Uma vitamina tão importante para quem está tentando engravidar, bem como para quem já está grávida! O ácido fólico é uma vitamina do complexo B (B9) e quando se fala em suplementação para gestantes logo se pensa nele!

Se a sua gravidez te pegou de surpresa, pode ter certeza que na primeira consulta com sua ginecologista obstetra ela irá te receitar a suplementação com o ácido fólico.

Por outro lado, caso você esteja tentando engravidar, o uso desta vitamina cerca de 90 dias antes da gravidez acontecer é muito importante! Falaremos melhor disso mais à frente, fique conosco!

De fato, o ácido fólico é muito importante sim. O encontramos em alguns alimentos, porém ainda assim é necessário uma suplementação para as gestantes.

Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o ácido fólico! Para que serve e seus benefícios, em quais alimentos ele está, os riscos que o seu excesso também pode causar!

Para que serve o ácido fólico?

Em primeiro lugar, quando falamos sobre gestantes ou quem está planejando uma gravidez, uma das principais funções do ácido fólico é que ele atua na formação das células responsável pelo crescimento e desenvolvimento humano.

Outras importantes atuações dele é a sua atuação para prevenir os defeitos do fechamento do tubo neural (que dará origem ao cérebro e medula espinhal do bebê). Auxiliar na formação da placenta e reduzir o risco de pré-eclâmpsia também são atuações dele.

Ainda temos algumas outras funções importantes para ele, como manter a saúde do cérebro, das artérias e do sistema imunológico, prevenindo doenças como infarto, câncer e demência.

Por outro lado, a deficiência dessa vitamina pode causar alguns problemas de saúde, tais quais derrame, anemia, doença de Alzheimer, alguns tipos de câncer (mama, pâncreas, cólon e pulmão) e depressão.

Ácido fólico x Metilfolato

O metilfolato é a forma natural da vitamina B9, enquanto o ácido fólico é um produto sintético produzido em laboratório.

A indicação deles são individuais, já que têm funções semelhantes. O metilfolato é a forma ativa do ácido fólico, ou seja, podemos considerar que é o ácido fólico já metabolizado.

Algumas pessoas não conseguem metabolizar o ácido fólico por uma ausência de uma enzima. Cerca de 21% das  mulheres não conseguem metabolizar. Nesse sentido, o uso do metilfolato é melhor por garantir que agirá no organismos da gestante.

Existe um exame que se faz para saber se nosso corpo consegue metabolizar o ácido fólico, porém é um exame caro. Por isso alguns médicos tem preferido receitar diretamente o metilfolato.

Alimentos que tem ácido fólico

Alimentos que tem ácido fólico

Nos alimentos a gente pode encontrar em vegetais de folha verde, como couve, espinafre, ou em legumes como brócolis.

Ainda que a gente acrescente esses legumes e vegetais, ainda assim não será suficiente.

Abacate, feijão, ervilha, carne, ovo, leite e frutas cítricas também são alguns outros alimentos que possuem o ácido fólico.

Durante a gestação o seu consumo está maior e a absorção muitas vezes não é tão eficiente, por isso a necessidade de suplementar.

Quando começar a suplementação

Primeiramente, para quem está tentando engravidar, saiba que o uso dele por cerca de 90 dias antes da gravidez acontecer diminui o risco de mal formação do bebê. Portanto, se você está planejando uma gravidez, seu uso é muito bem vindo!

Converse com o seu médico e conte para ele sobre o seu desejo de engravidar! Peça orientações sobre o que pode ser feito para ajudar.

Vale lembrar que o uso do ácido fólico não te ajudar a engravidar! O uso dele para quem está tentando engravidar são os que já falamos, como diminuir o risco da má formação do bebê e pré-eclâmpsia.

Contudo, se você não planejou a sua gravidez, assim que a descobrir é importante que comece a usar o ácido fólico. Siga as orientações do seu médico, porém o seu uso deve ser até pelo menos a 12ª semana de gestação.

O tubo neural é formado nas primeiras 4 semanas de vida do embrião, o que pode ser um problema para quem descobre a gravidez de uma forma já adiantada, pois já costuma estar completo a formação do tubo neural. Após a 6ª semana de gravidez a ação preventiva do ácido fólico é muito menor.

Em geral,  a dose diária para gestações sem risco é de 0,4mg. O seu médico também saberá receitar a dosagem certa para você.

Suplementação

Excesso de ácido fólico

Em primeiro lugar, dificilmente ultrapassaremos a quantidade máxima de 1000mcg por dia, em especial quem ainda não faz a suplementação, ou seja, consome apenas nos alimentos.

Em segundo lugar, bem como já falamos, durante a gestação o seu consumo aumenta, por isso é necessário aumentar a quantidade que se consome.

Ainda assim, caso o consumo esteja em excesso, eliminaremos uma parte deste excesso na urina. Contudo, uma outra parte poderá ficar no fígado, o que pode causar alguns problemas de saúde, como febre, perda de apetite, coceiras na pele, náuseas, dor no estômago e até mesmo dificuldade para respirar.

Você sabia?

Desde 20002, no Brasil, a adição de ferro e ácido fólico na farinha são obrigatórios!

Essa é uma estratégia do ministério da saúde para diminuir a má formação de bebê durante a gestação, bem como prevenir a anemia!

São muitos alimentos que consumimos que tem farinha, o que faz com que essa estratégia do ministério da saúde seja ótima!

Veja o protocolo que o ministério da saúde lançou.

Resumindo

De maneira geral, o ácido fólico, ou então o metilfolato, são muito necessários para quem está tentando engravidar ou para quem descobriu a gravidez. Se você é uma tentante, comece a tomar cerca de 90 dias antes da gravidez de fato. Por outro lado, se você acabou de descobrir uma gravidez, procure seu médico e comece a suplementar. Ele vai te dizer a quantidade ideal para você.

Os legumes e folhas com a cor verde escura são alimentos que já possuem o ácido fólico, e, além desses, carne, feijão, ovo, leite e frutas cítricas também tem. Cuidado com os excessos!

Vale lembrar que ele é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do feto, para o fechamento do tubo neural, bem como auxilia na formação da placenta e reduz o risco de pré-eclâmpsia. Ou seja, ele é muito importante! Prevenções de outras doenças também estão ligadas ao consumo do ácido fólico, como depressão, alguns tipos de câncer e ainda algumas outras doenças.

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante em todas as fases da vida, e durante a gestação é fundamental! Escolha sempre se alimentar bem, com comida de verdade, que podem ser feitas em casa. É muito importante tanto para a saúda da mamãe quanto para a do bebê que está vindo ai!

E como foi a sua experiência com o ácido fólico? Você começou a tomar por quê estava tentando engravidar ou por quê descobriu uma gravidez? Sentiu algum gosto forte na boca? Algumas mamães costumam relatar esse gosto forte. Conte tudo para a gente nos comentários!