5 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

5 Semanas de Gestação – A Formação

Nesta semana a gravidez começa a ficar mais evidente. O atraso da menstruação já se confirmou e a notícia já chegou!

Sintomas da Gravidez

Durante a 5ª semana de gestação os sintomas da gravidez já são bastante evidentes. Além da não vinda do período menstrual, o aumento das mamas (a essa altura as dores que incomodavam já amenizaram bastante!) e do abdome já são percebidos com facilidade. Uma diferença significativa no olfato também pode ser observada – todos os odores começam a ficar muito mais fortes e aparentes. Mais uma vez, culpa dos hormônios. Esse é um dos motivos da maioria das mamães começarem a sentir enjôos nessa semana da gestação aliado à alta produção de progesterona. Eles são mais acentuados no período da manhã, logo ao acordar. É muito importante que a mamãe se alimente mesmo com o incômodo. O bebê precisa de nutrientes adequados nessa fase de formação.

Mudanças no corpo

As mamas começam a aumentar de tamanho e os enjôos aparecem. O aumento hormonal também provoca um fortalecimento da pele dos mamilos, o que faz que eles fiquem um pouco mais escuros. O abdome está bastante dilatado- e isso ainda não é o seu bebê crescendo. Nessa fase, há um aumento da produção de gases no intestino e eles provocam esse inchaço. As freqüentes idas ao banheiro continuam e, muitas vezes, a prisão de ventre se acentua nesse período. Podem ocorrer também, sangramentos de escape, que são absolutamente normais- mas sempre devem ser relatados ao médico o mais rápido possível.

Comportamentos e emoções

A cabeça da futura mamãe está um turbilhão nesse momento. Além das expectativas naturais de toda gestação os já famosos e conhecidos hormônios continuam deixando o humor bastante variável. Da alegria à insegurança em segundos! Tudo absolutamente normal e dentro do esperado. Fique tranquila!

Descobertas e curiosidades

Nesta semana tem início o seu 2º Mês Lunar. Seu bebê ainda é um embrião. Estão sendo formados a coluna vertebral, o cérebro e o coração. Essa é uma semana crucial para o seu bebê! Lembra do ácido fólico? É aqui que ele será importante: ele ajuda a fechar a medula o que, se não ocorre, pode trazer um problema grave.

O coraçãozinho ainda não tem todas as suas estruturas formadas e ainda não bate de maneira constante. Mas ele já está lá e batendo!

O que perguntar ao médico

Lembre-se de conversar com o seu médico sobre quais os medicamentos que você pode tomar. Até os mais simples, como para dores de cabeça e gripes, devem ser relatados. Isso é MUITO importante para o desenvolvimento do seu bebê. E nunca tome nenhum medicamento antes de falar com o seu médico.

Lista de atividades da semana

Alimentar-se bem! Com o aumento dos enjôos muitas mamães acabam até mesmo perdendo peso nesse período – o que não é nada bom para o desenvolvimento do bebê que está a todo vapor! Frutas e refeições leves vão garantir os nutrientes e o bem estar que a mamãe e o bebê necessitam nesse momento.

O que não fazer nesta semana

Nada de atividades estressantes – tanto para o corpo quanto para a mente. Procure pensar no bem estar e no completo desenvolvimento de partes essenciais do seu filho que estão acontecendo nesta semana. Apenas aproveite o seu momento!

Anterior: 4 Semana de Gestação   [Leia mais…]

Próxima: 6 Semanas de Gestação   [Leia mais…]

Deixe um comentário