6 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

6 Semanas de Gestação – Contar ou não contar?

A 6ª semana marca um dilema: contar ou não para todo mundo? Essa é uma escolha muito pessoal de cada mamãe e a sua decisão deve ser respeitada!

Sintomas da Gravidez

Nesta semana os sintomas da gravidez tornam-se ainda mais acentuados. Se a os enjôos matinais já eram presentes vão ficar ainda mais fortes a partir de agora até o final do terceiro trimestre- 12 ª semana. A vontade de fazer xixi a todo momento também continua.

Mas se você não sentiu nenhum tipo de enjôo até agora, pode comemorar! É bem provável que você passe muito bem nesses primeiros meses.

O cansaço que antes era leve agora parece inesgotável. O sono constante é absolutamente normal! (Advinha quem faz isso: eles, os hormônios!) Descanse o quanto puder e leve com humor esse sono!

Mudanças no corpo

As mamas já estão visivelmente maiores e tanto a auréola quanto os mamilos já estão com textura e cor diferentes. Isso é resultado da preparação que o corpo faz para o período da amamentação. A circulação sanguínea nos seios aumenta para que, posteriormente, a produção de leite tenha início. Apesar de sua barriga ainda não ter começado a crescer, suas calças podem estar um pouco mais apertadas… Você não engordou, mas os hormônios (sempre eles!) fazem com que haja um pequeno inchaço nesse período.

Comportamentos e emoções

O humor começa a melhorar nesta sexta semana, e vem uma vontade quase que incontrolável de gritar para o mundo que você vai ser mamãe. Esse momento é bastante delicado e pessoal. Algumas mulheres decidem não contar sobre a sua gestação até o final do terceiro mês quando mais exames já foram realizados e a possibilidade de um aborto espontâneo também já foi afastada. Mas essa decisão é pessoal e deve ser conversada também com o futuro papai!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê continua crescendo sem parar! Os rins, pulmões e fígado estão tomando seu primeiro formato. Nesta fase do período gestacional, seu bebê tem cerca de 2,5 mm e é do tamanho de uma semente de uva! O tubo neural está quase fechado terminando de formar a coluna e suas estruturas cerebrais.

O que perguntar ao médico

É importante a partir de agora sempre anotar as suas dúvidas. Sempre que lembrar de alguma coisa, escreva em um bloco de notas para que possa perguntar quando chegar o dia da consulta. Nesta semana um questionamento a ser feito são quais atividades físicas você pode continuar praticando. Vale apostar em exercícios que ajudem no relaxamento e no bem estar. Perguntar quais exercícios, a freqüência que você pode praticar e com qual intensidade é muito importante. A prática de atividade física durante a gravidez é altamente recomendada na maioria dos casos. Por isso é importante conversar com seu médico para conseguir se manter em movimento sem colocar o seu bebê em risco!

Lista de atividades da semana

Ir às compras! Mas para você – não para o bebê! Nesta semana vale investir em algumas peças básicas para esse início de gestação- já que suas calças provavelmente já estão bem apertadas. Procure peças confortáveis e que possam ser utilizadas ao longo da gestação.

E resista! Por mais que você encontre “aquele” carrinho lindo, ou aquele berço dos sonhos, espere mais um pouco! Com o passar dos meses você ainda vai ver tanta coisa que provavelmente se arrependerá dessa compra por impulso!

O foco hoje é você! Experimente tudo com calma, aproveite cada instante! E volte para casa cheia de novidades e com a auto-estima lá em cima!.

O que não fazer nesta semana

Os cuidados continuam: não fazer nenhuma atividade de impacto e garantir que a casinha do seu bebê esteja segura e tranquila. Nada de ficar subindo escadas correndo ou andar de moto! Preserve-se! Esse início da gravidez é bastante delicado e deve ser respeitado para o melhor desenvolvimento do seu bebê!

4 comentários em “6 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana”

    • Thaisa, cada mulher reage de uma forma diferente. Se você não sentiu nenhum tipo de enjoo até agora, é bem provável que você passe muito bem nesses primeiros meses.
      Mas, caso se sinta com alguma dúvida, o ideal é conversar com seu médico.

      Responder
    • Maria, durante a gravidez devemos tomar todos os cuidados possíveis. Neste período deve ser evitado atividade de impacto e garantir que a casinha do seu bebê esteja segura e tranquila. Para subir as escadas deve ter os cuidados necessários, nada de subir correndo e respeite o seu ritmo. Se tiver elevador, prefira para não te cansar muito. De qualquer forma, sugerimos manter o contato com seu médico e seguir a orientação dele.

      Responder

Deixe um comentário