4 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

4 Semanas de Gestação – A dúvida

Esta semana será decisiva! Os sintomas estranhos de um período menstrual que não vem já começam a ser identificados. Começa aqui, verdadeiramente, a grande jornada da mamãe.

Sintomas da Gravidez

O principal sintoma na 4ª semana é o atraso menstrual. Normalmente é ele que dá o alarme para que a futura mamãe resolva fazer um exame de confirmação. As mamas já estão bastante inchadas e doloridas, principalmente pela ação dos hormônios e do aumento da circulação de sangue na região- para favorecer a produção de leite, que logo começa. O aumento do número de idas ao banheiro durante o dia já é bem perceptível e um cansaço sem motivo aparente (principalmente depois do almoço) também é percebido pela mamãe.

Mudanças no corpo

Ainda não há nenhuma mudança aparente. O aumento do abdome é um inchaço natural em função de um aumento na produção de gases- mas ainda não é a sua barriguinha crescendo!

Comportamentos e emoções

A quarta semana de gestação marca uma nova fase na vida da mamãe. Com o atraso da menstruação chega a dúvida: estou realmente grávida? Se sim, como vai ser a partir de agora? A marca dessa semana é uma montanha russa de sentimentos e emoções. Quem provavelmente vai sofrer nessa fase é o futuro papai, que deve ser oficialmente comunicado nos próximos dias – se é que ele também já não está passando por todo esse período de angústia com você. Mas fique calma! Com o início do período gestacional suas emoções e sentimentos logo entram nos eixos! Por enquanto, pode culpar os hormônios!

Descobertas e curiosidades

Algumas mulheres apresentam um pequeno sangramento nessa semana, conhecido como nidação, quando ocorre efetivamente a implantação do embrião na parede do útero. As mamães tentantes costumam ficar muito apreensivas com esse momento. Fique tranquila! Esse sangramento leve é normal e significa que tudo está indo bem com a sua gestação. Para as mamães que ainda não imaginam que possam estar grávidas, muitas vezes a nidação é confundida com uma menstruação leve, o que atrasa um pouco a descoberta do novo bebê. Nessa semana seu bebê está com cerca de 0,02 mm (menor que um grão de arroz!) e muitas vezes ainda não é visto pelo ultrassom. Mas ele segue crescendo!

É também na quarta semana- após a implantação definitiva do óvulo no útero- que começa a produção do mais famoso hormônio da gravidez: o BetaHCG. A partir de agora ele dobra de quantidade a cada 48 horas. È pelo seu índice no sangue que em um primeiro momento, vai ser feita a contagem do seu período gestacional.

O que perguntar ao médico

Se você já foi ao médico nesta quarta semana, ele provavelmente vai explicar sobre a contagem do seu período gestacional. Apesar de só agora você estar efetivamente grávida, essa contagem já começa no primeiro dia da sua última menstruação- DUM. Apesar de a sua menstruação estar atrasada há apenas alguns dias e do embrião estar começando sua formação agora, seu período gestacional já é contado desde a sua capacidade de produzir novos óvulos para a concepção- seu último sangramento.

É por essa diferença que normalmente a gestação é de “9 meses” mas é contada em “40 semanas”. Uma semana antes de o óvulo ser fecundado, essa contagem já estava aberta.

Com o passar das semanas essa contagem vai se tornar natural para você, não se preocupe!

Lista de atividades da semana

Marcar um ginecologista/obstetra para ontem! Além dos exames necessários nesse início, as orientações de um médico sobre vitaminas, as interações com possíveis medicamentos que você já toma, além do exame físico são essenciais para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê. Nessa semana vale começar a investir pesado em uma alimentação mais saudável e regrada, além de priorizar os momentos de descanso e relaxamento. Comece um programa de meditação, por exemplo. Vai ajudar muito a lidar com tantas mudanças

Já contou para o papai? Aproveite para fazer um momento especial e guardar essa recordação para sempre! Deixar um sapatinho escondido na gaveta, um bilhetinho divertido, ou até mesmo um grande susto no trabalho podem tornar esse momento de vocês inesquecível!

O que não fazer nesta semana

As recomendações acerca das atividades físicas de impactos ou que possam desgastar demais o físico não devem ser praticadas. A hora agora é de cuidar para que esse primeiro momento da gestação seja tranqüilo, já que há tanto para resolver. Cuidar do seu corpo e da sua mente é essencial nessa semana.

Anterior: 3 Semana de Gestação   [Leia mais…]

Próxima: 5 Semanas de Gestação   [Leia mais…]

Deixe um comentário