6 dicas para controlar a ansiedade na gravidez

Nesse post você irá ler sobre:

  • Quais são os sintomas de ansiedade durante a gravidez
  • 6 dicas fáceis para evitá-la

Mulheres já são ansiosas de nascença, não é mesmo? Imagine as grávidas! São muitas transformações, preocupações, incertezas, ainda mais na primeira gravidez, em que tudo é novidade. Ficar ansiosa com a situação é normal, mas tudo tem limite.

Os motivos são os mais diversos: insegurança de ser uma boa mãe, se saberá cuidar direito, se estava realmente na hora exata de engravidar, se o bebê está bem (dá uma vontade de fazer ultrassom todos os dias!), de conhecer o seu bebê e saber como é a carinha dele. Mas é muito importante que você se tranquilize e ocupe a cabeça ao máximo para não ficar pensando excessivamente nisso.


Veja também:

Sintomas de ansiedade

Descontrole emocional;

Palpitação cardíaca;

 Falta de ar;

Pensamentos negativos o tempo todo – levando ao pessimismo e depressão;

Preocupação excessiva com tudo;

Pesadelos – e consequentemente noites mal dormidas;

♥ Ganho de peso excessivo devido à liberação de cortisol durante crises de ansiedade;

Estresse;

 Elevação da pressão arterial- em casos mais graves.

Se você não conseguir controlar esses sintomas, procure um médico. Psicólogos podem ajudar e o seu obstetra poderá até receitar alguma medicação caso esteja interferindo na gravidez e no bebê, pois sim, a ansiedade pode causar danos à saúde do bebê. Fique atenta!

Selecionamos 6 dicas que poderão te ajudar no combate à ansiedade durante a gravidez, e principalmente no pré-parto. Confira!

1. Pratique exercícios físicos

Os exercícios auxiliam no controle da ansiedade, além de serem benéficos para saúde da mãe e do bebê. Mas vá com calma! Converse com seu médico para saber o que é recomendado para você.

2. Use calmantes naturais

suco de maracujá e o chá de camomila, por exemplo, são calmantes naturais. Ingira esses alimentos antes de dormir para ter uma noite tranquila.

3. Pratique Yoga ou Pilates

A prática de yoga e pilates também pode auxiliar no processo de controle de ansiedade, fazendo com que a mulher aprenda a lidar com a respiração, conheça o corpo e a mente, vencendo as preocupações e seguindo uma gravidez tranquila e saudável.

4. Ingira alguns alimentos amigos da saúde e bem estar

Alface – possui folato e lactucina – calmantes naturais;

Maçã – possui zinco, carboidratos, selênio e fibras que ajudam no controle da ansiedade;

Ovos – contém vitaminas do complexo B, niacina e acetilcolina ajudando no combate à ansiedade;

Mel – um dos alimentos responsáveis pela produção de serotonina, que provoca sensação de prazer e melhora o humor, diminuindo a ansiedade.

5. Durma bem

Nada substitui uma boa noite de sono! Ainda mais no período da gravidez. Dormir bem é fundamental para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebê. Portanto, relaxe, tome um bom banho antes de dormir e se prepare para uma boa noite de sono.

6. Ocupe sua mente

Quanto mais ocupada manter sua mente com o trabalho, a família e afazeres, menos irá ficar ansiosa com a gravidez. Não precisa se matar de trabalhar, mas ficar sem fazer nada também não irá ajudar.

E quanto à ultrassom, não se preocupe! Tudo tem seu tempo e você não precisa fazer 1000 exames para saber que o bebê está bem. Converse com ele mesmo na barriga, coloque músicas tranquilas para ouvir e relaxe. Tudo dará certo!

4 comentários em “6 dicas para controlar a ansiedade na gravidez”

Deixe um comentário