Saiba como escolher o papel de parede para o quarto do bebê

Nesse post você irá ler sobre:

  • Quais são os tipos de papéis de parede e dicas de estampa
  • Qual a quantidade necessária
  • Como funciona a instalação, manutenção e limpeza de papéis de parede

Um toque especial no quarto do bebê, é isso que os papéis de parede trazem à decoração infantil. Sonho, aconchego e identidade visual fazem parte do papel deste item. Por incrível que pareça, o papel de parede pode mudar totalmente a composição do quartinho do bebê.


Veja também:


E para escolher, as dúvidas surgem. E são muitas! Por isso separamos algumas dicas imperdíveis para ajudá-las nesta escolha. Confira:

1. Tipos

Há diversos tipos de papéis de parede, estampas e formatos. E a aplicação também varia, eles podem ser colocados em todas as paredes do quarto, apenas em uma parede escolhida pela mãe para dar um charme, ou ser apenas uma faixa de papel de parede dividindo a parede em duas cores. A escolha de onde colocar vai depender da arquitetura do espaço, a posição do guarda-roupa e da localização de portas e janelas. Além, é claro, do orçamento!

Há muitas estampas e materiais de papéis de parede no mercado. Tecido, vinil, plástico, são alguns dos materiais mais encontrados.

a) Papel de parede só no barrado

São para pais que procuram decoração mais econômica e clean, na qual o papel de parede é apenas um detalhe discreto na decoração.

b) Papel de parede em uma só parede

Aqui a opção é para os pais que já possuem muitos elementos no quarto e querem dar apenas um toque de charme com o papel em uma parede. O valor também fica mais barato do que aplicar no quarto todo.

c) Papel de parede em todas as paredes

Para os pais que querem uma decoração mais completa e pretendem investir no item, o papel de parede do quarto todo dá um super charme.

2. Quantidade de papel necessária

A conta para calcular os rolos de papéis de parede necessários para o quartinho podem dar um nó na cabeça dos pais, mas nós simplificamos para vocês:

Um rolo de 53 centímetros x 10 metros consegue cobrir até 4,5 metros quadrados de um ambiente;

Um rolo de 70 centímetros x 10 metros consegue cobrir até 6,3 metros quadrados de um local;

Cálculo: há um simples cálculo para ajudar a saber o quanto irá precisar de papel, que é: largura x altura ÷ área de cobertura de um rolo = quantidade de rolos de papel de parede (caso o resultado não seja inteiro arredonde para cima).

3. A escolha das estampas

O quartinho do seu bebê precisa refletir calma, tranquilidade e aconchego. Para isso, prefira estampas claras.

O estilo da decoração é fundamental na hora da escolha. Ela pode ser mais moderna, provençal, vintage, minimalista, rústica, neutra, e o papel de parede precisa combinar com o estilo.

a) meninas:

Cores neutras com florais, listras, arabescos e tons pastel.

b) meninos:

Estampas em xadrez, com listras, formatos geométricos, aviões, estampas de marinheiro. (lembre-se, cores fortes precisam combinar com elementos mais neutros para dar o contraste e não deixar o ambiente pesado).

4. A combinação do papel com os outros elementos do quarto

O papel de parede precisa combinar e compor com os móveis, lustre, persianas ou cortinas, kit de higiene e kit berço. Tudo deve contar uma história com o tema, e nada deve destoar.

5. Instalação do papel de parede

A grande maioria dos papéis de parede são autoadesivos, ou seja, não precisam de cola para instalação. Mas o ideal é realizar esse serviço com um profissional, pois a parede precisa estar bem nivelada, sem buracos, lixada e branca. Geralmente o profissional irá aplicar um selador para que a tinta não forme manchas no papel e a parede tenha uma boa aderência, evitando que forme as bolhas.

Um papel de parede bem instalado e escolhido de forma correta dura muitos anos!

6. Manutenção e limpeza

Os papéis de parede facilitam a limpeza e manutenção, são mais higiênicos, duráveis e práticos. A manutenção deve ser feita com pano seco, aspirador ou espanador de pó.

Existem papéis específicos para áreas com umidade, portanto se irá utilizar em alguma parede que tenha esse problema, atente-se na escolha do papel.

Deixe um comentário