Nesse post você irá ler sobre:
- Quais são os sintomas de ansiedade durante a gravidez
- 6 dicas fáceis para evitá-la
Mulheres já são ansiosas de nascença, não é mesmo? Imagine as grávidas! São muitas transformações, preocupações, incertezas, ainda mais na primeira gravidez, em que tudo é novidade. Ficar ansiosa com a situação é normal, mas tudo tem limite.
Os motivos são os mais diversos: insegurança de ser uma boa mãe, se saberá cuidar direito, se estava realmente na hora exata de engravidar, se o bebê está bem (dá uma vontade de fazer ultrassom todos os dias!), de conhecer o seu bebê e saber como é a carinha dele. Mas é muito importante que você se tranquilize e ocupe a cabeça ao máximo para não ficar pensando excessivamente nisso.
Veja também:
- 10 passos para uma gravidez saudável
- Quantos quilos uma gestante ganha na gravidez?
- Sangramento de escape, o que é e porque ocorre
Você vai encontrar neste artigo:
Sintomas de ansiedade
♥ Descontrole emocional;
♥ Palpitação cardíaca;
♥ Falta de ar;
♥ Pensamentos negativos o tempo todo – levando ao pessimismo e depressão;
♥ Preocupação excessiva com tudo;
♥ Pesadelos – e consequentemente noites mal dormidas;
♥ Ganho de peso excessivo devido à liberação de cortisol durante crises de ansiedade;
♥ Estresse;
♥ Elevação da pressão arterial- em casos mais graves.
Se você não conseguir controlar esses sintomas, procure um médico. Psicólogos podem ajudar e o seu obstetra poderá até receitar alguma medicação caso esteja interferindo na gravidez e no bebê, pois sim, a ansiedade pode causar danos à saúde do bebê. Fique atenta!
Selecionamos 6 dicas que poderão te ajudar no combate à ansiedade durante a gravidez, e principalmente no pré-parto. Confira!
1. Pratique exercícios físicos
Os exercícios auxiliam no controle da ansiedade, além de serem benéficos para saúde da mãe e do bebê. Mas vá com calma! Converse com seu médico para saber o que é recomendado para você.
2. Use calmantes naturais
O suco de maracujá e o chá de camomila, por exemplo, são calmantes naturais. Ingira esses alimentos antes de dormir para ter uma noite tranquila.
3. Pratique Yoga ou Pilates
A prática de yoga e pilates também pode auxiliar no processo de controle de ansiedade, fazendo com que a mulher aprenda a lidar com a respiração, conheça o corpo e a mente, vencendo as preocupações e seguindo uma gravidez tranquila e saudável.
4. Ingira alguns alimentos amigos da saúde e bem estar
Alface – possui folato e lactucina – calmantes naturais;
Maçã – possui zinco, carboidratos, selênio e fibras que ajudam no controle da ansiedade;
Ovos – contém vitaminas do complexo B, niacina e acetilcolina ajudando no combate à ansiedade;
Mel – um dos alimentos responsáveis pela produção de serotonina, que provoca sensação de prazer e melhora o humor, diminuindo a ansiedade.
5. Durma bem
Nada substitui uma boa noite de sono! Ainda mais no período da gravidez. Dormir bem é fundamental para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebê. Portanto, relaxe, tome um bom banho antes de dormir e se prepare para uma boa noite de sono.
6. Ocupe sua mente
Quanto mais ocupada manter sua mente com o trabalho, a família e afazeres, menos irá ficar ansiosa com a gravidez. Não precisa se matar de trabalhar, mas ficar sem fazer nada também não irá ajudar.
E quanto à ultrassom, não se preocupe! Tudo tem seu tempo e você não precisa fazer 1000 exames para saber que o bebê está bem. Converse com ele mesmo na barriga, coloque músicas tranquilas para ouvir e relaxe. Tudo dará certo!
Nunca tive ansiedade,nem na primeira gestação,mais na segunda tá me matando,aff
Cada gestação tem algo diferente né, Cleides?! Esperamos que essa ansiedade passe logo e você tenha uma gestação tranquila.
Gostei muito das dicas vou aderir
Que bom que gostou das dicas Adriana! 🥰