Sonecas do bebê

Boa soneca

Um bebê que dorme bem é um dos sonhos de consumo de muitas mamães, não é mesmo?

As sonecas tem impacto direto no desenvolvimento físico e psíquico da criança.

Ao engravidar, uma das coisas que vem a cabeça da mulher é “e agora? Como serão minhas noites de sono?”, ‘‘Devo fazer cama compartilhada?”, ”Ninar no colo faz bem?“, “fazer dormir no silencio ou barulho?’.

Sabemos que são muitas dúvidas, mas queremos te ajudar a entender seu bebê e ajuda-los nessa etapa que é considerada bastante desafiadora após o nascimento

Nesse post falaremos sobre a importância de uma boa soneca e o que fazer pra melhorar isso.

O que são as sonecas

Geralmente ao bebê nascer, observamos que ele dorme bastante e acabamos achando que pode ser pra todo o sempre, mas saiba que geralmente isso acontece nos quinze primeiros dias de vida.

O fato é que conforme o tempo vai passando esse bebê costuma ficar mais tempo acordado.

A importância de uma boa soneca

Durante o período que o bebê está dormindo, a maioria dos hormônios de crescimento é liberado. Por esse motivo é tão importante que o bebê faça uma soneca de qualidade, especialmente durante a noite, que é quando o período do sono deve ser maior, e consequentemente seu crescimento e desenvolvimento.

O bebê que tem uma boa qualidade de sono, tende a ser uma pessoa com vida mais tranquila e saudável.

Devo acordar o bebê para mamar?

Geralmente acordar o bebê a cada três horas para mamar é uma orientação profissional até as duas primeiras semanas de vida. Após esse período, se o Bebê estiver saudável e ganhando peso, geralmente o pediatra libera para deixar as mamadas mais espaçadas, aumentando o ganho de tempo para o descanso da criança.

Se por algum motivo o pediatra não dizer essa liberação, continue seguindo as orientações, e acordando seu bebê para mamar, ganhar peso e ficar com a saúde em dias.

Padrões do sono do bebê

Precisamos entender que o ciclo do sono do adulto é diferente do bebê.

O bebê tem o sono REM, que é mais fácil de acontecer de despertar por fatores internos e externos.

Para um bebê existem apenas dois estados do sono, que são o ativo e o tranquilo.

Esses ciclos tentem a ser mais curtos durante os nove primeiros meses de vida. Esses ciclos geralmente duram por volta de quarenta e cinco a 60 minutos.

O sono tranquilo do bebê

Para sabermos identificar o sono tranquilo do bebê é indicado que se observe sinais como uma respiração mais ritmada, com poucos intervalos, tem bem pouco movimento do corpo e movimento bem rápido dos olhos.

Preste atenção que podemos ouvir alguns barulhinhos e até gritos, durante o sono do bebê. Quando você observar que o bebê está assim, tenha a certeza que ele está em estado mais profundo, e isso quer dizer que é mais difícil para que acorde.

Nos primeiros vinte minutos do sono eles são mais fáceis de serem acordados, tanto que é bem mais difícil nesse período mudar a posição ou mexer com ele, sem que ele acorde.

O sono do bebê a noite

Certamente um dos fatores mais desafiadores da maternidade, está na fase de recém nascido, quando por conta dos despertares do bebê, mamãe acaba sofrendo com a restrição de sono.

Para que isso venha a melhorar, precisamos entender o que acontece com o sono do bebê e suas etapas.

Durante a noite esse bebê pode despertar de quarenta em cinco em quarenta e cinco minutos. Se ele despertar mais levemente, certamente voltará a dormir, mas se esse despertar for mais completo, ele acordará e todo aqueles caminho percorrido para fazê-lo dormir terá que ser feito.

Essa parte é bem exaustiva, pois pode ser que dependendo da qualidade do sono do bebês essa etapa tenha que ser refeita várias vezes durante a noite.

Se observamos o bebê choraminga a noite, geme até acharmos que ele está sentindo dor e parece bem incomodado. Devemos te contar que ele está passando de um estágio para o outro, e é aí que devemos respeitar e ter cuidado para que o bebê não acorde, e que a mamãe não se desespere para pega-ló do berço para que ele possa passar sozinho dessa fase.

Entendendo o sono do bebê

Você percebe que o bebê então pode dormir de cinco ou seis horas seguidas, e depois já acordar de hora em hora, chorando bastante?

É possível que o bebê volte a dormir sozinho, mas ele deve ser ensinado por nós, mamães.

Precisamos que ele consiga pular essa etapa sozinho, até se acostumar e diminuir esses despertares.

As sonecas durante o dia

É comum vermos as mamães e outros cuidadores querendo deixar o bebê acordado para dormir bem a noite. Saiba que isso é um mito, pois quanto de mais qualidade as sonecas do dia, menos o bebê ficará irritado durante a noite, e conseguirá um sono melhor.

O bebê chega ao mundo sem saber o que é dia e o que é noite. Por isso é corriqueiro ouvir mamães dizendo que seu bebê está trocando o dia pela noite. Por isso devemos nos munir de informação para entendermos os sinais e ensiná-lo nessa etapa.

A influência da alimentação no sono

Prótese de silicone e amamentação

Você vai perceber aqui que a alimentação é nossa base desde a nossa fase de bebê.

A alimentação do bebê, não diferente da dos adultos, tem influência direta na qualidade de seu sono.

Já falamos aqui sobre as primeiras semanas  que o bebê chega ao mundo, e dia necessidade de ganhar peso regularmente é estar saudável, por isso a recomendação do pediatra dele ser acordado de três em três horas para mamar.

Várias mamães tendem a se preocupar quanto o bebê ingere por mamada, mas saiba que é mais benéfico somarmos o quanto ele mama a cada vinte e quatro horas.

É importante que o bebê tenha um horário padronizado para as mamadas para que eles sejam nutritivas e ele consiga ingerir todo o leite necessário, ao invés de apenas  ensilvado o alimento por puro costume, já que ainda haverá alimento que não foi digerido no estômago.

Dica: Dê o mamar na hora em que acorda, e não antes dele adormecer para que ele não associe seu sono a mamada, para que não acostume dormir sugando.

Sinais do sono do bebê

Saber compreender os sinais do sono do bebê já ajuda em 50 porcento na fase de melhorar as sonecas do seu pequenino.

O bebê ainda não sabe falar e a forma dele se comunicar principalmente é através do choro, mas pode ter a certeza que ele deixará pequenos indícios de que já está chegando a hora de ele adormecer.

Veja alguns sinais:

Fica com olhar mais fixo e meio distante

Bocejos mais frequentes

Levanta as costas

O bebê esfrega as orelhas ou o nariz

O bebê fica visivelmente mais irritado

Janela do sono

Mas o que realmente são as tão faladas janelas do sono?

Chamamos o período em que o bebê se mantém acordado entre uma soneca e outra, de dia e de noite  de janela do sono.

O não cumprimento dessas janelas podem explicar alguns comportamentos não desejados e agressivos nas crianças.

Para sabermos se a janela de sono está com qualidade boa devemos prestar atenção que esse bebê acorda super ativo e feliz, e conforme o tempo vai passando ele vai se mostrando mais irritado e apresentando outros sinais, que já citamos no parágrafo anterior. Se a criança acorda assim, e conforme for passando o tempo, vai ficando chorosa, esse é o momento de colocar essa criança para tirar a próxima soneca, pois sua janela do sono está se fechando.

Dicas para melhorar o sono do bebê

1- Quando você perceber que está chegando o horário do bebê dormir, e ele não está apresentando sinais, leve o já para o ambiente  em que ele dorme para que entenda que já está na hora de tirar uma soneca.

2- Faça massagens antes dele dormir, com um óleo específico para esse momento. Assim ele assimilará o cheiro a hora de dormir.

3- Quando ele der a primeira movimentada, bata levemente em sua fraldinha na parte das costas, pois se ele estiver em despertar mais leve, não acordará totalmente, e voltará a dormir.

A Lá Vem Bebê e você

Sabemos que a maternidade perfeita, sem desafios não existe. Tampouco um manual para saber como lidar com cada bebê, mesmo assim as mamães acabam sofrendo quando as coisas não saem como planejou, não tendo controle da situação.

Saiba que nosso objetivo é te ajudar a entender e identificar sinais que ajudarão a melhorar e estabelecer um ritual do sono com seu bebê, para que os primeiros dias da maternidade se tornem mais leves.

Desejamos que o vínculo entre você e seu bebê seja fortalecido ainda mais, dia após dia, etapa pós etapa. Nós estamos aqui para facilitar e apoiar em suas decisões.

A equipe Lá Vem Bebê se esforça para trazer o melhor conteúdo para você, te ajudando em cada etapa da mágica e exigente maternidade. .