Método Montessori no desenvolvimento infantil

Os pais costumam ter como uma de suas maiores preocupações o desenvolvimento dos seus filhos, não é mesmo? Uma criança é diferente da outra, é claro! Contudo existe um tempo médio para que o bebê desenvolva uma nova habilidade, como sentar, engatinhar, andar, falar e de nascer dentes. O método Montessori dá suporte ao desenvolvimento infantil com foco na primeira infância, dando mais autonomia e liberdade à criança.

A liberdade é muito importante neste método. Um exemplo usado é o de uma árvore que em um ambiente livre, profundo, úmido e com terra fértil vai crescer, assim também é uma criança quando é livre para viver.

No texto de hoje vamos falar sobre este método: como surgiu, quais seus benefícios e como usar com a criança.

 

Surgimento do Método Montessori

Antes de tudo, é importante saber a história do método Montessori.

Maria Montessori foi uma psiquiatra italiana que viveu entre os anos de 1870 e 1952, bem como foi uma das primeiras mulheres a se formarem em medicina na Itália.

Maria Montessori ao ver as condições de tratamento de crianças em em instituições psiquiátricas, criou junto com outros colegas a Escola Ortofrênica. A escola teve resultados tão bons que Montessori se empenhou a voltar a estudar, até montar uma nova escola.

A Casa das Crianças foi uma escola onde Maria pode observar as crianças, e sempre que ela observava uma necessidade, fazia mudanças no ambiente.

Como resultado deste ambiente livre e sempre pensado para o desenvolvimento da criança, a Casa das Crianças teve ótimos resultados. As crianças se tornaram mais tranquilas, generosas, educadas. As crianças, semelhantemente, aprenderam a ler e escrever mais rápido e melhor.

 

O método Montessori

O método Montessori busca cada vez mais a independência da criança, dessa forma a criança está se preparando para ser a humanidade de amanhã.

Algumas características do método é a ideia de que as crianças são capazes de aprender sozinhas. Afinal, se a criança estiver em um contexto adequado, ela pode desenvolver quase tudo de forma independente.

A criança ao ver outras pessoas fazendo as coisas, podendo experimentar sem ajuda (para que possa reconhecer os seus erros e os corrigir), vai superar as pequenas dificuldades no seu ritmo, sendo capaz de aprender sozinha.

 

Mente absorvente das crianças

Você já ficou surpreso por seu filho ter feito alguma coisa, te deixando sem saber onde foi que ele aprendeu aquilo?

O cérebro infantil é muito especial, esta é a verdade! Maria Montessori chamou isso de “mente absorvente”.

Acima de tudo, as crianças, na primeira fase da vida (entre 0 e 6 anos), têm dois grandes objetivos: “aprender como o mundo funciona, para saber como funcionar no mundo” e adquirir independência física em relação aos adultos.

Em relação a independência física, o grande objetivo dos adultos é ajudar as crianças a fazerem as coisas sozinhas.

Quando a criança tem liberdade para ir atrás do que ela acha interessante nesses seus primeiros anos de vida, um período sensível, ela vai se desenvolver com muito mais facilidade.

Salas de aula do método Montessori

A ideia que o método Montessori traz é o de liberdade e independência da criança. Para isso, as crianças precisam ter as coisas a sua disposição, ter acesso  às coisas que elas querem, que chamem a atenção dela.

Sob o mesmo ponto de vista, ou as coisas precisam ficar na altura das crianças, ou as crianças precisam ter um banquinho para que ela possa subir e pegar o que ela deseja.

As escolas que usam o método Montessori normalmente deixam as coisas na altura das crianças, bem como a cama é no chão para que quando ela acordar possa levantar sozinha e brincar.

Outro detalhe importante é que o mundo todo já é bastante estimulante para a criança. Isso quer dizer que ela não precisa de um ambiente de cores fortes para chamar sua atenção. Brinquedos em muita quantidade também não são necessários.

Algumas outras características de uma sala Montessoriana

  • Ambiente atraente;
  • Mesas e cadeiras baixas;
  • Menos castigos;
  • São utilizados objetos do cotidiano da criança;
  • Quantidade aluno x professor: quando uma sala com 3 crianças possui um número grande de professor, isso pode mais prejudicar do que ajudar, tendo em vista a interferência;
  • O aluno pode escolher o lugar onde trabalhar ao invés de um lugar fixo;
  • As crianças são estimuladas a ensinar, colaborar e ajudar um ao outro;
  • As crianças têm a oportunidade de trabalharem com crianças de diferentes idades

Painel sensorial Montessori

Bem como o ambiente é preparado para a independência da criança, as atividades também são.

O painel sensorial Montessori é uma placa com diversas atividades para que as crianças possam fazer.

Este painel não é um brinquedo Montessori, mas segue a linha pedagógica do método Montessori.

O painel contém atividades para ajudar a desenvolver a habilidade motora dos pequenos. As habilidades motoras são movimentos comuns, do dia a dia, mas que servem como base para movimentos mais complexos.

O movimento de pinça é um exemplo. É o mesmo movimento que se faz para segurar um lápis ou caneta. A criança quando aprende este movimento comum está se preparando para movimentos futuros mais complexos.

O painel costuma ter outras atividades comuns como zíper, fechaduras, cadarço, fivela e botões.

Responsabilidade dos pais

Bem como já foi falado, o papel dos pais ou do cuidador é primordial.

Os pais têm a função de criar um ambiente onde a criança possa explorar, ser livre e independente. Contudo, o adulto precisa entender os papéis na relação. Quem é o adulto e quem é a criança.

Definitivamente nós adultos acabamos tendo pouca paciência para com as crianças. São muitas perguntas, muitas quedas, medos, o que poderia ser feito em 30 minutos acaba durando duas horas.

Em contrapartida, o investimento que está sendo feito em uma criança criada com liberdade e independente compensa. Crianças são alfabetizadas de forma mais rápida, se tornam mais confiantes, gentis, concentradas, generosas, tranquilas e disciplinadas. Qual mãe não quer um filho assim?

 

Em suma, o método Montessori é uma linha pedagógica que quer preparar nossos filhos para serem a humanidade do futuro. Crianças que se desenvolvem mais rápido e melhor.

Por outro lado, são poucas escolas que seguem esta linha, contudo o sucesso deste método está nos valores espalhados pelo mundo.

O que você achou do método Montessori? Você já conhecia ou ao menos tinha ouvido falar? Conte para a gente nos comentários!