Fala do bebê: qual idade começa e quando devo me preocupar

A mamãe engravida e sua imaginação logo vai longe! A ansiedade em querer ouvir o bebê chamar “mamãe” é comum, e justo! É claro que esse momento se torna único para todas as mulheres nessa fase. Hoje vamos conversar sobre a fala do bebê.

Mas, quando meu filho vai falar? Qual seria a idade certa? E se ele demorar a falar? O que devemos fazer?

Vamos conversar nesse post sobre a fala do nosso bebê e quando devemos procurar um profissional para tratar.

Quando o bebê começa a falar

Cada bebê é um bebê e tem seu próprio tempo para tudo, nascimento dos dentes, engatinhar, andar, correr e também para falar.

A linguagem progride ao longo dos anos e não existe uma linha específica, é dividida em receptiva e expressiva que são respectivamente a capacidade de compreender o que foi dito e a capacidade de se expressar. Sendo assim, vamos conversar sobre o tempo que os nossos bebês começam a falar.

Introdução alimentar para bebês

A linguagem e a comunicação

No período em que o seu bebê está na barriga ele começa a ouvir e a responder algumas falas com chutinhos e faz aquela agitação na barriga.

Após o nascimento, o bebê começa a sua comunicação, ainda não–verbal. Esta comunicação acontece ao fixar os olhos nas pessoas, responder a estímulos de brincadeiras, principalmente com sorriso.

Quando o bebê faz 1 ano, espera-se que ele comece a avançar em sua comunicação. Compreender as falas e tentar se comunicar por elas, começando a partir daí as formações de palavras e, quando os pais menos esperam, ele está mais que tagarelando pela casa.

Os avanços da fala do bebê durante os meses

De 0 a 3 meses – O bebê emite pequenos sons. É capaz de identificar e se acalmar com a voz que reconhece de sua mãe, pai ou do seu cuidador.

3 a 6 meses – O bebê emite alguns sons como se estivesse conversando.

6 a 12 meses – Começa a entender alguns comandos como “não pode”, quando as pessoas dão tchau, entre outros. Em alguns casos, é nesta fase que começa a querer falar algumas palavras. Alguns bebês já falam o famoso “papa” e “ mama”.

12 a 18 meses – Nesta fase o bebê já entende as partes do corpo e aponta para algumas quando você pergunta. E o bebê acima de 12 meses já começa também a formar palavras simples.

18 a 24 meses – Aqui o bebê já fala em torno de 20 palavras diferentes e faz algumas combinações com elas.

2 a 3 anos – Já começa a falar sim ou não para responder. Eles também formam frases de 2 a 3 palavras, porém nem todas as frases e palavras são totalmente compreensíveis, pode ser misturada e emboladas.

Até os 4 anos – Até os 4 anos de idade a criança forma frases, conta histórias reais de forma mais clara, porém encontra dificuldades com algumas letras e junções delas como “LH” assim como a letra “R”.

Essas descrições não são regras de fala, mas como, no geral, as crianças se comportam nessas fases. Existem crianças que começam a falar mais cedo e outras atrasam um pouquinho.

Salto de desenvolvimento do bebê

Quando devo me preocupar com a fala do bebê?

Antes de se preocupar com a fala do seu filho atrasada, você precisa entender se isso é um atraso real ou uma ideia da nossa cabeça, ou até mesmo opiniões externas. Cuidado com elas! Fique sempre atento aos sinais que seu filho dá e também se atente aos mitos como “meninas falam antes do que os meninos”. Isso é mito, nenhuma evidência científica prova isso.

Um indicador de boa saúde é o desenvolvimento motor, ele inclui o uso da musculatura orofacial. Os pais devem observar diversos fatores para definir que o bebê está com a fala atrasada não só a quantidade de palavras.

Além desses fatores é importante se atentar as idades e os tipos de comunicação de cada uma delas que citamos acima. Após isso, você pode se atentar a fala do seu filho. A partir disso, entender o porquê desses atrasos e quando você deve procurar ajuda de um profissional.

Algumas pessoas afirmam que os pais não devem se preocupar com a fala da criança até ela completar 2 anos. Os especialistas indicam observar sim a criança antes desta idade, porém ela precisa responder aos estímulos como olhar quando é chamada, além de se distrair com sons.

Atraso na fala do bebê: quais as possíveis causas

Podemos pensar em diversos fatores como causa do atraso da fala. Podemos citar:

Dificuldade sensorial, que é o Transtorno de Processamento Sensorial (TPS). Isto é, a dificuldade que o cérebro e o sistema nervoso têm de processar estímulos assim como os sentidos. Por muitas vezes confundido com o autismo, porém é um distúrbio distinto que também acomete pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Audição

Ela é extremamente importante na linguagem. Neste caso, se ela não tiver desenvolvido esse sentido, afeta diretamente na fala.

Distúrbio específico da linguagem

Conhecido como DEL, esse distúrbio é a dificuldade de desenvolver a fala e a linguagem. A criança apresenta muita dificuldade no processo e muita das vezes este fato pode ser sinal de problemas auditivos.

Alterações neurológicas

Ocorre quando algo não está normal no cérebro, nas células musculares ou no sistema nervoso. Esse distúrbio causa epilepsia, distúrbios do movimento e também atinge também a fala.

Deficiência intelectual

Neste caso a criança com deficiência intelectual tem dificuldade em compreender e de se expressar o que atinge diretamente a fala e a linguagem.

Apraxia da fala

É um distúrbio motor grave que afeta a habilidade da fala e em produzir os sons. A criança até tenta falar, porém o seu cérebro não produz. Nestes casos, os sons da fala que normalmente sairiam na sua idade, não saem. Ela sabe o que quer comunicar, porém o cérebro falha.

Estímulos na fala

É muito importante que os pais estimulem o bebê a falar contando o que está fazendo. Nos momentos em que estiver contando histórias, cantando músicas, conversando e brincando, sempre que puder, estimule o bebê a falar. Desta forma o bebê acompanha e observa, sendo com isso estimulado a falar também.

Uso de aparelhos eletrônicos por muito tempo também pode atrasar a fala do seu filho. Ele fica mais estimulado a ouvir e observar tudo do que desenvolver a habilidade de falar.

Quando devo procurar ajuda de um especialista

O especialista que cuida da fala do bebê é o fonoaudiólogo, um médico que poderá avaliar e diagnosticar se o bebê tem algum distúrbio na fala, se há alguma intercorrência ou não.

Importante que após os pais observarem todo histórico do seu filho, verificarem juntamente com o pediatra o desenvolvimento dos estímulos e da fala do bebê.

Caso o pediatra ou pais identifiquem que o bebê precisa de uma ajuda de um especialista da área, não hesite em procurar um!

Quando a criança começa a falar e apresenta dificuldades em formar a palavra, tem a língua presa, troca de letras ou gagueira é importante procurar um médico e realizar tratamentos.

Como posso ajudar no desenvolvimento da fala do meu filho

Todo o processo de fala do nosso filho é necessário observar, cuidar e se atentar aos desenvolvimentos. Existem diversos fatores que podem atrasar a fala, no entanto, é importante entender o motivo principal, sendo assim o médico fará o tratamento necessário.

Alguns distúrbios se diagnosticados de forma rápida podem ser curados e estabilizados. Procurar um médico especialista é fundamental para identificar e iniciar todo o tratamento.

Todos os primeiros momentos com o nosso bebê é incrível e marcante! Ouvir as primeiras falas dos nossos filhos é um momento maravilhoso. Brincar, conversar, ler e fazer ele repetir as palavras é uma delícia! Com isso, incentive sempre seu filho a conversar com você.

E a fala do seu filho, como está? Ele já balbucia “papa” e “mama”? Ou está na fase de formar frases e perguntar tudo o que vê? Qual foi a primeira palavra que ele falou? Conta tudo para a gente nos comentários.