Primeiros dentes do bebê: nascimento e cuidados

Hoje vamos falar dos dentinhos dos nossos filhos! Esse tema é muito necessário de ser falado pois necessita de muito cuidado e zelo. Os cuidados com os dentes vão desde o início quando eles começam a nascer até a vida adulta, quando precisamos intensificar ainda mais os cuidados.

Quando os dentes nascem

Os primeiros dentinhos normalmente nascem entre o terceiro e o nono mês de idade. É claro que isso pode variar muito, como em alguns bebês que começam a mostrar a dentição com quase 1 ano, e isso é normal também. Eles nascem normalmente em pares, e os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores. Logo em seguida os incisivos centrais superiores, depois os incisivos laterais inferiores e superiores, primeiros molares, caninos e segundos molares.

O Conjunto de dentes de leite completos costumam ter nascido até os 3 anos de idade da criança.

A dificuldade do nascimento dos dentes

Este é um processo que pode ser difícil ou não. Pode ser difícil tanto para o bebê, que fica bem irritado, quanto para a mamãe, que além de se esforçar para ajudar o bebê de diversas maneiras, ainda está sujeita a sofrer mordidas no peito, que são bem dolorosas durante a amamentação.

Os sinais de que o dente está nascendo podem acontecer até duas semanas antes do dente de fato aparecer. Esses sinais podem ser: baba, morder objetos, irritabilidade, perda de apetite e até mesmo dor e sensibilidade na gengiva, além de inchaço local.

Outros sintomas que podem ser um alerta para o nascimento dos dentes são: noites mal dormidas, procurar com mais frequência peito para mamar como forma de consolo. Todos os sintomas podem ir e vir durante o processo de nascimentos dos dentes do bebê.

Como aliviar os desconfortos dos primeiros dentes

Alguns cuidados que você pode ter para que o seu bebê sinta menos desconforto nesta fase são:

  • Frutas geladas;
  • Picolé de leite materno (Tire o leite e congele em formas de picolé);
  • Mordedores bem macios, se possível gelado também;
  • Anestésicos para o dente;
  • Colar de âmbar.

Uma outra boa dica para também aliviar o desconforto com o nascimento dos primeiros dentes é massagear os dentinhos do bebê com uma fralda de boca.

Limpeza antes dos dentes nascerem

Antes mesmo dos primeiros dentes nascerem, é necessário ter alguns cuidados. Este é um cuidado que poucos pais têm. Procure fazer essa limpeza em um mesmo horário, como a noite, para que tenha uma ideia de rotina.

Esse estímulo de iniciar a limpeza antes do surgimento dos primeiros dentes fará com que o seu bebê se acostume. Isso evita também que ele se recuse a escovar os dentes no futuro próximo.

Existe a dedeira de silicone, onde o adulto coloca o dedo por dentro dela e faz a escovação. A dedeira é indicada mais para massagear a gengiva do bebê quando os dentes começarem a nascer. Após 1 aninho onde a criança já tem mais dentes, o indicado é usar a escova de dente  própria para a idade.

Lembre-se de manter a dedeira sempre higienizada, limpa e esterilizada, pois ela irá diretamente na boca do seu bebê.

Os cuidados com os primeiros dentes

Quando surgirem os primeiros dentes do seu bebê, é a hora de procurar um odontopediatra. Ele dará toda a orientação necessária para começar a escovação, indicando a escova de dente que deve ser usada, bem como a forma de escovar e o que mais usar.

É muito importante o cuidado correto com o dente de leite pois, apesar deles serem temporários, eles também podem sofrer com a cárie, além de outras importantes funções que eles possuem.

Os rótulos das escovas de dentes indicam a faixa etária que elas são destinadas. O uso da escova correta é importante para que não machuque o seu bebê, sendo macia o suficiente.

Quanto ao uso da pasta de dente, procure pelo odontopediatra para que ele indique a pasta correta, com a quantidade de flúor ideal, e também a quantidade correta que irá na escova.

No primeiro ano até em média o terceiro ano, a quantidade de pasta de dente usada é praticamente nada, uma pequena raspa da pasta na escova. A criança está começando a entender essa prática e também não consegue jogar fora a pasta de dente, por isso ela chupa essa pasta, daí importância de somente dar pasta de dente indicada para a idade do seu filho, sendo assim a saúde dele não é prejudicada.

Como escovar os dentes do seu filho

A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, sendo que a preferência é que seja após as refeições principais, e dê sempre prioridade a escovação da noite, antes de dormir. É a noite que as bactérias proliferam e por isso é importante escovar os dentinhos do seu filho neste horário.

A escovação deve ser feita sempre por um adulto e da seguinte forma:

  • Coloque o bebê em seu colo na posição em que fique com a cabeça firme e confortável. Os bebês mais agitados, que não gostam muito de escovar o dente, você pode colocar ele deitado na cama e com o seu corpo por cima dele, dando sustentabilidade, e de forma delicada você conseguirá escovar os dentes dele.
  • Faça pequenos movimentos circulares com a escova na parte da frente e de trás de cada dente do bebê.
  • Por cima dos dentes traseiros, faça movimento de vai e vem com a escova
  • Se o seu filho já entender o que é um sorriso, peça para que ele dê aquele sorriso para você, assim você consegue escovar a parte da frente dos dentinhos, que normalmente é a parte que acumula restos de comida e manchinhas causadas pela alimentação ou até mesmo pelo ferro que alguns bebês tomam.
  • Para finaliza não esqueça de pedir para ele mostrar o “linguão”  desta forma você passará a escova na língua e fará a higienização completa da boca do seu filho.

Caso o dente do seu filho seja muito junto, opte por passar também um fio dental. De inicio não tem necessidade, somente se o dente for muito próximo um do outro, ou em casos que você não consiga tirar aquele resíduo de comida que as vezes fica preso entre os dentes.

Troca dos dentes

A primeira dentição, chamada de dentes de leite, possui um total de 20 dentes, pois a boca do bebê ainda não te espaço para tantos dentes. Na troca de dente quando a criança adquire o dente permanente, eles podem chegar a 32 dentes.

Os primeiros dentes costumam cair por volta de 6 ou 7 anos de idade e eles perdem o último dente por volta de 12 anos. Um dente pode levar alguns dias e até semanas para cair, tudo isso dependerá do quão rapidamente esta raiz será reabsorvida. O novo dente aparecerá logo em seguida e pode também levar algumas semanas e até meses para crescer completamente, caso ele não cresça por completo em 6 meses procure o dentista para que ele possa verificar o que está acontecendo.

Como evitar cáries nos dentes

Um dos problemas bucais mais recorrente e temido por todos é a cárie. Este transtorno acontece principalmente em crianças por conta delas ainda não estarem totalmente habituadas com a rotina de higienização dos dentes. Por isso, incentive sempre o seu filho a escovar os dentes e cuidar bem deles.

Veja como você pode evitar que a cárie apareça nos dentes do seu filho:

  • Evitar consumo excessivo de açúcar, que é a principal causadora da cárie;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Troque periodicamente as escovas de dente do seu filho ou sempre que estiver com as cerdas bagunçadas;
  • Fazer visita regularmente ao dentista para que ele efetue uma limpeza mais profunda nos dentes e também verifique se a escovação está correta;
  • Faça sempre a higiene bucal adequada por pelo menos duas vezes ao dia.

Cuidar da saúde bucal do nosso filho, assim como acompanhar todo o processo de nascimento e troca de dentes, é um papel muito importante dos pais. Por isso, incentive seu filho a escovar os dentes e a ter hábitos de higiene bucal sempre. Não desista caso seu filho faça pirraça ou não goste, pense sempre que esse esforço para o bem dele e converse com ele sobre o assunto sempre que puder.

 

Você está passando por qual fase dos dentes? Já nasceu ou já está trocando de dente? Conte para a gente e siga também as nossas redes sociais para acompanhar as nossas dicas de cuidados com o seu filho.