Dica de remédio para cólica de bebê

Cólica de Bebê

Muitas vezes a gente se pega tentando descobrir o que faz com que o bebê não pare de chorar e, na maioria delas, se já tiver mamado, se a fralda estiver seca e limpinha e não tem mais nada que possa fazer com que ele reaja dessa maneira, pode ser aquele incômodo na barriguinha dele e, por isso, a Lá Vem Bebê listou o que pode servir como remédio para cólica do bebê. Veja abaixo:

Loja Lá Vem Bebê

Exercícios com as pernas

Um ótimo remédio para a cólica do bebê, que muitos pediatras indicam que os pais façam, são pequenos exercícios com as pernas do pequeno. Os movimentos podem ser fundamentais para eliminar os gases que podem estar acumulados. Para iniciar, basta dobrar alternadamente, uma por vez, em direção ao abdômen, como se ele estivesse pedalando. Outro movimento importante é dobrar e esticar as perninhas repetidamente, em direção a barriga.

Passo a passo de uma massagem

Antes de ir para o remédio para cólica do bebê experimente fazer uma massagem, que além de eliminar a cólica, pode colocar o pequeno em um modo de relaxamento. Veja como abaixo:
Em uma superfície confortável, deite seu bebê, de barriga pra cima;
Espalhe um óleo de amêndoas doces em suas mãos aquecidas e pouse suas mãos à zona abdominal do bebê por alguns segundos. Afinal, o calor ajuda a relaxar os intestinos e a liberar os gases;
Deslize suas mãos, uma seguida da outra, bem devagar, de cima para baixo e da esquerda para a direita;
Faça um movimento circular completo com a mão esquerda em volta do umbigo, pressionando ligeiramente a zona da barriga com a ponta dos dedos esticados.

Acalmar com compressas

Um método que pediatras indicam que se faça para acalmar o bebê, caso os exercícios e as massagens não resolvam, é a compressa de água quente na barriguinha ou no rosto dele. Podem ser feitas apenas passando ferro em uma toalha macia, verificando sempre se a toalha não está muito quente antes do contato.

Leia também:

9 benefícios da massagem para bebês e como fazer
O que são exercícios de Kegel e como eles ajudam as grávidas?
Exercícios para grávidas: 10 cuidados das mamães ativas
O que é bom para assadura de bebê? Confira 9 dicas

Mais dicas para aliviar a cólica do bebê

Veja abaixo algumas outras formas rápidas de fazer com que seu bebê se sinta melhor:

Banho quentinho: a água morna relaxa a musculatura do bebê e, também, pode aliviar as dores, com casos em que o bebê até embala uma soneca deliciosa.

Enrolar (no sentido literal): quanto mais o bebê estiver enroladinho, ou aninhado, mais ele se sentirá como se estivesse no útero da mãe, o ambiente mais confortável e seguro que ele já vivenciou.

Carinho: pegue o bebê no colo, faça um carinho, cante uma canção de ninar. Quanto maior a proximidade da mãe, mais o bebê se sente confortável até que a crise de cólica passe.

Amamentar: ofereça o peito para o bebê, com cuidado para que ele não mame demais, o que dificulta a digestão, pois o leite pode tomar conta daquele espacinho que causam a cólica na barriguinha do neném.

Arrotar: uma das formas de eliminar os gases que estão na barriga do bebê, para algumas crianças, é mantê-lo de barriga para lado após a mamada, para que ele possa arrotar e se sentir melhor.

Remédio para cólica do bebê

Se mesmo com todas as tentativas acima o seu bebê continuar com cólica, é indicado que você consulte um pediatra, pois só um médico especializado pode receitar ou indicar um medicamento, a dosagem de acordo com o peso do bebê e qual horário será melhor para tomar.

Remédio normalmente indicados por médicos

Um dos remédios bastante indicados por pediatras e utilizados para aliviar a cólica dos bebês por gases intestinais é o antiespasmódicos, que ajuda e muito a dissolver as pequenas bolhas que retêm os gases no intestino, aliviando dessa maneira a cólica do bebê
Probióticos também vêm mostrando bastante eficácia e sendo uma arma dos médicos contra a cólica dos bebês, desde que utilizados na dose adequada, indicada pelo profissional. Ele costuma alterar a flora intestinal do bebê, fazendo com que seja reduzida a inflamação local e, com isso, melhorando a dor de forma significativa. Diversos estudos estão em buscas de ainda mais provas de que os probióticos, ou seja, os lactobacilos vivos, realmente funcionam ou se é só uma sensação de relaxamento e melhora.

E aí, gostou das informações acima sobre aliviar a cólica do bebê? Acesse o Blog Oficial da Lá Vem Bebê e veja diversas outras dicas!