O humor na gravidez – como melhorar

Oieeeee! Hoje é dia de falarmos sobre o humor na gravidez e como melhorar.

Quando paramos para pensar sobre isso, imaginamos uma coisa difícil e até mesmo chata de se falar, mas saiba que com informação, fica mais fácil reverter o jogo e acertar no o que fazer para melhorar e manter o bom humor.

Vamos conversar como e porque acontece esses altos e baixos no humor das grávidas e daremos dicas de como melhorar.

Porque equilibrar o humor na gravidez

Humor na gravidez

O nosso humor está diretamente ligado ao que está acontecendo em nossa vida.

O humor da grávida costuma ser ainda mais ligado ao que ela está vivendo, já que a gravidez é um momento único em sua vida.

Ele é um reflexo de nosso estado físico e mental.

Por conta das alterações que acontecem nos hormônios durante a gravidez, a estabilidade do humor na gravidez fica descompensada, e precisa melhorar.

Isso com certeza influencia bem mais do que simplesmente em seu estado de espírito, mas em suas relações com amigos, familiares e equipe multiprofissional que fazem parte de suas semanas da gestação.

A questão é que esse momento não é só o exercício da mente, mas que pode fazer parte do processo da alteração dos hormônios quando se preparam para receber o bebê.

O humor na gravidez no primeiro trimestre

Sem dúvidas o primeiro trimestre da gravidez e um dos mais desafiadores, desde a concepção até a chegada do bebê, segundo a maioria das mamães.

Devido a alta descarga de hormônios, necessários para a adaptação do organismo da mãe para receber o filho, o primeiro semestre parece ser o mais confuso para as grávidas.

Geralmente, o pico de momentos de humor não tão bom acontece entre a sexta e décima semana da gravidez.

E por conta da mulher não conseguir lidar com essas novas emoções tanto mudam.

O humor na gravidez às vésperas dos exames

Grávida na véspera dos exames

Os dias antes dos exames costumam causar um certo frio na barriga, principalmente aqueles mais esperados, como ultra-sonografias morfológicas, Doppler, exame do cotonete, curva glicêmica e outros.

Geralmente o humor tende a oscilar às vésperas do dia do exame, principalmente.

Por isso, boas e concretas informações são super importantes para passar segurança para a mamãe, diminuindo as inúmeras possibilidades idealizadas em sua cabeça sobre a coleta e o preparo.

O humor antes das festas da gravidez

Humor antes das festas de gravidez

Você já parou para pensar em quantas coisas para resolver naquelas festas que são da gravidez, como por exemplo o chá de bebê, chá rifa, chá revelação e outros?

Realmente são muitos detalhes. Temos comida para organizar, bebidas para comprar, lista de presentes para montar, convites para enviar, decoração e tudo o que envolve essas festas , que são super esperadas, mas que podem trazer um tantinho de estresse.

Uma opção bem legal é fazer essas festas de forma on-line, pois isso otimiza tempo e facilita a vida da grávida em redução de gastos e trabalho físico e mental.

Aumentar a autoestima melhora o humor na gravidez

Durante a gravidez a autoestima da mulher tende a ficar abalada no início da gestação.

Afinal, são muitas mudanças como corpo, cabelo, unhas, pele que acabam impactando na vida da gestante e em sua beleza externa e interna.

Uma das formas de aumentar isso é buscar alternativas simples que funcionam bastante, como cuidar da autoestima da forma com que a pessoa se sinta melhor, como:

  • Cuidar dos cabelos 
  • Fazer as unhas 
  • Massagens relaxantes 
  • Tratamento de pele 
  • Depilações que sejam liberadas pela obstetra. 
  • Limpar as sobrancelhas 
  • Outras coisas 

A boa relação do casal para melhorar o humor na gravidez

Relação do Casal na gestação

Esse é um cuidado muito grande que deve ser tomado na gravidez.

Por ser, que por questões hormonais ou até de tempo mal distribuído, pode ser que a relação entre o casal fique abalada.

Para que isso não aconteça, o primeiro passo é que a mulher não se sinta culpada ou merecedora disso estar acontecendo.

É necessário cultivar a relação dia após dia, e encontrar formas que o casal não se reconheça apenas como pais, mas sim como “homem e mulher”.

Fazer programas de casal, incluir o papai nas decisões a respeito da chegada do bebê e muita conversa é o que indicamos ser feito para ajudar nessa fase.

Saiba que o humor não tão bom afeta a relação do casal, mas para a grávida, o fato da relação do casal não estar fugindo como deveria, acaba piorando ainda mais o bem estar.

O humor na gravidez no segundo semestre

Esse costuma ser o semestre conhecido como “a lua de mel da gravidez “.

Geralmente, o semestre em que a grávida está costuma ditar o humor  da maioria dessas semanas, já que cada um tem seus poços de instabilidade emocional.

Esse é o momento de aproveitar para as festas, ensaios de fotos, reformas e boa parte da montagem do enxoval do bebê e da mamãe.

Acesse aqui para te ajudarmos a programar seu chá, com muito mais praticidade.

A relação do intestino e o estado de humor

Sabemos que uma alimentação saudável costuma influenciar em várias partes da vida.

Isso acontece porque funcionamento do corpo está diretamente ligado ao que consumimos, em especial ao intestino.

Quando o intestino está funcionando bem, isso ajuda na autoestima e diminui aquela irritabilidade e sensação de estar sempre estufada.

O que de fato melhora o humor na gravidez

Humor na gravidez

Essa pergunta não tem uma resposta exata. Não se sabe exatamente o que melhora o humor na gravidez porque o humor de cada mulher costuma ser pessoal e pontual.

Por exemplo, tem mulheres que melhoram o humor fazendo exercícios físicos. Outras melhoram cozinhando. Outras melhoram saindo com as amigas.

Enfim, para melhorar o humor a mulher deve fazer uma análise do que a faz bem, e tirar um tempo para essa atividade.

A auto cobrança e o humor na gravidez

Sabemos que na fase da maternidade é uma das que mais tem auto cobrança por parte da mãe.

Ser mamãe não é uma tarefa fácil. Só mesmo muito amor para darmos conta de tudo o que se passa.

Então, a mulher quando fica com o humor não tão bom, pode ser culpada por se sentir dessa forma, já que esse deveria ser um período (teoricamente) onde a mulher se sentisse mais realizada e sem ter nada que a abale, mas essa está longe de ser a realidade.

Nossa dica e desejo é que você participe de conversas que te fortaleçam, com pessoas que viveram a maternidade e seus sentimentos mais variados.

Dicas de programas que costumam melhorar o humor na gravidez

Como já falamos antes, os programas e as ações são bem individuais. Mas aqui vamos deixar algumas dicas que funcionam para várias grávidas.

  • jantar especial: jantar em casa ou fora pode ser especial e edificante para a grávida. Prepare um cardápio todo especial e saboroso.
  • prepare o enxoval: Montar o enxoval  do bebê e um dos maiores prazeres da maioria das mamães. Preparar as coisinhas para a chegada do bebê está entre as maiores demonstrações de amor da mamãe, além de fortalecer o vínculo entre eles.
  • Ir a praia

A Lá Vem Bebê e você

Lista na Lá Vem Bebê

Sabemos que nem todos os dias da gestação serão tão bons.

Haverão dias que os desafios serão maiores que outros, mas pode ter certeza que cada momento faz parte do seu processo.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos prontos para te ajudar seu humor na gravidez! Vamos te auxiliar de maneira prática, segura e acolhedora durante a gestação, e toda a maternidade.

Continue nos acompanhando por meio de nossos canais de comunicação:

Nos siga no instagram

Vamos ser amigos no facebook