Segundo filho: quando decidi tentar

Olá pessoal, vocês sabem que sempre escrevo aqui na coluna sobre assuntos que tenho vivido e que me rodeiam ao longo da maternidade, pois bem o assunto da vez é exatamente esse, segundo filho. Será que está na hora? Tem hora certa para isso? Tenho mesmo que ter mais filhos? São muitos questionamentos que envolvem essa decisão em nossa vida. Afinal ter filho é para sempre, não podemos desistir e nem trocar ou doar como fazemos com nossas roupas, não é mesmo?

Já tem alguma semanas que entramos nesse assunto em casa. Estamos avaliando todas as possibilidades de ter um segundo filho e também estamos analisando toda a nossa vida para essa decisão.

Quem já fez quimioterapia pode ter filhos?

Antes de tudo, eu preciso contextualizar vocês sobre alguns fatos em nossa vida que já contei por aqui, mas é importante. Gabriel, meu marido, teve um câncer aos 19 anos e por conta do tratamento, os médicos acreditavam que para ele ter filhos não seria muito fácil pois a fertilidade masculina, assim como a feminina, pode ser prejudicada por alguns tratamentos.

Os tumores como testicular e o linfoma de Hodgkin, podem reduzir a quantidade de espermatozoides, dificultando a fecundação. No caso do Gabriel ele teve o linfoma de Hodgkin e por isso seria mais difícil ter filhos.

A Joana foi concebida de forma natural e pelo que entendemos, meu marido não foi afetado fazendo com que o médico ficasse bem surpreso com esse fato, pois as chances de afetar a fertilidade masculina neste tipo de câncer é bem grande.

Segundo filho após tratamento de câncer

Quando começamos a conversar sobre a possibilidade do segundo filho, a primeira questão que veio foi essa. Será que não teremos problemas futuros por conta do tratamento? Teria que fazer exames para saber se de alguma forma o Gabriel foi afetado ou não, mesmo já tendo uma filha de forma natural.

Esse também foi um dos principais pontos que pensamos quando decidimos tentar o segundo filho agora.

Quanto tempo esperar para o segundo filho?

Cada casal terá que chegar em um consenso sobre o assunto. Essa pergunta é muito pessoal e relativa.

Quando engravidei eu tinha um sonho e objetivo de ter filhos antes dos 30 anos, eu consegui, tive ali beirando os 30 (rsrsrs) Joana nasceu eu outubro e eu fiz 30 anos em dezembro. Nem sempre o que a gente sonha e deseja é o que de fato acontece.

Durante toda a minha vida eu sempre falei que teria de 2 a 3 filhos, porém quando o primeiro nasce esse pensamento muda muito, não é mesmo? no meu caso ele oscilou. Dias eu quero 5 filhos e outros tá ótimo uma só, porém ao mesmo tempo eu sempre tive uma excelente relação com as minhas irmãs e a proximidade de idades eu amo agora que somos adultas.

Desta forma ficamos pensando sobre ter outro filho agora, que Joana está com 2 anos e meio, ou esperar até ela ter uns 5 anos e tudo estiver mais calmo.

Intervalo para o segundo filho

Esse intervalo é o que mais penso, como falei eu gosto de ter essa distância curta entre minhas irmãs, mas também penso em outros fatores que coloco na balança como:

Sono

A Joana ainda não dorme uma noite completa de sono, acorda pelo menos duas vezes, mas já foi pior e eu sempre penso que em breve ela vai dormir a noite toda e quando enfim eu começar a ter noites melhores de descanso, terei outro bebê? passar por tudo de novo?

Em contrapartida eu penso que já to aqui, não é? já não durmo direito, será que não é melhor emendar logo tudo? Eu penso que se eu me acostumar novamente com uma vida mais tranquila de sono e rotina eu acho que não terei mais essa coragem toda de ter outro filho.

Vida financeira

A vida está bem ajustada para todo mundo, tudo muito caro e corrido. Esse fator é muito importante a ser pensado, ter filho é de fato um gasto, roupa todo mês, sapato, comida, estudo, remédios entre outro são gastos  que entram no orçamento e as vezes dependendo até bagunçam ele.

Sobretudo a vida financeira é apertada em qualquer época e o que de fato acontece é que o famoso ditado: “Onde come um comem dois” é real, tudo se ajeita. Eu lembro que quando engravidei da Joana, a gente ainda tinha muitas prestações de coisas que compramos quando casamos e bateu um desespero.

Para mim a gente não daria conta de pagar boletos, montar um quarto e ter uma criança em casa. No final tudo se ajeita pois você se planeja. A cabeça muda e na maioria das vezes a gente deixa de comprar pra gente para dar valor as coisas do nosso filho e eu particularmente adoro comprar coisas para ela. Então pra mim a vida financeira conta, mas ela não é o principal fator nessa escolha, mas para muitas mães são.

Emocional da mulher

Nem as noites mal dormidas me faz pensar tanto em ter outro filho quanto a parte emocional. Gravidez, parto e puerpério conseguem mexer comigo até hoje. Eu passei muito mal na gravidez e já falei para vocês para vocês em outros posts, meu parto foi lindo e super dentro das conformidades, mas fiquei muito tempo mexida com ele e me arrepiando todas vezes que lembro do momento.

O puerpério foi um momento doloroso de muita confusão na minha cabeça. No meu relato sobre ele, eu descrevi todos os meus receios e medos e quando lembro dele eu ainda tenho medo.

Responsabilidade do segundo filho

Além do parto, gravidez e puerpério existe a responsabilidade de ter um filho, educar, estar com ele em todos os momentos. Eu penso muito sobre ser uma boa mãe e dar o melhor do mundo para ela e entendo que esse tem que ser o pensamento dos pais.

Segundo filho e a vida profissional

Me formei e fui trabalhar na área de fato 8 anos depois. Hoje em dia tenho meu cargo e minha vida profissional estabilizada, considero um sonho realizado, pois passei anos buscando isso para a minha vida. Tenho uma rotina muito corrida para conciliar meu ateliê, minha função na Prefeitura e mais dois filhos e além disso, meu marido também tem os sonhos dele.

Conversamos sobre isso e pensamos que de fato precisamos avaliar sobre e que também filho não estraga vida profissional, ele acumula, vai ser mais cansativo, porém nada é impossível!

Segundo filho e a vida do casal

A vida do casal após o filho muda muito, com dois filhos então um pouco mais. Por isso chegamos a conclusão que agora é o melhor momento para ter o segundo filho, pois hoje estamos conseguindo dar uma estabilizada na nossa vida como casal, temos a consciência de que um segundo filho pode mudar isso, mas quando tivemos a Joana tudo mudou também e nos adaptamos não foi? Então a gente vai conseguir no segundo filho também.

Não estou dizendo que é e nem que será fácil, mas quero dizer que tudo nessa vida é uma questão de adaptação e paciência.

Escolhas inclui ter filhos

“Colocar filho no mundo” não é fácil, literalmente falando pelo parto e gravidez, assim como todo o resto que envolve ter um filho como educação, escola, emocional, entre outros.

Ter filho faz parte das escolhas de algumas pessoas, outras pessoas não pensam no assunto e não querem ter nem o primeiro e outras só querem um filho, tudo isso faz parte das escolhas, objetivos e sonhos de cada pessoa.

No início nem eu e nem meu marido queríamos ter mais um filho, agora já estamos conversando sobre a possibilidade. Todos esses pontos que falei no post, estão sendo avaliados e conversados. Filho inclui planejamento! Se você e o seu parceiro(a) decidiram por isso, sigam em frente! Filho precisa além de tudo de amor e carinho e isso a gente tem de sobra para dar.

E vocês, estão pensando em ter o segundo filho? Como foi definir isso na vida de vocês? Conte para a gente nos comentários.