Nesse post você irá ler sobre:
- Porque ocorre a TPM
- Quais são seus sintomas
- Como aliviá-la
Conhecida também como síndrome pré-menstrual, a famosa e temida TPM é o período que precede a menstruação. Nesta fase, há alterações hormonais que podem interferir no psicológico da mulher e até causar alguns sintomas corporais.
Você também irá gostar de ler:
Cuidado! O Ovário Policístico pode causar dificuldades para engravidar
O que é e como age o hCG no corpo da mulher
Como e quando usar a pílula do dia seguinte
Você vai encontrar neste artigo:
Por que ocorre TPM?
Para compreender a TPM precisamos entender todo o ciclo da menstruação. O corpo da mulher foi feito para gerar filhos, portanto, todos os meses o útero se prepara para receber um bebê.
Nos primeiros 14 dias do mês ocorre o que chamamos de ovulação. É nessa fase que os níveis de estrógeno sobem para preparar a fecundação. Nos outros 14 dias o corpo começa a preparar o espaço para o possível bebê fecundado, engrossando as paredes do útero e sendo o responsável pela queda dos níveis de estrógeno e elevação da progesterona.
Ao final destes 28 dias, o endométrio, que é a parede que recobre o útero, começa a descamar e se soltar quando não há fecundação e implantação do feto. Neste momento há uma queda hormonal brusca que também pode influenciar muito no corpo e mente da mulher.
As alterações hormonais descritas acima causam alguns sintomas físicos e psicológicos na mulher, como ansiedade, alteração de humor, dor no peito, entre outros. E a TPM é exatamente a fase em que a mulher sente tudo isso, e que geralmente precede a menstruação. Por isso o nome Tensão Pré-Menstrual.
Sintomas
- Sinais de Depressão, como tristeza, vontade de ficar sozinha;
- Vontade de chorar o tempo todo e sem motivo aparente;
- Alta irritabilidade – falta de paciência com tudo e com todos;
- Crise de ansiedade;
- Insônia frequente;
- Fome em excesso ou falta de apetite;
- Muita sonolência;
- Dificuldade de concentração;
- Cansaço excessivo;
- Fortes dores de cabeça;
- Aumento considerável de acne;
- Aumento de peso sem explicação;
- Inchaço nas mamas;
- Aumento de gases digestivos.
Os sintomas desaparecem assim que ocorre a menstruação.
Tratamentos
Especialistas que podem diagnosticar TPM são:
- Endocrinologista
- Ginecologista
O anticoncepcional é um dos tratamentos indicados para casos graves de acne, estresse e dores, pois regula as taxas hormonais e diminui os sintomas da TPM.
Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável também contribui para diminuir os sintomas da TPM.
Chocolate e TPM
Sabe aquela vontade de comer chocolate na TPM? Ela é real! Esse desejo corro porque o chocolate e doces em geral contém substância de efeito estimulante e antidepressivas, que ajudam a minimizar os efeitos da queda de hormônio que deixa a mulher sensível e desanimada.
Mas vá com calma! O açúcar e a gordura que esse alimento possui pode agravar outros sintomas da TPM, como a acne, aumento de peso e dores de cabeça.