3 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

3 Semanas de Gestação – O caminho

Na terceira semana de gravidez, o corpo começa a passar por transformações ainda  maiores- e que começam, enfim, a serem percebidas pela mamãe.

Sintomas da Gravidez

O corpo ainda manda sinais muito parecidos com os pré-menstruais. Algumas mamães relatam um leve cansaço e um aumento da vontade de ir ao banheiro. A maioria começa a acordar durante a noite para um xixi. As dores nas mamas e, principalmente, no bico do seio, denunciam que algo está diferente. Dores nas costas, na altura dos rins também são bastante comuns nessa semana.

Mudanças no corpo

O corpo já sabe que você está grávida. Os hormônios continuam a ser produzidos com muita intensidade mas as mudanças físicas ainda não são perceptíveis. O aumento das mamas ainda é confundido com o inchaço normal anterior à menstruação. Por dentro tudo está diferente, já que os hormônios estão mandando as informações para o cérebro e todos os outros órgãos de que há um bebê a caminho e o funcionamento de tudo será diferente.

Comportamentos e emoções

A  mamãe ainda não descobriu a gravidez, mas sabe que o mundo está com outro colorido. Apesar da data da menstruação estar próxima, curiosamente, muitas mulheres já se sentem grávidas nessa fase. Sem saber explicar o porquê, muitas relatam já estarem certas de terem iniciado o período gestacional. Aqui, um exame de gravidez já terá um resultado positivo. A ansiedade com uma possível confirmação cresce assustadoramente nesta semana – para tentantes ou não. O humor continua oscilante e crises de choro são muito comuns. Tudo culpa dos hormônios!!

Descobertas e curiosidades

Na terceira semana, o óvulo já está quase no seu destino final: o útero. No caminho pela trompa de falópio ele já começa a receber nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Aqui o bebê é ainda apenas um emaranhado de células que se duplicam a cada instante. Durante o caminho ele é chamado de blastocisto – um conjunto de células que irão se dividir e dar origem à placenta e ao futuro embrião. No final desta terceira semana ele começa efetivamente a sua implantação na parede do útero. Já está tudo sendo preparado na nova casinha dele pelos próximos 9 meses!

O que perguntar ao médico

Se você achou alguma coisa estranha e já marcou uma consulta, aproveite para perguntar sobre o ácido fólico e as vitaminas que precisa tomar. A ingestão de ácido fólico nas primeiras semanas de gestação é muito importante para o perfeito desenvolvimento do feto. É ele que promove o fechamento completo do tubo neural do bebê, que acontece por volta da 12ª semana. Os médicos recomendam que mamães tentantes já comecem a tomar o ácido fólico de três a seis meses antes do início das tentativas.

Lista de atividades da semana

Como nas duas semanas anteriores o importante é não deixar a ansiedade tomar conta. Se o teste de farmácia deu positivo, você já pode marcar uma consulta com o seu médico.

O que não fazer nesta semana

Qualquer atividade de impacto deve ser evitada nesse período. É importante que a alimentação seja regulada para garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião. Não ingerir bebidas alcoólicas, dormir bem e relaxar vão fazer muito bem nessa semana.

Anterior: 2 Semana de Gestação   [Leia mais…]

Próxima: 4 Semanas de Gestação   [Leia mais…]

Deixe um comentário