10 Semanas de Gestação – Os planos

Chegamos a 10ª semana de gestação! A mamãe já está cheia de planos e de expectativas! Os sintomas iniciais (e bastante incômodos) da gravidez começam a apresentar sinais de melhora. Isso indica o início de mais um ciclo diferente!

Sintomas da Gravidez

A partir dessa semana, os tradicionais enjôos tendem a melhorar bastante. A gravidinha começa sentir-se mais bem disposta e com mais energia durante o dia. Os seios continuam aumentando- mas as dores já quase não são sentidas. Uma leve dor da região lombar é relatada por algumas gestantes a partir dessa semana. Essas dores são consequência da movimentação que os músculos das costas e do abdome começam a ter para “acomodar” o novo tamanho da mamãe!

Mudanças no corpo

A cada semana que passa, os mamilos estão mais escuros e mais firmes. Ainda bem! Essa proteção natural garante que o seio sofra menos durante o período de amamentação. Mas você ainda pode dar uma ajudinha para o seu corpo: utilizar uma esponja de fibras naturais para massagear os seios durante o banho, ajuda a reforçar essa proteção. Sua barriguinha já deve estar começando a dar os primeiros sinais de mudança! Ela ainda não começou a crescer efetivamente, mas o seu formato já mudou!

Comportamentos e emoções

Agora a mamãe já começa a se acostumar com os níveis de hormônio que estão circulando, e o humor já começa a voltar ao normal. O fim do período de enjôos também ajuda (e muito!) a melhorar o cotidiano. O segundo ultrassom já se aproxima. Agora o que vem tirando o sono da nova família é: vamos contar logo para o mundo?

Descobertas e curiosidades

Seu bebê já é do tamanho de um pequeno morango! Seus bracinhos já fazem pequenos movimentos, devido à formação das articulações do cotovelo! Seus órgãos internos como fígado, rins e pulmões, já tem sua estrutura inicial formada e em funcionamento! O coraçãozinho bate sem parar com movimentos muito rápidos! Na futura mamãe, começa também a circular uma quantidade muito maior de sangue – cerca de 50% a mais até o final da gravidez! Você deve estar muito curiosa para saber o sexo do seu bebê e sabe que isso não vai ser possível ainda no próximo ultrassom… E agora?

Existem possibilidades! Uma delas é o exame de sexagem fetal! Com índice de acerto de 99% ele analisa o sangue da mãe para determinar o sexo do bebê. Funciona assim: uma parte das células do bebê fica na circulação sanguínea da mãe durante todo o período gestacional. A partir dessas células é possível indicar a presença ou ausência do cromossomo Y – a sua presença indica que vem um menino por aí! Hoje em dia o exame é bastante acessível e encontrado facilmente nos laboratórios. Vale lembrar que descobrir o sexo do bebê também é uma emoção e que a escolha de saber pelo exame de sangue ou pelo ultrassom é unicamente dos pais, e deve levar em conta a ansiedade da mamãe em relação a este assunto!

O que perguntar ao médico

Provavelmente você vem notando diversas mudanças no seu corpo: o aparecimento de pequenas varizes, o aumento demasiado dos seios e o tão esperado crescimento da barriguinha. Fale com seu médico nesta semana a respeito de quais produtos e cremes você pode usar durante esta fase. Hidratantes fazem toda a diferença na vida da mamãe nesse início de gestação, prevenindo estrias e manchas na pele. Mas, como tudo o que você vai usar, vale conversar com seu especialista!

A atenção com a alimentação e a hidratação continua! Beber bastante líquido e incluir cada vez mais frutas, legumes e verduras no cardápio diário vai fazer muito bem para você e para o seu bebê. O desenvolvimento dele está diretamente ligado aos nutrientes que ele recebe da futura mamãe! Por isso, quanto mais cores no prato, melhor!

Lista de atividades da semana

A esta altura da gestação, a maioria das mamães já está louca para sair fazendo compras para o seu bebê. Segure essa ansiedade! Desde roupinhas, itens como carrinho e berço além do enxoval como um todo, podem – e devem!- ser definidos um pouco mais adiante, quando a mamãe vai ter ainda mais disposição física além de saber com certeza o sexo do seu bebê após o ultrassom. Nesta décima semana aproveite um dia para passear no shopping e ver as roupas que você vai precisar trocar nos próximos meses. Vale a pena começar a fazer um pequeno planejamento para não comprar muitas roupas com tamanho grande e depois não ter o que fazer com elas.

O que não fazer nesta semana

O cuidado com o grau de intensidade das atividades físicas continua. Nada de pulos e impactos desnecessários! Até o final deste terceiro mês- sim, ele já está na metade!- é importante cuidar para que nenhum esforço seja feito desnecessariamente. Cuidar do corpo e da mente é essencial para a futura mamãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *