Quando é possível descobrir o sexo do bebê?

Nesse post você irá ler sobre:

  • Como descobrir o sexo do bebê de acordo com a semana de gestação
  • Quais são os exames indicados para cada etapa

Existem diversos métodos para descobrir o sexo do bebê, que vão desde exames de urina e sangue até o mais tradicional ultrassom. Veja com quantas semanas é possível fazer cada um e como funcionam os métodos.

De acordo com as semanas de gravidez, é possível realizar alguns exames para descobrir o sexo do bebê. Separamos os mais comuns e vamos explicar como funcionam.


Veja também:


8 semanas

É possível realizar o exame de sangue chamado sexagem fetal. Neste exame, a mãe deverá coletar o sangue em um laboratório que irá verificar se existem cromossomos Y presentes no material colhido. Como a mulher só possui cromossomos X, se houver presença do Y ela está grávida de um menino. Se só houver X, será uma menina.

O valor desse exame pode chegar a R$450,00 e os convênios não cobrem, assim como a rede pública também não. O resultado fica pronto em cerca de 5 dias.

Para gravidez gemelar, o resultado só mostra se pode haver presença masculina ou não. Mas não é conclusivo até a ultrassonografia.

10 semanas

Com 10 semanas, existem alguns métodos para descobrir o sexo do bebê.

1. Exame de sangue não-invasivo

Esse exame serve para detectar síndromes congênitas, como a síndrome de Down. É realizada uma coleta de sangue e o material vai para análise, assim como ocorre no exame de sexagem fetal.

O valor deste exame é bem alto, podendo inviabilizá-lo. Não há cobertura dos convênios e nem da rede pública de saúde.

2. Exame de urina

A partir das 10 semanas é possível realizar um exame simples de urina, método que veio dos Estados Unidos, e que irá detectar a presença dos cromossomos X ou Y na mãe.

O teste é vendido em farmácia. Mas por ser um método novo no Brasil, a mãe pode encontrar dificuldades para comprá-lo. A eficácia é de 90% e o resultado sai em 10 minutos.

3. Exame de sangue invasivo

Também é a partir das 10 semanas de gestação que pode-se realizar um exame genético e invasivo para descobrir o sexo do bebê. Geralmente esse exame só é indicado em casos  de suspeita de má formação ou doença genética, pois ele oferece risco de aborto espontâneo.

A eficácia é de 100%, já que o material colhido vem diretamente do feto. Também é um exame caro e nem os convênios, nem a rede pública cobrem o valor.

13 semanas e 16 semanas

A partir das 13 semanas é possível detectar o sexo do bebê com um exame de ultrassonografia. Dependendo da qualidade das imagens geradas pelo aparelho, da experiência do médico e da posição do bebê, a mamãe poderá sair com a resposta do sexo já no início do segundo trimestre da gestação!

2 comentários em “Quando é possível descobrir o sexo do bebê?”

Deixe um comentário