Chá de Fraldas ou Clube da Luluzinha? O evento mais aguardado pelas mamães durante o período de gestação é um convite para reunir as amigas. Brincadeiras, decoração e toda a dinâmica da recepção estão sempre voltadas ao público feminino. Mas será que os papais, vovôs e até os futuros irmãozinhos precisam mesmo ficar fora da celebração?
Pensando neles, algumas mamães escolheram que é hora de mudar esse paradigma. Muitas delas optam por uma festa mais inclusiva, um chá de fraldas para homens e mulheres. E, para incluí-los, é preciso alterar algumas coisinhas importantes no planejamento.
Ficou confusa? Calma, não há motivo para se desesperar com os preparativos. A consultora de imagem Fernanda Bastos, especialista em etiqueta social, pode dar uma força. As dicas envolvem a escolha do que servir, a hora para fazer as brincadeiras e a temática da festa.
A primeira sugestão da especialista é considerar que o chá de fraldas com homens precisa ser atrativa para este novo público. Portanto, brincadeiras mais inclusivas ou uma cervejinha no menu são pequenos toques que podem fazer a diferença durante a festa.
“Não é só convidar os homens, mas é importante pensar como tornar a festa mais agradável para eles também. Para incluí-los nas brincadeiras, por exemplo, vale pensar em algumas coisas que sejam legais para ambos os sexos e não só para as mulheres. Caso não seja possível, minha sugestão é que a festa seja preparada com dois ambientes: um especial para as mulheres promoverem as brincadeiras”, explica.
Leia mais:
- Dicas criativas para um chá de fraldas bom, bonito e barato
- Conheça o chá de fraldas 2.0: moderno e encantador
- Inspire-se com o chá de bebê mais fofo do ano
Outra pequena dica que pode fazer muita diferença é verificar o grau de relação entre os convidados. Ou seja, não adianta apenas chamar os namorados ou maridos das amigas se entre eles não existe muita conexão.
“Neste caso, o clima fica um pouco chato. Porque a tendência das mulheres, que já se conhecem, é se aproximarem mais. Por isso, quando os homens não se conhecem muito bem, ou não se conhecem mesmo, a festa para eles pode ficar bem cansativa. Se esse for o caso, é até melhor repensar o chá de fraldas misto.”
Chá de fraldas em família
Comemorar o momento mágico da primeira gestação com toda a família foi a principal razão pela qual a futura mamãe Maria Julia Ferraz Lemes fez questão de organizar um chá de fraldas para homens e mulheres. O chá misto, para aproximadamente 40 pessoas, foi ao melhor estilo faça você mesmo, sem a contratação de buffet e com um toque pessoal de criatividade.
“Decidi que era melhor incluir todo mundo para comemorar este momento. A organização da festa foi tranquila, mas precisei de bastante ajuda, pois a barriga atrapalhava bastante. Com a colaboração da minha mãe, tias e irmã, tudo foi super divertido”, afirma.
O chá também serviu para revelar o nome do filho, Theo. O que até então era um segredo para a família. A revelação, inclusive, serviu como uma das brincadeiras para incluir todos os convidados. Na entrada da festa, um placar com as duas opções de nome – a outra era Matheus – foi montado para que os convidados fizessem o seu palpite. Os palpites vencedores concorriam a um prêmio simbólico.
“Todas as brincadeiras foram compartilhadas por todo mundo. No fim, acho que todos se sentiram parte deste momento. Para mim, o clima de integração e de expectativa para a chegada do bebê foi o mais importante do evento”, explica a futura mamãe.
Com todo esse amor de família aguardando ansiosamente pela sua vinda, já dá para imaginar o quanto esse bebê será paparicado, não é mesmo?
1 comentário em “Chá de fraldas também é assunto para homens”