Algumas mamães podem desenvolver tanto a diabetes quanto a pressão alta durante a gravidez. Mas há algumas maneiras para se evitar o problema.
A diabetes gestacional e a hipertensão arterial na gravidez são problemas que algumas mamães enfrentam durante a sua gravidez. São doenças que, na maioria das vezes, vão sumir após o parto, mas em alguns casos podem acompanhar a mamãe pelo resto da vida.
Tanto a diabetes quanto a hipertensão trazem preocupação extra para as mamães por poder trazer problemas também para seus bebês. Mas há alguma maneira de evitar?
Na maioria das vezes, a questão genética influencia bastante no aparecimento ou não de tais condições.
Mas hábitos saudáveis, como a realização de exercícios físicos e um controle adequado da alimentação e da saúde da mamãe durante a gravidez, pode ajudar muito.
Você vai encontrar neste artigo:
Diabetes Gestacional
O diabetes é uma doença que desregula a produção e absorção de insulina pelo nosso organismo. Com isso, o açúcar passa a não ser processado corretamente pelo organismo.
Durante a gravidez, com a produção de hormônios acontecendo de maneira diferente, a insulina acaba não sendo absorvida de maneira correta- fazendo com que o diabetes apareça.
Podendo aparecer a qualquer momento da gestação, o diabetes pode continuar interferindo de forma cada vez maior na gravidez.
O crescimento do feto e a produção de ainda mais hormônios- alguns deles de preparação para o parto- fazem com que a situação possa se agravar no final da gestação.
O tratamento normalmente consiste apenas em controle da alimentação e introdução de uma dieta baixa em açúcares e carboidratos.
Caso os níveis de açúcar não se normalizem, o médico pode optar por uma intervenção medicamentosa. Mas apenas nos casos mais severos há a recomendação do uso de insulina.
Fatores de risco
Além da maior quantidade de hormônios, há fatores que também favorecem o surgimento do diabetes gestacional. Ter histórico do diabetes na família aumenta as chances de desenvolver a doença durante a gravidez.
Ganhar muito peso no início da gestação também favorece o desenvolvimento do diabetes.
Gravidez de gêmeos também pode aumentar a propensão ao aparecimento do diabetes.
Controlar o peso e ter uma alimentação saudável desde o início ajuda a manter a saúde da mamãe e do bebê.
Depois da gravidez, volto ao normal?
Na maioria das vezes, apenas a queda natural dos níveis de hormônio após o parto, já faz com que a insulina volte a ser absorvida de forma correta.
Mas algumas mamães ainda tem que continuar com a manutenção da dieta por um período.
Hipertensão na Gravidez
Outro problema que preocupa as mamães é a pressão alta. A hipertensão na gravidez pode levar a um quadro bastante complicado, chamado de pré-eclâmpsia.
Normalmente identificado após a 20ª semana da gestação, a pré eclâmpsia é caracterizada quando há um aumento excessivo da pressão arterial além da perda de proteínas.
Nesses casos, as proteínas não são sintetizadas e acabam sendo eliminadas pela urina.
Esse quadro pode ser bastante perigoso e levar, até mesmo, a um parto prematuro.
Há como evitar?
Não. Na maioria das vezes, a doença aparece por questões genéticas já existentes.
O controle do ganho de peso durante a gravidez ajuda a manter os níveis de pressão controlados, evitando a pré-eclâmpsia.
Em alguns casos, a evolução para a eclampsia propriamente dita, pode trazer graves riscos.
Com a pressão muito alterada, o sangue que o bebê recebe por meio da placenta pode ser reduzido, prejudicando seu crescimento. Além disso, quando há a confirmação do diagnóstico, a mamãe passa a ser acompanhada ainda mais de perto.
Por isso, os exames do pré-natal são tão importantes.
Com o acompanhamento correto, as chances de desenvolver essas e outras doenças diminuem bastante.
O mais importante é estar sempre atenta a qualquer sintoma diferente que você apresente durante a gravidez.
Ao menor sinal de modificação nos hábitos, como aumento ainda maior das idas ao banheiro para fazer xixi, deve ser avisada para seu médico.
Manter a sua alimentação saudável, beber bastante líquido e fazer exercícios leves são essenciais para uma gestação saudável.
Ficar atenta à sua saúde é garantir a saúde do seu bebê!