Ele já partiu há mais 10 de anos, mas ainda sinto sua mão pesada sobre o meu ombro. O abraço sempre forte quando eu corria ao seu encontro. As brincadeiras inventivas, as moedas para o cofrinho, o dinheiro para o primeiro skate.
A voz grave e pausada continua ecoando na minha cabeça, sempre professoral, apontando caminhos que, à época, eu ignorava. O sorriso de aprovação quando me via no portão, conversando com o flerte. O olhar fundo e triste, já em tom de despedida, perdendo-se no leito de morte. Orgulhoso, porém, ao ver na sua frente a continuidade da sua história, o seu filho, cujo futuro ele tinha certeza que seria brilhante – e podia apostar a própria vida nisso.
Só muitos anos depois fui entender o que tudo aquilo significava. Ao escutar o choro daquele que era sangue do meu sangue – e sangue do meu pai –, a mão pesada, o abraço apertado, a voz grave, o sorriso e o olhar fundo ganharam um novo significado. Acima de tudo, entendi todo aquele orgulho. E eu me sinto horando, meu pai, de todo aquele orgulho pela nossa história.
Ser pai é voltar no tempo. É olhar no espelho e ver o retrato do próprio pai. É olhar para o filho e também ver o próprio pai. É repetir, ciclicamente, a própria história.
Ser pai é criar um novo tempo. É repensar prioridades, é reviver a infância, é sonhar. É sorrir, dia após dia. É se emocionar, todos os dias. É sentir o mais puro e genuíno amor. Aliás, ser pai é a tradução literal do verbo amar.
Ser pai é semear a posteridade. É se preocupar com o futuro (e também com o presente). Ser pai é construir um mundo melhor.
Ser pai é se assustar na gravidez. Ser pai é olhar para o mundo com outros olhos. É decorar o quarto, é se divertir no chá de bebê, é sentir medo no parto. Contudo, pai só é pai ao ouvir aquele chorinho. Ao ver, pela primeira vez, aqueles olhinhos. Ser pai é chorar desenfreadamente e gritar para o mundo, pulmões cheios: eu sou o homem mais feliz do mundo!
Ser pai é ouvir essa playlist da Lá Vem Bebê e chorar. Feliz Dia dos Pais, seja você avô ou um papai grávido. “A vida é boa, quando se brinca demais!”
No Spotify:
Ou Youtube:
Você vai encontrar neste artigo:
- 1 Bruce Springsteen “My Father’s House”
- 2 Cat Stevens “Father and Son”
- 3 David Bowie “Kooks”
- 4 Dorival Caymmi “Acalanto”
- 5 Elvis Presley “Don’t Cry Daddy”
- 6 Fábio Jr. “Pai”
- 7 John Lennon “Beautiful Boy”
- 8 Legião Urbana “Pais e Filhos”
- 9 Neil Young “Here For You”
- 10 Pato Fu “Canção Para Você Viver Mais”
- 11 Rubel “Ben”
- 12 Stevie Wonder “Isn’t She Lovely”
- 13 Toquinho “Canção para Jade”
- 14 Toquinho e Vinicius de Moraes “O Filho Que Eu Quero Ter”
- 15 U2 “Sometimes You Can’t Make It On Your Own”