Chá de bebê também é sinônimo de comida saudável, mamãe. Saudável e – mais importante – saborosa!
Está pensando no cardápio da festa e ainda não se decidiu? Se você optou por fazer a festa em casa (e não em um buffet infantil), temos algumas dicas especiais, mamãe, que vão lhe ajudar na organização de tudo, para que todos os convidados possam degustar as comidinhas.
“Qualquer celebração que envolva o universo infantil, incluindo encontros como um chá de bebê, dispensam superproduções gastronômicas”, afirma a editora Renata Del Vecchio, do portal de notícias gastronômicas Degusta Vale. Ou seja: um bom cardápio é aquele que cabe no bolso.
“Uma tendência muito forte tem sido os cardápios saudáveis, que de certa forma são bem mais econômicos, afinal muitos dos ingredientes fazem parte do nosso dia a dia e costumamos ter em casa”, continua Renata.
A primeira dica é cortar os refrigerantes da lista. “Eles deram espaço para as águas saborizadas e para os sucos naturais, que ficam uma graça se forem servidos com canudos e garrafinhas, aquelas de leite de coco que costumamos jogar fora.”
Outra dica da editora é substituir os docinhos por salada de frutas. “Também vale usar a criatividade e oferecer frutas no palito (cobertas – ou não – com chocolate), copinhos de merengue, picolé, gelatina, mousse de fruta e por aí vai.”
Você também vai gostar:
- Chá de bebê: 4 brincadeiras especiais e 1 para ser evitada
- Faça Você Mesma: 5 lembrancinhas lindas e exclusivas para o chá de bebê
- Chá de fraldas também é assunto para homens
No lugar dos salgadinhos, Renata recomenda os “mini sanduíches” feitos com pão integral e finalizado com um tomatinho cereja espetado. “Fica delicioso e ainda confere um colorido especial à mesa”, aconselha. “Rolinho de wrap também é uma excelente alternativa, e as possibilidades de recheio são infinitas. Patês e pão sírio ajudam a completar.”
Portanto, como sempre lembra nosso chef Henrique Fogaça, à frente do MasterChef Brasil (Band), “menos é mais”. “E o ‘feito à mão e em casa’ é chique”, complementa Renata.
A matemática é nossa amiga
Seguindo a linha saudável e sustentável, é importante garantir que todos os convidados comam bem e, ao mesmo tempo, que nada seja desperdiçado. Para ajudar na matemática da quantidade ideal de comida e bebida para o chá de bebê, mamãe, a Lá Vem Bebê tem uma ferramenta especial, a Calculadora de Comidas e Bebidas para Chá de Bebê, que pode ser acessada aqui: https://goo.gl/18qqoD (link encurtado e seguro).
Por meio da ferramenta online, é só especificar a quantidade de homens, mulheres e crianças convidadas, indicar quais pratos pretende oferecer e, por fim, preencher um breve cadastro com duas informações (semana da gestação e endereço de e-mail) para descobrir qual é a quantidade ideal de cada item que será oferecido.
É fácil, mamãe. E lembre-se: menos é mais!
Bom apetite!